Um Preto pobre vai preferir trabalho ou estudos?: apontamentos sobre o abandono escolar de estudantes negros da Educação de Jovens E Adultos (EJA) Na Bahia

Autores

Palavras-chave:

Gênero, Raça, Masculinidades

Resumo

Este estudo propõe uma reflexão inicial sobre os desafios enfrentados pelos estudantes negros e suas motivações para o abandono da escola no segundo ciclo do Ensino Fundamental, a partir da análise dos impactos causados pelas construções culturais em torno das masculinidades negras. O objetivo geral da pesquisa foi analisar o processo de abandono escolar de estudantes negros do Ensino Fundamental II da Educação de Jovens e Adultos em uma escola da Rede Estadual de Educação da Bahia na perspectiva de gênero e raça. A metodologia aplicada possui uma abordagem qualitativa para o estudo de caso, usando como técnicas a observação participante, os registros do diário de campo e o uso de entrevistas informais sob o formato de conversas de caráter exploratório e dialogado. Por meio dessa análise, foram levantadas algumas discussões que envolvem o impacto de categorias como trabalho, paternidade/família, sexualidade e afetos nas experiências escolares e de abandono escolar dos jovens negros.

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Biografia do Autor

Vanessa de Souza Lemos, Universidade do Estado da Bahia

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia (FEBA). Especialista em Tecnologias aplicada a Educação pela Escola Superior Aberta do Brasil (ESAB) e em Educação Profissional, Científica e Tecnológica pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA). Cursando Especialização em Gênero, Raça, Etnia e Sexualidade na Formação de Educadores. Já atuou na Educação como Assistente e Assessora Pedagógica, Designer Educacional, Consultora de Games, Coordenadora de Cursos e Eventos e Docente da Educação Básica. Atualmente, é Professora no Ensino Fundamental I na Rede Municipal de Educação de Salvador e Coordenadora Pedagógica da Educação de Jovens e Adultos na Rede Estadual de Educação da Bahia. Os seus estudos dão ênfase nas relações de gênero e raça e gênero, raça e deficiência.

Mileia Santos Almeida, Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Doutoranda em História pela Universidade de Brasília (UnB). Mestra em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Especialista em Direitos Humanos e Contemporaneidade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Licenciada em História pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora efetiva de História pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC-BA). Atuou como professora substituta nos cursos de bacharelado e licenciatura em História na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) e professora conteudista e formadora no âmbito de especializações da UNEB e UESC. Desenvolve pesquisa na área de história social e cultural dos sertões, com ênfase no estudo das relações de gênero e raça, e história das mulheres entre os séculos XIX e XX. Integrante do Grupo de Pesquisa Nina Simone / UEFS.

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Publicado

2024-11-28

Como Citar

LEMOS, Vanessa de Souza; ALMEIDA, Mileia Santos. Um Preto pobre vai preferir trabalho ou estudos?: apontamentos sobre o abandono escolar de estudantes negros da Educação de Jovens E Adultos (EJA) Na Bahia. Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira, [S. l.], v. 2, p. 167–176, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/sepab/article/view/1549. Acesso em: 22 dez. 2024.