A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS PARA O TRABALHO COM AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Downloads
Referências
DELIZOICOV, N. C., & SLONGO, I. I. P. (2013). O ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental: elementos para uma reflexão sobre a prática pedagógica. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (32). Recuperado de https://serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/75
BRITO, R. A educação das relações étnico-raciais no ensino de ciências: uma pesquisa-formação com estudantes de pedagogia. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Bahia, p.146. 2022.
NÓVOA, A. Os professores e as histórias de vida. In: NÓVOA, António. Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2013.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 11 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010
CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 7.ed. São Paulo: Cortez, 2003.
DEMO, P. Educar pela pesquisa. 9. ed. Campinas: Autores Associados, 2011.
IMBERNÓN, Francisco. Formação Docente e Profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo, Cortez editora, 2006.
ANDRÉ, M. E. D. A. A produção acadêmica sobre formação de professores: um estudo comparativo das dissertações e teses defendidas nos anos 1990 e 2000. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 1, n. 1, p. 41-56, 9 maio 2009. Disponível em: https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/4
OVIGLI, D. F. B. BERTUCCI, M. C. S.A formação para o ensino de ciências naturais nos currículos de pedagogia das instituições públicas de ensino superior paulistas. Ciênc. cogn. [online]. 2009, vol.14, n.2, pp. 194-209. ISSN 1806-5821. Acesso em 15 maio de 2022. Disponível: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/cc/v14n2/v14n2a13.pdf
DUCATTI-SILVA, K.C. A formação no curso de Pedagogia para o ensino de ciências nas séries iniciais. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Marília, SP, 2005.
OLIVEIRA A. P. F. M. LEITE A. F. V. S. A formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental para o ensino de ciências. II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, São Paulo, 2014.
VENTURIERE, B. A formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental em espaços não formais na Amazônia: investigando uma iniciativa no centro de ciências e planetário do Pará. Tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Área de Concentração em Ensino de Ciências, da Faculdade de Ciências da UNESP/Campus de Bauru, Bauru, 2019.
LIMA, M. E. C. C.; MAUÉS, E. Uma Releitura do Papel da Professora das Anos iniciais no Desenvolvimento e Aprendizagem de Ciências das Crianças. Ensaio. v. 8, n. 2, dez. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/WwwHMh6ybkRw3SVv8cc6P3F/abstract/?lang=pt
OLIVEIRA, A. P. F. M. Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental: o que dizem os professores. Dissertação (Mestrado)– Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências, Bauru, 2015.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf
BRASIL. . Resolução CNE/CP No. 2, de 1 de Julho de 2015. [CNE/CP Resolution No. 2, of July 1, 2015]. Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, Conselho Pleno, 2015.
BRASIL, Resolução CNE/CP Nº.1 Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Diário Oficial da União, Brasília, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf
GATTI, B. A. NUNES, M. M. R. (Orgs.). Formação de professores para o ensino fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em pedagogia, língua portuguesa, matemática e ciências biológicas. São Paulo: FCC/DPE, 2009
GALIAN, C. V. A.; ARROIO, A. Early science education and its relevance. Problems of Education in the 21 st Century, v. 45, p. 4-9, 2012.
VERRANGIA, D. Educação científica e diversidade étnico-racial: o ensino e a pesquisa em foco. v. 27, n. 31, p. 2–27, 2014. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/6368 Acesso em 15 jul. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.