"SE EU MORRER E TIVER QUE VOLTAR NO MUNDO OUTRA VEZ, EU QUERO SER A MESMA COISA, NEGRO!": A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE QUILOMBOLA DA LAGOA DO JOÃO EM POÇÕES-BA

Autores

  • Isaac Dias Martins do Carmo Southwest Bahia State University image/svg+xml

Resumo

Nesta pesquisa, foi investigado e analisado como o conceito de quilombo foi tratado na historiografia e como o termo quilombos e quilombolas não só desapareceu dos mecanismos de repressão e da literatura, mas também do imaginário destas comunidades. Para contribuir com a discussão, a comunidade remanescente de quilombo da Lagoa do João, localizada em Poções-BA foi o objeto empírico para compreender como o grupo resgata e aciona a partir da memória e ancestralidade na elaboração da identidade negra e quilombola. Para dar conta do proposto, foi adotada uma metodologia de cunho qualitativo, amparado pela a História Oral utilizando-se de questionários de entrevistas a lideranças e anciãos da comunidade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isaac Dias Martins do Carmo, Southwest Bahia State University

Referências

ALMEIDA, Alfredo Wagner Breno de. Quilombolas e novas etnias. Manaus: UEA Edições, 2011.

ARRUTI, José Maurício. Entre campo e cidade: quilombos, hibridismos conceituais e vetores de urbanização. In: OLIVEIRA, Osvaldo Martins de (org.). Direitos quilombolas & dever de Estado em 25 anos da Constituição Federal de 1988. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Antropologia, 2016, p. 241-256.

ARRUTI, José Mauricio. Quilombos. In: PINHO, Osmundo A.; SANSONE, Lívio (org.). Raça: novas perspectivas antropológicas. Salvador: ABA/EDUFBA, 2008.

CHAGAS, Waldeci Ferreira. A identidade negra e quilombola entre os moradores (as) de Mituaçu: ANPUH – XXV SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA – Fortaleza, 2009.

DUTRA, Nivaldo Osvaldo. Retalhos da Memória: Os negros de Mangal/Barro Vermelho– comunidade quilombola do Médio São Francisco-Bahia, 2015. Tese.

FERNANDES, Viviane Barboza; SOUZA, Maria Cecilia Cortez Christiano de. Identidade Negra entre exclusão e liberdade. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros. n. 63 • abr. 2016 (p. 103-120)

GOMES, Flávio dos Santos. Mocambos e Quilombos: Uma história do Campesinato Negro no Brasil.1ª ed.- São Paulo: Claro Enigma, 2015.

MELLO, Marcelo Moura. Reminiscências dos quilombos: territórios da memória em uma comunidade negra rural. São Paulo: Terceiro Nome, 2012, p. 267

MEMÓRIAS de um Quilombo Vivo. Direção: Rogério Sagui. Vimeo: [s. n.], 2017. https://vimeo.com/349687252>. Acesso em: 14 maio de 2022.

REIS, João José. Uma história da liberdade. In: REIS, J,J.& GOMES, F.(org).Liberdade Por Um Fio: história dos quilombos no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

SANTOS, José Pereira. Escravidão e Liberdade: Alforrias na Vila dos Poções (Bahia, Século XIX). In: MEMÓRIA CONQUISTENSE: Museu regional. 7/8. ed. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2003. p. 153-172

Downloads

Publicado

2024-11-28

Como Citar

DO CARMO, Isaac Dias Martins. "SE EU MORRER E TIVER QUE VOLTAR NO MUNDO OUTRA VEZ, EU QUERO SER A MESMA COISA, NEGRO!": A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE QUILOMBOLA DA LAGOA DO JOÃO EM POÇÕES-BA. Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira, [S. l.], v. 2, p. 01–10, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/sepab/article/view/1517. Acesso em: 22 dez. 2024.