CALENDÁRIO ESCOLAR: O ONTEM E O HOJE NA AFIRMAÇÃO DA MEMÓRIA E IDENTIDADE DA MULHER NEGRA BRASILEIRA

Autores

  • Tereza Cristina Soares de Sá
  • Diacui Benazir Soares de Sá Santo
  • Luan Bencos de Sá Cerqueira

Palavras-chave:

Educação, Mulher negra, 25 de Julho

Resumo

No contexto educacional, os ensinamentos sempre priorizaram a história hegemônica imposta pelos colonizadores. Contudo, a contemporaneidade exige que a escola assume o papel indispensável e fundamental que lhe cabe na sociedade que é unir forças no combate às discriminações e consequentemente garantir a validação e emancipação dos grupos historicamente impactados pela hegemonia, principalmente mulheres negras, figuras indispensáveis na manutenção da memória ancestral. Para tanto,  trazemos nesse estudo a  demonstração de como o processo de afirmação identitária pode ser fortalecido, sustentado  com ações contra hegemônicas  como o Encontro de Mulheres Negras, realizada na Escola Municipal  Themístocles  Andrade, em Ilhéus, no Sul da Bahia, que utiliza a inserção do 25 de julho, o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra como data relevante no calendário escolar, oportunizando através do estudo da vida de mulheres negras e do diálogo presencial entre elas em rodas de conversas. Desse modo, garantem visibilidade para suas lutas e resistências em diferentes setores e territórios sociais, garantindo a intersecção entre o ontem e o hoje na construção de narrativas individuais e coletivas que salvaguarda e valida a memória ancestral negra.

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Biografia do Autor

Tereza Cristina Soares de Sá

Mestra em Ensino e Relações Étnico Raciais, professora, poeta e atriz. E-mail: terezatriz@msn.com

Diacui Benazir Soares de Sá Santo

 Engenheira Florestal, ativista do MNU, Membro do Corpo Colaborativo do Projeto Mulher Negra a Força que Se explica Email: diacuisa15@gmail.com

Luan Bencos de Sá Cerqueira

Ator da Cia Trapizonga de Teatro, ativista do MNU. E-mail luancerqueirasa21@gmail.com

Referências

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Publicado

2024-08-29

Como Citar

DE SÁ, Tereza Cristina Soares; SANTO, Diacui Benazir Soares de Sá; CERQUEIRA, Luan Bencos de Sá. CALENDÁRIO ESCOLAR: O ONTEM E O HOJE NA AFIRMAÇÃO DA MEMÓRIA E IDENTIDADE DA MULHER NEGRA BRASILEIRA. Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira, [S. l.], p. 121–130, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/sepab/article/view/658. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Trabalhos completos - GT 01 - Etnicidade, Memória e Educação