COTAS ABREM PORTAS: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL SOBRE O SISTEMA DE AÇÕES AFIRMATIVAS DA UNEB-BA NA PERSPECTIVA DAS CONFCOTAS

Autores

  • Sivanilda de Souza Lopes Escola Municipal Coronel Olímpio
  • Fausta Porto Couto Universidade do Estado da Bahia image/svg+xml

Palavras-chave:

Ações afirmativas, Ensino Superior, Estudantes, Políticas Públicas

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar as políticas de ações afirmativas na Universidade do estado da Bahia – UNEB-BA a partir da avaliação das Conferências dos Estudantes Cotistas - CONFCOTAS (UNEB, 2016; 2019), relatórios que subsidiam a elaboração do programa de permanência dos estudantes no âmbito da Pro-Reitoria de Ações Afirmativas PROAF. Como pesquisa qualitativa, a análise documental proposta fundamenta-se em André Cellard (2012), que propõe uma análise do documento escrito a partir dos seus contextos, intenções, atores, conceitos, lógicas e confiabilidade, a qual será debatida com base na revisão de literatura sobre o tema. A análise feita pelos cotistas presentes nas CONFCOTAS (UNEB, 2016; 2019) revela a importância das ações afirmativas para o acesso ao ensino superior, o impacto positivo que têm causado na vida dos estudantes cotistas e, sobretudo, evidencia os desafios no acompanhamento dos egressos e a promoção da permanência qualificada.

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Biografia do Autor

Sivanilda de Souza Lopes, Escola Municipal Coronel Olímpio

Graduada em Pedagogia pela Universidade da Bahia – UNEB, Campus XII. Coordenadora Pedagógica na Escola Municipal Coronel Olímpio – Igaporã – Ba. E-mail: Sivanildamoreira@gmail.com

Fausta Porto Couto, Universidade do Estado da Bahia

Professora Assistente do Departamento de Educação Campus XII Guanambi –UNEB. E-mail: fcouto@uneb.br

Referências

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Publicado

2024-08-29

Como Citar

LOPES, Sivanilda de Souza; COUTO, Fausta Porto. COTAS ABREM PORTAS: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL SOBRE O SISTEMA DE AÇÕES AFIRMATIVAS DA UNEB-BA NA PERSPECTIVA DAS CONFCOTAS. Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira, [S. l.], p. 151–161, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/sepab/article/view/661. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Trabalhos completos - GT 01 - Etnicidade, Memória e Educação