EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS: REFLEXÕES PARA UMA ABORDAGEM CULTURALMENTE RESPONSIVA NA ESCOLA

Autores

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geysa Amaral Sá, Southwest Bahia State University

Graduada em Letras. Especialista em Língua Portuguesa (UESB). E-mail: geysaamaral@hotmail.com

Antônio Carlos Santos Silva, Southwest Bahia State University

Doutor em Ciências da Saúde. Professor do Departamento de Saúde II e ODEERE. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). E-mail: antonio.silva@uesb.edu.br

Gilvânia Oliveira Ferreira, Southwest Bahia State University

Graduada em Biologia. E-mail: gilvania.o.f@gmail.com.

Referências

ARAÚJO, D. B. de. Gênero e sexualidade na escola / Denise Bastos de Araújo, Izaura Santiago da Cruz, Maria da Conceição Carvalho Dantas. - Salvador: UFBA, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências; Superintendência de Educação a Distância, 2018.

BAHIA. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Manoel Vitorino. Panorama, Pesquisas, Histórias e Fotos. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/manoel-vitorino/panorama. Acesso em: 10 de agosto de 2020.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Disponível em: http://www.uel.br/projetos/leafro/pages/arquivos/DCN-s%20-%20Educacao%20das%20Relacoes%20Etnico-Raciais.pdf. Acesso em: 02 de agosto de 2020.

BRASIL. Lei 10.639/2003, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9. 394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília.

BRASIL. Lei 10.639/2003. Grupo de Trabalho Interministerial Instituído por Meio da Portaria Interministerial Mec/mj/seppir /2008. Proposta de Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana –Disponível em: http://www.acordacultura.org.br/sites/default/files/documentos/contribuicoes_para_implementacao_da_lei.pdf. Acesso em: 30 de julho de 2020.

BRASIL. MEC. Conferência Mundial Contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlata; Declaração e Programa de Ação Adotada em 8 de setembro de 2001 em Durban, África do Sul. Durban. 2001. Acesso em: 05 de agosto de 2020. Disponível em: https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2015/03/durban-2001.pdf. Acesso em: 01 de agosto de 2020.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Programa Ética e Cidadania: construindo valores na escola e na sociedade: relações étnico-raciais e de gênero / organização FAFE – Fundação de Apoio à Faculdade de Educação (USP) , equipe de elaboração Ulisses F. Araújo... [et al.]. –2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2009-pdf/2182-4-inclusao-relacoes-pdf/file. Acesso em: 08 de agosto de 2020).

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Conselho Nacional da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica/ Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. – Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. 542p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file. Acesso em: 25 de julho de 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional da Educação. Câmara Nacional de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. 562p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 01 de agosto de 2020.

GOMES, Nilma Lino. Educação Cidadã, Etnia e Raça: O trato Pedagógico da Diversidade. In: CAVALLEIRO, Eliane (org) Racismo e Anti-Racismo na Educação: Repensando nossa escola. São Paulo: Summus, 2001.

https://nacoesunidas.org/repensando-masculinidades-especialistas-sugerem-boas-praticas-no-enfrentamento-a-violencia-de-genero/ Acesso em: 10 de agosto de 2020.

IPEA. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Atlas de Violência. Violência por Raça e Gênero. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/atlasviolencia/filtros-series/3/violencia-por-raca-e-genero. Acesso em: 03 de agosto de 2020.

MACEDO. Roberto Sidnei. Currículo: campo, conceito e pesquisa. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2016.

MANOEL VITORINO. Conselho Municipal de Educação. Do parecer no tocante apresentação e aprovação do DRCM - Documento Curricular Referencial Municipal de Manoel Vitorino – Bahia. Parecer normativo, CME nº 001/2020. Resolução N° 01 de 23 de dezembro de 2020. Relatora: Magna Cristina dos Santos. Disponível em: www.manoelvitorino.ba.gov.br, no link www.manoelvitorino.ba.gov.br, “Diário Oficial”.

DOS SANTOS BRANDÃO, L. TRAVESSIAS E LEGADO AFRICANO DE MARISE DE SANTANA: POR UMA EDUCAÇÃO DECOLONIAL. Revista Gênero e Interdisciplinaridade , [S. l.] , v. 05, 2021. DOI: 10.51249/ gei. v2i05.569. Disponível em: https://www.periodicojs.com.br/index.php/gei/article/view/569. Acesso em: 30 out. 2023.

SCHWARCZ. L. Governo Bolsonaro é “estado de golpe”, afirma historiadora. [agosto 2020. Entrevistador: Giulia Afiune 12 de agosto de 2020. Entrevista concedida à Publica - Agência de Jornalismo Investigativo. 2020. Disponível em: https://apublica.org/2020/08/governo-bolsonaro-e-estado-de-golpe-afirma-historiadora-lilia-schwarcz/. Acesso em: 10 de agosto de 2020.

Downloads

Publicado

2024-08-29

Como Citar

SÁ, Geysa Amaral; SILVA, Antônio Carlos Santos; FERREIRA, Gilvânia Oliveira. EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS: REFLEXÕES PARA UMA ABORDAGEM CULTURALMENTE RESPONSIVA NA ESCOLA. Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira, [S. l.], p. 203–214, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/sepab/article/view/670. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Trabalhos completos - GT 01 - Etnicidade, Memória e Educação