EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: REFLEXÕES DE UM CORPO (CÉREBRO) NEGRO E FEMININO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores

Palavras-chave:

Antirracismo, Autoestima intelectual, Corpo negro, Gênero

Resumo

O objetivo desse trabalho foi discutir as relações étnico-raciais na educação superior, partindo do reflexo do corpo negro e feminino, da autora que vos escreve, “existindo” na educação superior, para discutir e tecer reflexões da autoestima intelectual desse corpo (cérebro) marcado, demarcado e atravessado pela cor e gênero. Ser interpelado num espaço que por muito tempo nem se quer considerou esse corpo (cérebro). E agora, como lidar com esse “corpo estranho” num espaço onde só cabia “padrão/modelo?”. A questão do gênero aparece de forma sucinta, mas não poderia deixar de ser mencionado, pois ser negra e mulher potencializa o estigma intelectual dado a esse grupo. A autocobrança para validar a presença de seu corpo nesse espaço, pode estar ligada a quem se é. Tecendo discussões da importância do educador antirracista no espaço acadêmico, que transgrida a educação com viés mercantil e que por muitas vezes, acaba idealizando um modelo de aluno gênio, pronto, preparado, sem margem para errar e aprender. Ser mulher e negra na academia pode gerar conflitos internos refletidos pelas expectativas externas desse corpo num espaço considerado “para poucos”. Ainda é preciso difundir dentro desses espaços, que o “espaço da intelectualidade” pode ser de todos. Precisamos criar espaço na “vida acadêmica”, onde ninguém questione se esse lugar é de fato o seu lugar. Onde o conhecimento é intermediado de forma respeitosa com a “subjetividade” do sujeito. Deixando de lado o modelo ideal de aluno e, construindo com os alunos uma educação cada vez mais democrática, plural, para além do mercado de trabalho, com uma identidade antirracista.

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Biografia do Autor

Nágila de Andrade Santos, Southwest Bahia State University

Pedagoga pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade (PPGREC), na UESB. Bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), membro do Grupo de Estudos Legados Africanos Legislação Educacional (GEPER), e-mail: nagilaandrade19@hotmail.com

Silvano da Conceição, Southwest Bahia State University

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn/UESB) e Coordenador do Grupo Estudos e Pesquisa “Legados Africanos, Relações Étnico-raciais Contemporâneas e Legislação Educacional

Referências

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Publicado

2024-08-29

Como Citar

SANTOS, Nágila de Andrade; DA CONCEIÇÃO, Silvano. EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: REFLEXÕES DE UM CORPO (CÉREBRO) NEGRO E FEMININO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira, [S. l.], p. 215–223, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/sepab/article/view/671. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Trabalhos completos - GT 01 - Etnicidade, Memória e Educação