EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS: REFLEXÕES PARA UMA ABORDAGEM CULTURALMENTE RESPONSIVA NA ESCOLA
Downloads
Referências
ARAÚJO, D. B. de. Gênero e sexualidade na escola / Denise Bastos de Araújo, Izaura Santiago da Cruz, Maria da Conceição Carvalho Dantas. - Salvador: UFBA, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências; Superintendência de Educação a Distância, 2018.
BAHIA. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Manoel Vitorino. Panorama, Pesquisas, Histórias e Fotos. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/manoel-vitorino/panorama. Acesso em: 10 de agosto de 2020.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Disponível em: http://www.uel.br/projetos/leafro/pages/arquivos/DCN-s%20-%20Educacao%20das%20Relacoes%20Etnico-Raciais.pdf. Acesso em: 02 de agosto de 2020.
BRASIL. Lei 10.639/2003, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9. 394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília.
BRASIL. Lei 10.639/2003. Grupo de Trabalho Interministerial Instituído por Meio da Portaria Interministerial Mec/mj/seppir /2008. Proposta de Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana –Disponível em: http://www.acordacultura.org.br/sites/default/files/documentos/contribuicoes_para_implementacao_da_lei.pdf. Acesso em: 30 de julho de 2020.
BRASIL. MEC. Conferência Mundial Contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlata; Declaração e Programa de Ação Adotada em 8 de setembro de 2001 em Durban, África do Sul. Durban. 2001. Acesso em: 05 de agosto de 2020. Disponível em: https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2015/03/durban-2001.pdf. Acesso em: 01 de agosto de 2020.
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Programa Ética e Cidadania: construindo valores na escola e na sociedade: relações étnico-raciais e de gênero / organização FAFE – Fundação de Apoio à Faculdade de Educação (USP) , equipe de elaboração Ulisses F. Araújo... [et al.]. –2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2009-pdf/2182-4-inclusao-relacoes-pdf/file. Acesso em: 08 de agosto de 2020).
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Conselho Nacional da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica/ Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. – Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. 542p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file. Acesso em: 25 de julho de 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional da Educação. Câmara Nacional de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. 562p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 01 de agosto de 2020.
GOMES, Nilma Lino. Educação Cidadã, Etnia e Raça: O trato Pedagógico da Diversidade. In: CAVALLEIRO, Eliane (org) Racismo e Anti-Racismo na Educação: Repensando nossa escola. São Paulo: Summus, 2001.
https://nacoesunidas.org/repensando-masculinidades-especialistas-sugerem-boas-praticas-no-enfrentamento-a-violencia-de-genero/ Acesso em: 10 de agosto de 2020.
IPEA. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Atlas de Violência. Violência por Raça e Gênero. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/atlasviolencia/filtros-series/3/violencia-por-raca-e-genero. Acesso em: 03 de agosto de 2020.
MACEDO. Roberto Sidnei. Currículo: campo, conceito e pesquisa. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2016.
MANOEL VITORINO. Conselho Municipal de Educação. Do parecer no tocante apresentação e aprovação do DRCM - Documento Curricular Referencial Municipal de Manoel Vitorino – Bahia. Parecer normativo, CME nº 001/2020. Resolução N° 01 de 23 de dezembro de 2020. Relatora: Magna Cristina dos Santos. Disponível em: www.manoelvitorino.ba.gov.br, no link www.manoelvitorino.ba.gov.br, “Diário Oficial”.
DOS SANTOS BRANDÃO, L. TRAVESSIAS E LEGADO AFRICANO DE MARISE DE SANTANA: POR UMA EDUCAÇÃO DECOLONIAL. Revista Gênero e Interdisciplinaridade , [S. l.] , v. 05, 2021. DOI: 10.51249/ gei. v2i05.569. Disponível em: https://www.periodicojs.com.br/index.php/gei/article/view/569. Acesso em: 30 out. 2023.
SCHWARCZ. L. Governo Bolsonaro é “estado de golpe”, afirma historiadora. [agosto 2020. Entrevistador: Giulia Afiune 12 de agosto de 2020. Entrevista concedida à Publica - Agência de Jornalismo Investigativo. 2020. Disponível em: https://apublica.org/2020/08/governo-bolsonaro-e-estado-de-golpe-afirma-historiadora-lilia-schwarcz/. Acesso em: 10 de agosto de 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.