Narrativas sobre práticas LGBTTQIAPN+fobia e racismo no âmbito escolar de uma escola pública: Reflexões sobre normatividades e discriminações silenciadas
Palavras-chave:
Diversidade de gênero e sexual, Escola Pública, Relações étnico-raciais.Resumo
O presente artigo apresenta narrativas advindas de vivencias da primeira autora do trabalho sobre as suas escutas como professora de uma escola pública do interior da Bahia, com o propósito de construir reflexões perante a violência em relação às dissidências, gerando assim uma onda de racismo e LGBTTQIAPN+fobia contra alunos na escola, a exemplo da lesbofobia contra alunas, casos de homofobia e racismo presentes e os espantos e silenciamentos de muitos. O intuito do artigo é pensar à luz de autores e pelas narrações, as ações e falas na escola silenciada e respeitar a diferença, sendo preciso refletir sobre os professores em sua formação inicial e continuada e como esses tem lidado com questões de racismo e sexualidades, fazendo destas temáticas um ambiente mais seguro, inclusivo, acolhedor e respeitoso.
Downloads
Referências
BAHIA. Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Documento curricular referencial da Bahia para educação infantil e ensino fundamental. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2019.
BENTO, Berenice. Na escola se aprende que a diferença faz a diferença. Revista Estudos Feministas, v. 19, p. 549-559, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BRAGA, Keith Daiani da Silva; Caetano, Marcio Rodrigo Vale; Ribeiro, Arilda Inês
Miranda. Lesbianidades e Educação: interrogando a produção acadêmica. Cad. Pesq., São Luís, v. 25, n. 3, p.127-145, jul./set. 2018.
CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Pesquisa Narrativa: experiências e histórias na pesquisa qualitativa. 2. ed. tradução grupo de pesquisa narrativa e educação de professores. Uberlândia: UDUFU, 2015. 250 p.
FERRARI, A.; FRANCO, E. “Lidando com as homossexualidades” – a formação de professores em debate. Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação. Juiz de Fora, v. 12, n. 2, p. 9-20, jul./dez. 2010.
FERRARI, Anderson. Experiência homossexual no contexto escolar. Educar em Revista, p. 101-116, 2014.
FOUCAULT, M. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.
JUNIOR, A.C; SOUZA, E.C. Viado na escola: racismo e homofobia em trajetórias de vida-formação de professores negros. Revista NUPEM, Campo Mourão, v. 15, n. 36, p. 57-70, set./dez. 2023.
JUNQUEIRA, R. D. (2013). Pedagogia do armário - A normatividade em ação. Retratos Da Escola, 7(13), 481–498. Disponível em: https://doi.org/10.22420/rde.v7i13.320. Acesso em: 26 de setembro de 2024.
ORLANDI, Eni Puccinelli. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 6ª ed.
Campinas – SP: Editora da Unicamp, 2013
RANCIÈRE, Jacque. O mestre ignorante: Cinco lições sobre a emancipação
intelectual. Trad. Lilian do Valle. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
SANTOS, Beatriz Rodrigues Lino dos; LOPES DE SOUZA, Marcos. AS (IM)POSSIBILIDADES DO TRABALHO COM DIVERSIDADE DE GÊNERO E SEXUAL NA ESCOLA APÓS UM CURSO DE FORMAÇÃO. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 162–189, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.11436. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11436. Acesso em: 16 set. 2024.
SILVA, Daniela Lopes; GUIMARÃES, Edite da Glória Amorim. Gênero e diversidade sexual no contexto escolar. Pergaminho, v. 14, p. 08-22, 2023.
SOUZA, M. L. de; SANTOS, F. F. dos; SANTOS, B. R. L. dos. DESESTABILIZANDO AS IDEIAS SOBRE DIVERSIDADE DE GÊNERO E SEXUAL EM UMA TURMA DE EJA: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 4, n. 2, 2016. DOI: 10.14393/REPOD-v4n2a2015-34556. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/34556. Acesso em: 16 set. 2024.
TORRES, Marco Antônio; SARAIVA, Izabella Marina Martinho; GONZAGA, Rubens Modesto. Sexualidades no contexto escolar: violência ética e disputas por reconhecimento. Revista Brasileira de Educação, v. 25, p. e250049, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.