Na ginga da confluência: mestres/as de Capoeira como formadores/as para a implementação da lei 10.639

Autores

  • Ludovico Muniz Lima Universidade Federal do Espírito Santo image/svg+xml
  • Débora Cristina de Araújo Universidade Federal do Espírito Santo image/svg+xml

Palavras-chave:

Contracolonização, Educação, Capoeira

Resumo

O presente trabalho apresenta uma pesquisa de doutorado em Educação em buscando articular os conhecimentos da Capoeira à formação de professores/as, mediada por  seus/suas mestres/as. Temos como objetivo geral a realização de uma jornada formativa em nossa universidade baseada na confluência entre mestres/as de Capoeira, educadores/as e pesquisadores/as do pensamento acadêmico negro em educação e estudantes das licenciaturas tematizando as DCNERER e a lei 10.639/2003. A base epistemológica que sustenta o presente trabalho está na perspectiva contracolonizadora de Antônio Bispo dos Santos. O trabalho caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, em que se propõe realizar  uma pesquisa-ação de construção coletiva entre mestres/as de Capoeira, professores/as universitários/as, educandos/as-educadores/as de cursos de licenciatura, pensando-nos a todos/as como pesquisadores-participantes. A presente etapa da pesquisa apresenta a discussão de revisão bibligráfica na qual se constata a valorização da Capoiera e de mestres/as de Capoeira em trabalhos da área da Educação, embora a discussão sobre as condições a partir das quais pode-se pensar uma confluência de fato horizontal entre o conhecimento de mestres/as de Capoeira e a academica seja reduzida. Neste início de trabalho conclui-se a relevância da perspectiva contracolonizadora no campo da Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABIB, Pedro Rodolpho Jungers. Capoeira angola: cultura popular e o jogo dos saberes na roda. Tese. Faculdade de Educação. 2004. Tese (Doutorado em Ciências Sociais aplicadas à Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.

ALBERNAZ, Pablo de Castro; CARVALHO, José Jorge de. Encontro de Saberes: por uma universidade antirracista e pluriepistêmica. Horizonte antropológico., Porto Alegre, ano 28, n. 63, p. 333-358, maio/ago. 2022.

ARAÚJO, Rosângela Costa. Iê, viva meu mestre! A Capoeira Angola da ‘escola pastiniana’ como práxis educativa. 2004. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.

CARVALHO, Diego Isique. Capoeira Regional na formação continuada de professores de educação física. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2023.

CARVALHO, J. J. de. Encontro de Saberes e descolonização: para uma refundação étnica, racial e epistêmica das universidades brasileiras. In: BERNARDINO-COSTA, J.; MALDONADO-TORRES, N.; GROSFOGUEL, R. (org.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica, 2020. p. 79-106.

CONRADO, Amália Vitória de Souza. Capoeira angola e dança-afro: contribuições para uma política de educação multicultural na Bahia. 2006. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2006.

GOMES, Nilma Lino. Movimento negro e educação: ressignificando e politizando a raça. Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 120, p. 727-744, jul.-set. 2012

MARTINS, Bruno Rodolfo (2021). Capoeira: contribuições para uma formação docente contra o racismo. Revista África e Africanidades, Ano XIV – n. 39, setembro 2021.

OLIVEIRA, André Luiz Rocha de. Diálogo de saberes na formação e na prática pedagógica de professores de educação física mestres de Capoeira. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Programa de pós-graduação strictu sensu, Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, 2021.

ROZENDO, Jefferson Florencio; LIMA, Geogra Almeida; CISNE, Mabel Dantas Noronha; CAMPOS, Aline Soares; SILVA, Isabelle Maria Braga; OLIVEIRA, Rafalea Alves Feitosa de; CAVALCANTE, Jean Silva; BORGES, Leandro Nascimento; NOGUEIRA, Pedro Henrique Silvestre; FERREIRA, Heraldo Simões. O conteúdo curricular da capoeira nos cursos de Educação Física: possibilidades e estratégias do ensino docente. Research, Society and Development, v. 11, n. 15, e431111536483, 2022. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i15.36483

SANTOS, Antônio Bispo dos. Colonização, quilombos, modos e significados. Brasília: INCT, 2015.

SANTOS, Antônio Bispo dos. Somos da terra. PISEAGRAMA, Belo Horizonte, n. 12, p. 44-51, ago. 2018.

SILVA, Rayanne Medeiros da. Entrando no jogo: reflexões sobre os saberes docentes, acadêmicos e da tradição para pensar o ensino da capoeira na escola. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Física) Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.

THIOLLENT, Michel Jean Marie; COLETTE, Maria Madalena. Pesquisa-ação, formação de professores e diversidade. Maringá, v. 36, n. 2, p. 207-216, July-Dec., 2014

Downloads

Publicado

2024-11-28

Como Citar

LIMA, Ludovico Muniz; DE ARAÚJO , Débora Cristina. Na ginga da confluência: mestres/as de Capoeira como formadores/as para a implementação da lei 10.639. Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira, [S. l.], v. 2, p. 91–99, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/sepab/article/view/1554. Acesso em: 22 dez. 2024.