COTAS ABREM PORTAS: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL SOBRE O SISTEMA DE AÇÕES AFIRMATIVAS DA UNEB-BA NA PERSPECTIVA DAS CONFCOTAS

Autores

  • Sivanilda de Souza Lopes Escola Municipal Coronel Olímpio
  • Fausta Porto Couto Universidade do Estado da Bahia image/svg+xml

Palavras-chave:

Ações afirmativas, Ensino Superior, Estudantes, Políticas Públicas

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar as políticas de ações afirmativas na Universidade do estado da Bahia – UNEB-BA a partir da avaliação das Conferências dos Estudantes Cotistas - CONFCOTAS (UNEB, 2016; 2019), relatórios que subsidiam a elaboração do programa de permanência dos estudantes no âmbito da Pro-Reitoria de Ações Afirmativas PROAF. Como pesquisa qualitativa, a análise documental proposta fundamenta-se em André Cellard (2012), que propõe uma análise do documento escrito a partir dos seus contextos, intenções, atores, conceitos, lógicas e confiabilidade, a qual será debatida com base na revisão de literatura sobre o tema. A análise feita pelos cotistas presentes nas CONFCOTAS (UNEB, 2016; 2019) revela a importância das ações afirmativas para o acesso ao ensino superior, o impacto positivo que têm causado na vida dos estudantes cotistas e, sobretudo, evidencia os desafios no acompanhamento dos egressos e a promoção da permanência qualificada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sivanilda de Souza Lopes, Escola Municipal Coronel Olímpio

Graduada em Pedagogia pela Universidade da Bahia – UNEB, Campus XII. Coordenadora Pedagógica na Escola Municipal Coronel Olímpio – Igaporã – Ba. E-mail: Sivanildamoreira@gmail.com

Fausta Porto Couto, Universidade do Estado da Bahia

Professora Assistente do Departamento de Educação Campus XII Guanambi –UNEB. E-mail: fcouto@uneb.br

Referências

BRASIL. Lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010. Institui o Estatuto da Igualdade Racial; altera as Leis nos 7.716, de 5 de janeiro de 1989, 9.029, de 13 de abril de 1995, 7.347, de 24 de julho de 1985, e 10.778, de 24 de novembro de 2003. Diário Oficial da União. Brasília, DF: Presidência da República, 2010. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12288.htm. Acesso em: 10 nov. 2022.

BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF: Presidência da República, 2012. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em: 12 dez. 2022.

CELLARD, André. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. 2012.

COUTO, Fausta Porto. Experiências sobre as políticas de inserção vividas por estudantes no departamento de educação campus Guanambi da Universidade do Estado da Bahia: acesso, permanência e das ações afirmativas. 2021. Tese (Doutorado em Educação, Conhecimento e Inclusão Social) – Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais – Belo Horizonte - MG, 2021.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA [UNEB]. Pró-reitoria de Ações Afirmativas. 1ª Conferência de Estudantes Cotistas da UNEB – Relatório Final. Centro de Estudos Afro-Índio-Americanos. Salvador – BA, agosto de 2016.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA [UNEB]. CONSU. Resolução nº 1.339, de 28 de julho de 2018. Aprova o sistema de reservas de vagas para negros e sobrevagas para indígenas; quilombolas; ciganos; pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades; transexuais, travestis e transgênero, no âmbito da UNEB, e dá outras providências. Diário Oficial do Estado. 2018.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA [UNEB]. Pró-reitoria de Ações Afirmativas. 2ª Conferência de Estudantes Cotistas da UNEB – Documento Final. Salvador – BA, 2019.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA [UNEB]. Edital nº 034/22. Referente à realização do CONCURSO PÚBLICO de provas e títulos destinado à seleção para o cargo de Professor(a) na Classe de Auxiliar, nível “A” [2022]. Disponível em: http://www.concursodocente.uneb.br/DOCS/2022/EDITAL_034-2022/Edital%20034_2022%20-%20retifica%C3%A7%C3%A3o%20Concurso%20Docente%20Professor%20na%20Classe%20de%20Auxiliar%20nivel%20A%202022.pdf Acesso em: 23 nov. 2022.

Downloads

Publicado

2024-08-29

Como Citar

LOPES, Sivanilda de Souza; COUTO, Fausta Porto. COTAS ABREM PORTAS: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL SOBRE O SISTEMA DE AÇÕES AFIRMATIVAS DA UNEB-BA NA PERSPECTIVA DAS CONFCOTAS. Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira, [S. l.], p. 151–161, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/sepab/article/view/661. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Trabalhos completos - GT 01 - Etnicidade, Memória e Educação