Um Preto pobre vai preferir trabalho ou estudos?: apontamentos sobre o abandono escolar de estudantes negros da Educação de Jovens E Adultos (EJA) Na Bahia
Palavras-chave:
Gênero, Raça, MasculinidadesResumo
Este estudo propõe uma reflexão inicial sobre os desafios enfrentados pelos estudantes negros e suas motivações para o abandono da escola no segundo ciclo do Ensino Fundamental, a partir da análise dos impactos causados pelas construções culturais em torno das masculinidades negras. O objetivo geral da pesquisa foi analisar o processo de abandono escolar de estudantes negros do Ensino Fundamental II da Educação de Jovens e Adultos em uma escola da Rede Estadual de Educação da Bahia na perspectiva de gênero e raça. A metodologia aplicada possui uma abordagem qualitativa para o estudo de caso, usando como técnicas a observação participante, os registros do diário de campo e o uso de entrevistas informais sob o formato de conversas de caráter exploratório e dialogado. Por meio dessa análise, foram levantadas algumas discussões que envolvem o impacto de categorias como trabalho, paternidade/família, sexualidade e afetos nas experiências escolares e de abandono escolar dos jovens negros.
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