Museu Digital: Preservação e Difusão da Memória e Patrimônio dos Povos Tradicionais de Terreiro
Palavras-chave:
Museu Digital, Patrimônios africano e afro-diaspórico, ErvasResumo
Este artigo inicia trazendo os aspectos constituintes sobre como o Museu Digital esta sendo utilizado como uma importante ferramenta para a salvaguarda e preservação da memória e patrimônio dos Povos Tradicionais de Terreiro. Finalizando, trouxe delineamentos da pesquisa da autora, que está em andamento no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos da UFBA. A pesquisa tem como objetivo principal a criação de um Museu digital colaborativo sobre o saber-fazer de utilização das Ervas no processo de cuidado e cura nos Terreiros de Candomblé das cidades de Cachoeira e São Félix[1], Recôncavo da Bahia.
[1] As cidades de Cachoeira e São Félix, localizadas a 110 km de Salvador apresentam, respectivamente, uma população de 33.782hab (IBGE, 2010), e, 14.099hab (IBGE, 2010), com 48 Terreiros de Candomblé[1]em Cachoeira e 22 em São Félix. (VELAME, 2013).
Downloads
Referências
BOTELHO, P. F.O Segredo das Folhas e os Rituais de Cura na Tradição Afro-Brasileira.VI ENECULT. Facom - UFBa – Salvador, 25 a 27 de maio de 2010.
COSTA, H. S. P. Terreiro Tumbenci: Um patrimônio afrobrasileiro em museu digital. Tese (Doutorado Multi-Institucional e Muldisciplinar em Difusão do Conhecimento) Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2018. f.
CUNHA, M. N. B. da. Algumas considerações sobre museus digitais. In. SANSONE, L. (Org.). A política do intangível: museus e patrimônios em nova perspectiva. Salvador: Edufba, 2012. 352 p.: il.2013, p. 241/262.
MANDARINO, A. C. S. et al. Percursos e significados terapêuticos na religião afrobrasileira Candomblé. Fórum Sociológico, Série II, Saúde e Multiculturalidade, 2012.
MARTINS, L. C. de A.; SILVA, F. de P. S. da; MATTA, A. E. R.
Museu Virtual Quilombo Cabula: Educação Dialógica para o Turismo de Base Comunitária. 44 Rev. FAEEBA – Ed. e Contemp., Salvador, v. 27, n. 52, p. 44-59, maio/ago. 2018.
SILVA, J. B. da. Museus on-line: longevidade e conservação digital da memória. In. SANSONE, L. (Org.). A política do intangível: museus e patrimônios em nova perspectiva. Salvador: Edufba, 2012. 352 p.: il.2013, p. 263/275.
VELAME, F. M. Arquiteturas da Ventura: Os Terreiros de Candomblé de Cachoeira e São Félix. Volume I. Programa de Pós- Graduação em Arquitetura e Urbanismo, da Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal da Bahia, na área de Concentração em Conservação e Restauro (Tese de Doutorado), 2012, 239 f.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.