EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E PRIVILÉGIOS DA BRANQUITUDE NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Juciara Perminio de Queiroz Souza Southwest Bahia State University image/svg+xml
  • Maria de Fátima de Andrade Ferreira Southwest Bahia State University image/svg+xml

Palavras-chave:

relações étnico-raciais, privilégios da branquitude, educação antirracista

Resumo

Este artigo é um recorte da pesquisa de doutorado, em andamento, intitulada “Narrativas de professores/as sobre branquitude e educação antirracista no currículo do novo ensino médio em um Colégio Público Estadual em Ilhéus – BA, que tem como objetivo investigar o que pensam/falam/dizem os/as interlocutores/as da pesquisa sobre privilégios da branquitude e o implementação da Lei n. 10.639/03, sobre Educação para as Relações Étnico-Raciais no currículo escolar, observando a formação do professor e de que modo essas questões são trabalhadas nas práticas pedagógicas e saberes docentes no contexto escolar. Nele, apresentamos uma discussão teórica sobre colonialismo, capitalismo, racismos e suas relações para a compreensão das relações étnico-raciais na sociedade brasileira que é historicamente marcada por desigualdades raciais e lutas de resistência étnicas. Além disso, tratamos de privilégios da branquitude e educação antirracista, considerando a escola como um espaço privilegiado para a desconstrução dos efeitos da colonialidade e promoção de mentalidades antirracistas.  A pesquisa aponta, inicialmente, para a necessidade de estimular reflexões voltadas à desnaturalização do lugar ocupado pela diversidade étnico-racial na escola, a partir da valorização de saberes dissidentes e decoloniais, em contraponto com a perspectiva eurocêntrica de conhecimento, da colonização do poder, do ser e do saber. 

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Biografia do Autor

Juciara Perminio de Queiroz Souza, Southwest Bahia State University

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn/UESB)

Maria de Fátima de Andrade Ferreira, Southwest Bahia State University

 Pós-Doutorado em Antropologia Social e Doutorado em Educação (UFBA). Professora pleno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, do Programa de Pós-Graduação Doutorado em Ensino (RENOEN), Mestrado em Ensino (PPGEN), Mestrado em Relações Étnicas e Contemporaneidade (PPGREC) e curso de graduação em Pedagogia. Coordena a Rede de Pesquisa Discursos, Representações e Violência na Escola (UESB/FAPESB/CNPq).

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Publicado

2024-08-29

Como Citar

SOUZA, Juciara Perminio de Queiroz; FERREIRA, Maria de Fátima de Andrade. EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E PRIVILÉGIOS DA BRANQUITUDE NO CONTEXTO ESCOLAR. Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira, [S. l.], p. 191–202, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/sepab/article/view/668. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Trabalhos completos - GT 01 - Etnicidade, Memória e Educação