"SE EU MORRER E TIVER QUE VOLTAR NO MUNDO OUTRA VEZ, EU QUERO SER A MESMA COISA, NEGRO!": A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE QUILOMBOLA DA LAGOA DO JOÃO EM POÇÕES-BA
Resumo
Nesta pesquisa, foi investigado e analisado como o conceito de quilombo foi tratado na historiografia e como o termo quilombos e quilombolas não só desapareceu dos mecanismos de repressão e da literatura, mas também do imaginário destas comunidades. Para contribuir com a discussão, a comunidade remanescente de quilombo da Lagoa do João, localizada em Poções-BA foi o objeto empírico para compreender como o grupo resgata e aciona a partir da memória e ancestralidade na elaboração da identidade negra e quilombola. Para dar conta do proposto, foi adotada uma metodologia de cunho qualitativo, amparado pela a História Oral utilizando-se de questionários de entrevistas a lideranças e anciãos da comunidade.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Alfredo Wagner Breno de. Quilombolas e novas etnias. Manaus: UEA Edições, 2011.
ARRUTI, José Maurício. Entre campo e cidade: quilombos, hibridismos conceituais e vetores de urbanização. In: OLIVEIRA, Osvaldo Martins de (org.). Direitos quilombolas & dever de Estado em 25 anos da Constituição Federal de 1988. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Antropologia, 2016, p. 241-256.
ARRUTI, José Mauricio. Quilombos. In: PINHO, Osmundo A.; SANSONE, Lívio (org.). Raça: novas perspectivas antropológicas. Salvador: ABA/EDUFBA, 2008.
CHAGAS, Waldeci Ferreira. A identidade negra e quilombola entre os moradores (as) de Mituaçu: ANPUH – XXV SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA – Fortaleza, 2009.
DUTRA, Nivaldo Osvaldo. Retalhos da Memória: Os negros de Mangal/Barro Vermelho– comunidade quilombola do Médio São Francisco-Bahia, 2015. Tese.
FERNANDES, Viviane Barboza; SOUZA, Maria Cecilia Cortez Christiano de. Identidade Negra entre exclusão e liberdade. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros. n. 63 • abr. 2016 (p. 103-120)
GOMES, Flávio dos Santos. Mocambos e Quilombos: Uma história do Campesinato Negro no Brasil.1ª ed.- São Paulo: Claro Enigma, 2015.
MELLO, Marcelo Moura. Reminiscências dos quilombos: territórios da memória em uma comunidade negra rural. São Paulo: Terceiro Nome, 2012, p. 267
MEMÓRIAS de um Quilombo Vivo. Direção: Rogério Sagui. Vimeo: [s. n.], 2017. https://vimeo.com/349687252>. Acesso em: 14 maio de 2022.
REIS, João José. Uma história da liberdade. In: REIS, J,J.& GOMES, F.(org).Liberdade Por Um Fio: história dos quilombos no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
SANTOS, José Pereira. Escravidão e Liberdade: Alforrias na Vila dos Poções (Bahia, Século XIX). In: MEMÓRIA CONQUISTENSE: Museu regional. 7/8. ed. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2003. p. 153-172
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.