DIÁLOGOS E SABERES ANTIRRACISTAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO JACUIPENSE

Autores

  • Ana Lise Costa de Oliveira Faculdade Regional de Riachão do Jacuípe

Palavras-chave:

Educação étnico-racial do campo, Escola básica, Pedagogias griô, decolonial

Resumo

Nesta comunicação oral tematizamos a educação étnico-racial na educação do campo em Riachão do Jacuípe, estado da Bahia. Objetivou-se refletir sobre atos curriculantes antirracistas, inspirados na pedagogia griô, e na pedagogia decolonial, com foco na promoção da educação étnico-racial positiva. De uma pesquisa-ação, nasceu este estudo, cujos resultados evidenciaram que a educação do campo somada a uma pedagogia antirracista ganhou mais vida e sentido, uma vez que estudantes puderam, através do diálogo,(re)construir conhecimentos identitários sobre a história dos povos e o seu protagonismo. Logo, a fortalecimentos dos vínculos entre escola e comunidade possibilitará uma maior valorização do ser e a superação do racismo, preconceito e discriminação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lise Costa de Oliveira, Faculdade Regional de Riachão do Jacuípe

Mestre em Educação e Contemporaneidade. Licenciada em Pedagogia e Especialista em Educação e Pluralidade Sociocultural pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Especialista em Psicopedagogia pela FACINTER- IBPEX. Especialista em Coordenação Pedagógica (UFBA).  Docente do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Regional de Riachão do Jacuípe (FARJ). Coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC), Núcleo Territorial de educação (NTE 15), Colégio Estadual do Campo Professor Dídimo Mascarenhas Rios (CECPDMR), cidade de Riachão do Jacuípe, Bahia. Contatos de e-mail: alisecosta@gmail.com

Referências

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única; Tradução Julia Rome. – 1ª ed. – São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, LDA, 2009.

BRASIL. Lei 10.639 de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília: DF, 9 jan. 2003. Disponível em:< www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10. 639.htm>. Acesso em 4 mai. 2015.

GOMES, N.L. Práticas pedagógicas com as relações étnico-raciais nas escolas públicas: desafios e perspectivas. In: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva da Lei nº 10.639. 1ª edição/Nilma Lino Gomes (org). Brasília: MEC/UNESCO, 2012.

MINAYO, M.C. Pesquisa. social: teoria, método e criatividade. 29. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. (Coleção temas sociais).

OLIVEIRA, L. F. de ., & CANDAU, V. M. F.. (2010). Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educação Em Revista, 26(1), 15–40. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-46982010000100002. Acesso em: 20 jun 2023.

OLIVEIRA, L.F; CANDAU, V. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no brasil. Educação em Revista. Belo Horizonte, v.26, n.01, abr. 2010, p.15-40.

PACHECO, L. A Pedagogia griô: educação, tradição oral e política da diversidade. Revista Diversitas, São Paulo, Ano 2, n. 3, p. 22-99, set 2014/ mar. 2015.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo (org). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciÍncias sociais. Perspectivas latino americanas. ColecciÛn Sur Sur, CLACSO, Ciudad Autônoma de Buenos Aires, Argentina. setembro 2005, p. 107-130.

SANTANA, M. Relações Étnicas: desafios para o Ensino, Pesquisa e Extensão no Campo Interdisciplinar. ODEERE, [S. l.], v. 4, n. 8, p. 35-49, 2019.

WALSH, Catherine. Introducion - (Re) pensamiento crítico y (de) colonialidad. In: WALSH, C. Pensamiento crítico y matriz (de)colonial. Reflexiones latinoamericanas. Quito: Ediciones Abya-yala, 2005. p. 13-35.

Downloads

Publicado

2024-08-29

Como Citar

DE OLIVEIRA, Ana Lise Costa. DIÁLOGOS E SABERES ANTIRRACISTAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO JACUIPENSE. Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira, [S. l.], p. 172–182, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/sepab/article/view/664. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Trabalhos completos - GT 01 - Etnicidade, Memória e Educação