A COZINHA COMO LINGUAGEM: COMIDA, PERTENCIMENTO E TERRITORIALIDADE

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Resumo

A comida permite que cada sociedade ou grupos sociais assinalem suas distinções através do que come. A comida é, portanto, um instrumento/iguaria que identifica, personifica um território, um lugar, servindo como marcador de identidade ligado a uma rede de significados. Isto, posto, o valor simbólico de pertencimento da comida é identificável não somente em relação ao território, ao familiar, mas também numa das suas manifestações mais sociais que é o ato de compartilhar. Em todos os lugares, como observou Malinowski (1997), existem manifestações de "comensalismo", de compartilhar a ação de comer. O grupo de normas e convenções sociais que regulam a produção, a troca e o ato de comer em certa sociedade contribui para determinar uma tradição alimentar específica; uma tradição que, como qualquer outro elemento da cultura, é um processo e está sujeita a modificação contínua, embora seja considerada como ancestral, imodificável, pura e segura.

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Biografia do Autor

Maria Eunice Rosa de Jesus, Universidade do Estado da Bahia

Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Doutora em Educação e Contemporaneidade.

Referências

AMON, Denise; MENASCHE, Renata. Comida como Narrativa da Memória Social. In: Sociedade e Cultura. Vol. 11, nº 1, jan/jun, 2008. p. 13-21.

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MAUSS, Marcel. Ensaio sobre a Dádiva. In: _____. Sociologia e Antropologia. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Cosac Naity, 2003.

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Publicado

2024-08-29

Como Citar

DE JESUS, Maria Eunice Rosa. A COZINHA COMO LINGUAGEM: COMIDA, PERTENCIMENTO E TERRITORIALIDADE. Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira, [S. l.], p. 74–84, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/sepab/article/view/645. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Trabalhos completos - GT 01 - Etnicidade, Memória e Educação