Entre o Público e o Privado: a Dominação de Gênero e o Papel da Mulher na Sociedade
Palavras-chave:
Mulheres, Público, PrivadoResumo
Este texto tem como objetivo trazer uma abordagem da divisão histórica de papéis entre homens e mulheres na sociedade, destacando como a naturalização dessa divisão evoluiu para uma imposição social ao longo do tempo. As mulheres foram predominantemente associadas à esfera privada e doméstica, enquanto os homens assumiram papéis públicos e políticos. Essa divisão de funções tem sido sustentada por estruturas culturais patriarcais que, até hoje, reforçam a dominação masculina e a submissão feminina. Pierre Bourdieu (1998) explica que essa dominação se dá de maneira sutil por meio da violência simbólica, perpetuada pelas normas sociais. Michel Foucault (1979) complementa ao afirmar que o poder circula em uma rede social, onde os indivíduos podem tanto exercer quanto sofrer sua ação, o que ajuda a manter as desigualdades de gênero. Hannah Arendt (1994) diferencia poder de violência, destacando que o poder é uma habilidade coletiva, enquanto a violência é um instrumento usado para impor controle. O texto, portanto, faz uma análise crítica das relações de gênero, ressaltando a importância de compreender essas dinâmicas históricas e culturais para promover uma reflexão mais profunda sobre o papel das mulheres na sociedade contemporânea.
Downloads
Referências
ARENDT, Hannah. Sobre a Violência. Tradução de André Duarte. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1994.
ARENDT, Hannah. A condição humana. Tradução Roberto Raposo, posfácio de Celso Lafer – 10 ed. – Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.
BIERINGS, Adriana Romana Dolis e SILVA, Karina Duarte Rocha da. Segurança de grupos vulneráveis: princípios de atendimento às mulheres em situação de violência. Secretária de gestão e ensino em segurança pública. Ministério da justiça e segurança pública, 2022.
BOURDIEU, Pierre. Meditations pascaliennes. Paris: Seuil, 1997.
BOURDIEU, Pierre. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In: NOGUEIRA: Maria Alice; CATANI, Afrânio. Escritos de Educação. São Paulo: Vozes, 1998.
CARVALHO, Maria Pinto. Multiculturalismo: Diferenças culturais e práticas pedagógicas / Antônio Flávio Moreira, Vera Maria Candau (orgs.). 2. ed. - Petrópolis, RJ : Vozes, 2008.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979.
LIMA, Paulo Marco Ferreira. Violência contra a mulher: o homicídio privilegiado e a violência doméstica. 2013.
SILVA, Marlise Vinagre. Violência contra a mulher: quem mete a colher? São Paulo: Cortez, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.