COTAS ABREM PORTAS: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL SOBRE O SISTEMA DE AÇÕES AFIRMATIVAS DA UNEB-BA NA PERSPECTIVA DAS CONFCOTAS
Palavras-chave:
Ações afirmativas, Ensino Superior, Estudantes, Políticas PúblicasResumo
Este artigo tem por objetivo analisar as políticas de ações afirmativas na Universidade do estado da Bahia – UNEB-BA a partir da avaliação das Conferências dos Estudantes Cotistas - CONFCOTAS (UNEB, 2016; 2019), relatórios que subsidiam a elaboração do programa de permanência dos estudantes no âmbito da Pro-Reitoria de Ações Afirmativas PROAF. Como pesquisa qualitativa, a análise documental proposta fundamenta-se em André Cellard (2012), que propõe uma análise do documento escrito a partir dos seus contextos, intenções, atores, conceitos, lógicas e confiabilidade, a qual será debatida com base na revisão de literatura sobre o tema. A análise feita pelos cotistas presentes nas CONFCOTAS (UNEB, 2016; 2019) revela a importância das ações afirmativas para o acesso ao ensino superior, o impacto positivo que têm causado na vida dos estudantes cotistas e, sobretudo, evidencia os desafios no acompanhamento dos egressos e a promoção da permanência qualificada.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010. Institui o Estatuto da Igualdade Racial; altera as Leis nos 7.716, de 5 de janeiro de 1989, 9.029, de 13 de abril de 1995, 7.347, de 24 de julho de 1985, e 10.778, de 24 de novembro de 2003. Diário Oficial da União. Brasília, DF: Presidência da República, 2010. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12288.htm. Acesso em: 10 nov. 2022.
BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF: Presidência da República, 2012. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em: 12 dez. 2022.
CELLARD, André. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. 2012.
COUTO, Fausta Porto. Experiências sobre as políticas de inserção vividas por estudantes no departamento de educação campus Guanambi da Universidade do Estado da Bahia: acesso, permanência e das ações afirmativas. 2021. Tese (Doutorado em Educação, Conhecimento e Inclusão Social) – Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais – Belo Horizonte - MG, 2021.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA [UNEB]. Pró-reitoria de Ações Afirmativas. 1ª Conferência de Estudantes Cotistas da UNEB – Relatório Final. Centro de Estudos Afro-Índio-Americanos. Salvador – BA, agosto de 2016.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA [UNEB]. CONSU. Resolução nº 1.339, de 28 de julho de 2018. Aprova o sistema de reservas de vagas para negros e sobrevagas para indígenas; quilombolas; ciganos; pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades; transexuais, travestis e transgênero, no âmbito da UNEB, e dá outras providências. Diário Oficial do Estado. 2018.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA [UNEB]. Pró-reitoria de Ações Afirmativas. 2ª Conferência de Estudantes Cotistas da UNEB – Documento Final. Salvador – BA, 2019.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA [UNEB]. Edital nº 034/22. Referente à realização do CONCURSO PÚBLICO de provas e títulos destinado à seleção para o cargo de Professor(a) na Classe de Auxiliar, nível “A” [2022]. Disponível em: http://www.concursodocente.uneb.br/DOCS/2022/EDITAL_034-2022/Edital%20034_2022%20-%20retifica%C3%A7%C3%A3o%20Concurso%20Docente%20Professor%20na%20Classe%20de%20Auxiliar%20nivel%20A%202022.pdf Acesso em: 23 nov. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.