Narrativas sobre práticas LGBTTQIAPN+fobia e racismo no âmbito escolar de uma escola pública: Reflexões sobre normatividades e discriminações silenciadas

Autores

Palavras-chave:

Diversidade de gênero e sexual, Escola Pública, Relações étnico-raciais.

Resumo

O presente artigo apresenta narrativas advindas de vivencias da primeira autora do trabalho sobre as suas escutas como professora de uma escola pública do interior da Bahia, com o propósito de construir reflexões perante a violência em relação às dissidências, gerando assim uma onda de racismo e LGBTTQIAPN+fobia contra alunos na escola, a exemplo da lesbofobia contra alunas, casos de homofobia e racismo presentes e os espantos e silenciamentos de muitos. O intuito do artigo é pensar à luz de autores e pelas narrações, as ações e falas na escola silenciada e respeitar a diferença, sendo preciso refletir sobre os professores em sua formação inicial e continuada e como esses tem lidado com questões de racismo e sexualidades, fazendo destas temáticas um ambiente mais seguro, inclusivo, acolhedor e respeitoso. 

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Biografia do Autor

Gilvania Oliveira Ferreira, Southwest Bahia State University

Possui graduação em Licenciatura em Biologia pela Faculdade de Tecnologias e Ciências (2014). Atualmente é professor da Escola Municipal Nossa Senhora das Graças e professora - Colégio Santo Antônio de Pádua. Tem experiência na área de Educação. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB.  E-mail para contato: gilvania.o.f@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4154174953743364 ORCID: https://orcid.org/0009-0007-9484-3752

Maria de Fátima Araújo Di Gregorio, Southwest Bahia State University

Pós-doutorado em Teoria Crítica e Perspectivas Político-Metodológicas da Educação Inclusiva Transformadora no Sul Global, coorte 2023-2024, pelo CELEI (Centro de Estudos Latino-Americanos em Educação Inclusiva/Chile). Professora Permanente da linha 2 do Mestrado em Relações Étnicas e Contemporaneidade da UESB, - os estudos abrem espaços para diálogos entre etnias, família, gênero e memórias, buscando compreender como se dão os processos de produção e (re) formulação das identidades, - especialmente de grupos excluídos, refletindo as dinâmicas das relações, as formas de pertencimento que impulsionam movimentos e formas de luta individuais ou coletivas. Professora Plena da Universidade do Estado da Bahia/UNEB - Campus V Santo Antônio de Jesus e Professora Aposentada pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB Campus de Jequié. Doutora em Família na Sociedade Contemporânea pela Universidade Católica do Salvador/UCSal, Mestre em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO, Especialista em: Planejamento pela Faculdade de Educação da Bahia/FEEBA, Análise do Discurso pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB e Recursos Tecnológicos aplicados à Educação pelo IPAE/RJ. Formação em Pedagogia (FEEBA), História (UNINTA) e Direito (UNEX). Participa de atividades em Simpósios El Consejo Europeo de Investigaciones Sociales de América Latina /CEISAL, Participou de encontros científicos nas Universidades Fernando Pessoa (Portugal), Le Mirail Toulouse /França, Sevilha, Salamanca /Espanha e Santiago de Chile com investigações acerca das estampas familiares e dos processos de construção de identidades de grupos. Faz mentorias acadêmicas para mestrandos e doutorandos de diversos programas no Brasil e Paraguai, sendo avaliadora de cursos superiores e Guia do Estudante MEC. E-mail para contato: _digregorio@uesb.edu.br Lattes: http://lattes.cnpq.br/8649808476963978 ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2716-5318

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Publicado

2024-11-28

Como Citar

FERREIRA, Gilvania Oliveira; DI GREGORIO, Maria de Fátima Araújo. Narrativas sobre práticas LGBTTQIAPN+fobia e racismo no âmbito escolar de uma escola pública: Reflexões sobre normatividades e discriminações silenciadas. Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira, [S. l.], v. 2, p. 286–295, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/sepab/article/view/1505. Acesso em: 22 dez. 2024.