PROJETO CONTANDO AFRICANIDADES: os impactos de uma ação extensionista e descolonizadora na disseminação e afirmação da negritude. Vem história! Descolonizando infâncias com histórias afro-indígenas.
Palavras-chave:
Contando Africanidades, Decolonialidade, Étnico-racialResumo
Este trabalho aborda a importância do Projeto Contando Africanidades, que surge como uma ação extensionista da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, campus Itapetinga, sendo assim é apresentado aqui os impactos dessa ação na disseminação e afirmação da negritude , além da sua relação com o processo de decolonialidade, tendo como objetivo principal despertar um olhar sensível sobre a diversidade étnico-racial, promovendo a necessidade de se discutir as pluralidades que compõem os espaços acadêmicos, e sobretudo auxiliar na construção de uma história que contemple todos os indivíduos agregando suas culturas e contribuições históricas para a nossa sociedade.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. BNCC. Brasília, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo 109 oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática ―História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena‖. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 mar. 2008.
BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática, História e Cultura Afro-Brasileira‟,e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 10 jan. 2003.
CANDAU, V. M. F. Sociedade, Cotidiano escolar e cultura(s): uma aproximação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 79, p. 125-161, ago. 2002.
COSTA, Joaze Bernardino; TORRES, Nelson Maldonado; GROSFOGUEL, Ramón. Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. 2° ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.