A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS PARA O TRABALHO COM AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Autores

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Casaes de Brito, Southwest Bahia State University

Doutorando em Ensino de Ciências pela Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) vinculada ao Programa de Pós Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGEn/UESB)

Benedito Gonçalves Eugênio, Southwest Bahia State University

Doutor em Educação pela UNICAMP. Professor titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Catiana Nery Leal, Southwest Bahia State University

Doutoranda em Ensino pela Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) vinculada ao Programa de Pós Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGEn/UESB)

Referências

DELIZOICOV, N. C., & SLONGO, I. I. P. (2013). O ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental: elementos para uma reflexão sobre a prática pedagógica. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (32). Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/75

BRITO, R. A educação das relações étnico-raciais no ensino de ciências: uma pesquisa-formação com estudantes de pedagogia. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Bahia, p.146. 2022.

NÓVOA, A. Os professores e as histórias de vida. In: NÓVOA, António. Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2013.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 11 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010

CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 7.ed. São Paulo: Cortez, 2003.

DEMO, P. Educar pela pesquisa. 9. ed. Campinas: Autores Associados, 2011.

IMBERNÓN, Francisco. Formação Docente e Profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo, Cortez editora, 2006.

ANDRÉ, M. E. D. A. A produção acadêmica sobre formação de professores: um estudo comparativo das dissertações e teses defendidas nos anos 1990 e 2000. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 1, n. 1, p. 41-56, 9 maio 2009. Disponível em: https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/4

OVIGLI, D. F. B. BERTUCCI, M. C. S.A formação para o ensino de ciências naturais nos currículos de pedagogia das instituições públicas de ensino superior paulistas. Ciênc. cogn. [online]. 2009, vol.14, n.2, pp. 194-209. ISSN 1806-5821. Acesso em 15 maio de 2022. Disponível: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/cc/v14n2/v14n2a13.pdf

DUCATTI-SILVA, K.C. A formação no curso de Pedagogia para o ensino de ciências nas séries iniciais. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Marília, SP, 2005.

OLIVEIRA A. P. F. M. LEITE A. F. V. S. A formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental para o ensino de ciências. II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, São Paulo, 2014.

VENTURIERE, B. A formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental em espaços não formais na Amazônia: investigando uma iniciativa no centro de ciências e planetário do Pará. Tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Área de Concentração em Ensino de Ciências, da Faculdade de Ciências da UNESP/Campus de Bauru, Bauru, 2019.

LIMA, M. E. C. C.; MAUÉS, E. Uma Releitura do Papel da Professora das Anos iniciais no Desenvolvimento e Aprendizagem de Ciências das Crianças. Ensaio. v. 8, n. 2, dez. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/WwwHMh6ybkRw3SVv8cc6P3F/abstract/?lang=pt

OLIVEIRA, A. P. F. M. Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental: o que dizem os professores. Dissertação (Mestrado)– Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências, Bauru, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf

BRASIL. . Resolução CNE/CP No. 2, de 1 de Julho de 2015. [CNE/CP Resolution No. 2, of July 1, 2015]. Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, Conselho Pleno, 2015.

BRASIL, Resolução CNE/CP Nº.1 Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Diário Oficial da União, Brasília, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf

GATTI, B. A. NUNES, M. M. R. (Orgs.). Formação de professores para o ensino fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em pedagogia, língua portuguesa, matemática e ciências biológicas. São Paulo: FCC/DPE, 2009

GALIAN, C. V. A.; ARROIO, A. Early science education and its relevance. Problems of Education in the 21 st Century, v. 45, p. 4-9, 2012.

VERRANGIA, D. Educação científica e diversidade étnico-racial: o ensino e a pesquisa em foco. v. 27, n. 31, p. 2–27, 2014. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/6368 Acesso em 15 jul. 2021.

Downloads

Publicado

2024-08-29

Como Citar

DE BRITO, Rafael Casaes; EUGÊNIO, Benedito Gonçalves; LEAL, Catiana Nery. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS PARA O TRABALHO COM AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira, [S. l.], p. 85–94, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/sepab/article/view/650. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Trabalhos completos - GT 01 - Etnicidade, Memória e Educação