A MENINA QUE SE DESCOBRIU EM SEU CABELO: CAMINHOS PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE UMA MULHER/EDUCADORA NEGRA

Autores

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luize Ferreira Dias, Southwest Bahia State University

Graduação em Pedagogia - UESC, especialização em Educação Infantil – UESC, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade do Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

José Valdir Jesus de Santana, Southwest Bahia State University

Doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de São Carlos. Pós doutorando em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia, sob supervisão da Drª Lívia Alessandra Fialho da Costa. Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, onde atua nos Programas de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade e Programa de Pós-Graduação em Ensino. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Etnicidades, Relações Raciais e Educação (UESB/CNPQ). E-mail: jsantana@uesb.edu.br

Referências

ARAÚJO, Marlene de; GOMES, Nilma Lino. Infâncias e relações étnico-raciais: a tensa luta pela garantia de direitos em tempos antidemocráticos. In: GOMES, Nilma Lino; ARAÚJO, Marlene de (Orgs.); Infâncias Negras: vivências e lutas por uma vida justa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2023.

BENTO, Maria Aparecida Silva. A identidade racial em crianças pequenas. In: BENTO, M. A. S. (Org). Educação infantil: igualdade racial e diversidade. São Paulo: CEERT, 2012.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Secretaria de Educação Básica, Brasília: MEC, SEB, 2010.

BRASIL, Plano nacional de implementação das diretrizes curriculares nacionais para educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Brasília: MEC, SECADI, 2013.

CAVALLEIRO, Eliane dos Santos. Do silêncio do lar ao silêncio escolar: racismo, preconceito e discriminação na educação infantil, 6. ed. São Paulo: Contexto, 2023.

CAVALLEIRO, Eliane dos Santos. Educação anti-racista: compromisso indispensável para um mundo melhor. In: CAVALLEIRO, Eliane dos Santos (Org.) Racismo e anti-racismo na educação: repensando nossa escola. São Paulo: Selo Negro, 2001.

GOMES, Nilma Lino. O Movimento Negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

GOMES, Nilma Lino. Educação, identidade negra e formação de professores/as: um olhar sobre o corpo negro e o cabelo crespo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.29, n.1, p. 167-182, jan./jun. 2003.

MALDONADO-TORRES, Nelson. Analítica da colonialidade e da decolonialidade: algumas dimensões básicas. In: BERNADINO-COSTA, Joaze; MADONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramón (Orgs.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

NOGUEIRA, Oracy. Preconceito racial de marca e preconceito racial de origem: sugestão de um quadro de referência para a interpretação do material sobre relações raciais no Brasil. Tempo Social, Revista de Sociologia da USP, v. 19, n. 1, p. 287-308, 2006.

OLIVEIRA, Ednalva Rodrigues de; ARAUJO, Jaqueline Rodrigues de Oliveira Araújo. O cabelo crespo e a representação social na Educação Infantil. VI Congresso Nacional de Educação. Fortaleza - CE de 24 a 26 de outubro de 2019.

ROSEMBERG, Fúlvia. A criança pequena e o direito à creche no contexto dos debates sobre infância e relações raciais. In: BENTO, M. A. S. (Org). Educação infantil: igualdade racial e diversidade. São Paulo: CEERT, 2012.

Downloads

Publicado

2024-08-29

Como Citar

DIAS, Luize Ferreira; DE SANTANA, José Valdir Jesus. A MENINA QUE SE DESCOBRIU EM SEU CABELO: CAMINHOS PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE UMA MULHER/EDUCADORA NEGRA. Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira, [S. l.], p. 95–105, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/sepab/article/view/655. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Trabalhos completos - GT 01 - Etnicidade, Memória e Educação