ENTRE RACISMO, ESQUECIMENTO E O DEVER DE MEMÓRIA: O COMÉRCIO DOS PRETOS NA FUNDAÇÃO DA CIDADE DE TEIXEIRA DE FREITAS-BA
Downloads
Referências
ALERTA, Jornal. Documentário de Teixeira de Freitas dos 23 e 24 anos. 2008; 2009.
ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo Estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019.
BENTO, Cida. O pacto da branquitude. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.
CARMO, Alane Fraga do Carmo. Colonização e Escravidão na Bahia: a colônia Leopoldina (1850-1888). Dissertação de Mestrado, Programa de Pós Graduação em História. Salvador: UFBA, 2010.
DIRETORIA GERAL DE ESTATÍSTICA. Recenseamento geral do Império em 1872. Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/ Acesso em: 23. Out. 2023.
FERREIRA, Suzana Teodoro. A vida privada de negros pioneiros no povoamento de Teixeira de Freitas na década de 1960. Monografia. (Graduação em História) Universidade do Estado da Bahia. Teixeira de Freitas –BA, 2010.
MOREIRA, Uerisleda Alencar. Laços afetivos e familiares: relações parentais legitimadas nos ritos católicos em Caravelas, BA, entre 1840-1860. Dissertação (Mestrado em História). Programa de Pós Graduação em História Regional e Local, Universidade do Estado da Bahia. Santo Antônio de Jesus, 2014.
OLIVEIRA JUNIOR, Ailton. Industrialização, povoamento e extrativismo: da formação do extremo sul baiano à formação do “Comercinho dos Pretos” na década de 1950. Dissertação (Mestrado em História). Programa de Pós Graduação em História Regional e Local, Universidade do Estado da Bahia. Santo Antônio de Jesus, 2019.
RICOEUR, Paul. A memória, a história, e o esquecimento. Campinas, SP: Editora UNICAMP, 2007.
SPIVAK, G. Pode o subalterno falar? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.