Na ginga da confluência: mestres/as de Capoeira como formadores/as para a implementação da lei 10.639
Palavras-chave:
Contracolonização, Educação, CapoeiraResumo
O presente trabalho apresenta uma pesquisa de doutorado em Educação em buscando articular os conhecimentos da Capoeira à formação de professores/as, mediada por seus/suas mestres/as. Temos como objetivo geral a realização de uma jornada formativa em nossa universidade baseada na confluência entre mestres/as de Capoeira, educadores/as e pesquisadores/as do pensamento acadêmico negro em educação e estudantes das licenciaturas tematizando as DCNERER e a lei 10.639/2003. A base epistemológica que sustenta o presente trabalho está na perspectiva contracolonizadora de Antônio Bispo dos Santos. O trabalho caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, em que se propõe realizar uma pesquisa-ação de construção coletiva entre mestres/as de Capoeira, professores/as universitários/as, educandos/as-educadores/as de cursos de licenciatura, pensando-nos a todos/as como pesquisadores-participantes. A presente etapa da pesquisa apresenta a discussão de revisão bibligráfica na qual se constata a valorização da Capoiera e de mestres/as de Capoeira em trabalhos da área da Educação, embora a discussão sobre as condições a partir das quais pode-se pensar uma confluência de fato horizontal entre o conhecimento de mestres/as de Capoeira e a academica seja reduzida. Neste início de trabalho conclui-se a relevância da perspectiva contracolonizadora no campo da Educação.
Downloads
Referências
ABIB, Pedro Rodolpho Jungers. Capoeira angola: cultura popular e o jogo dos saberes na roda. Tese. Faculdade de Educação. 2004. Tese (Doutorado em Ciências Sociais aplicadas à Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.
ALBERNAZ, Pablo de Castro; CARVALHO, José Jorge de. Encontro de Saberes: por uma universidade antirracista e pluriepistêmica. Horizonte antropológico., Porto Alegre, ano 28, n. 63, p. 333-358, maio/ago. 2022.
ARAÚJO, Rosângela Costa. Iê, viva meu mestre! A Capoeira Angola da ‘escola pastiniana’ como práxis educativa. 2004. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.
CARVALHO, Diego Isique. Capoeira Regional na formação continuada de professores de educação física. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2023.
CARVALHO, J. J. de. Encontro de Saberes e descolonização: para uma refundação étnica, racial e epistêmica das universidades brasileiras. In: BERNARDINO-COSTA, J.; MALDONADO-TORRES, N.; GROSFOGUEL, R. (org.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica, 2020. p. 79-106.
CONRADO, Amália Vitória de Souza. Capoeira angola e dança-afro: contribuições para uma política de educação multicultural na Bahia. 2006. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2006.
GOMES, Nilma Lino. Movimento negro e educação: ressignificando e politizando a raça. Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 120, p. 727-744, jul.-set. 2012
MARTINS, Bruno Rodolfo (2021). Capoeira: contribuições para uma formação docente contra o racismo. Revista África e Africanidades, Ano XIV – n. 39, setembro 2021.
OLIVEIRA, André Luiz Rocha de. Diálogo de saberes na formação e na prática pedagógica de professores de educação física mestres de Capoeira. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Programa de pós-graduação strictu sensu, Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, 2021.
ROZENDO, Jefferson Florencio; LIMA, Geogra Almeida; CISNE, Mabel Dantas Noronha; CAMPOS, Aline Soares; SILVA, Isabelle Maria Braga; OLIVEIRA, Rafalea Alves Feitosa de; CAVALCANTE, Jean Silva; BORGES, Leandro Nascimento; NOGUEIRA, Pedro Henrique Silvestre; FERREIRA, Heraldo Simões. O conteúdo curricular da capoeira nos cursos de Educação Física: possibilidades e estratégias do ensino docente. Research, Society and Development, v. 11, n. 15, e431111536483, 2022. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i15.36483
SANTOS, Antônio Bispo dos. Colonização, quilombos, modos e significados. Brasília: INCT, 2015.
SANTOS, Antônio Bispo dos. Somos da terra. PISEAGRAMA, Belo Horizonte, n. 12, p. 44-51, ago. 2018.
SILVA, Rayanne Medeiros da. Entrando no jogo: reflexões sobre os saberes docentes, acadêmicos e da tradição para pensar o ensino da capoeira na escola. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Física) Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
THIOLLENT, Michel Jean Marie; COLETTE, Maria Madalena. Pesquisa-ação, formação de professores e diversidade. Maringá, v. 36, n. 2, p. 207-216, July-Dec., 2014
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.