“ANDE COMO UM MENINO, NÃO FIQUE REBOLANDO IGUAL A UMA MENINA!” ENTRELAÇAMENTOS DE CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE NA VIDA DE UM GAY EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS
Palavras-chave:
Corpo, Gênero, Sexualidade, Narrativas, EducaçãoDownloads
Referências
BENTO, Berenice. Na escola se aprende que diferença faz a diferença. Estudos Femininos, v. 19, n. 2, 2011, p. 549-559. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/S0104-026X2011000200016. Acesso em: 29 set. 2023.
FELIPE, Jane; GUIZZO, Bianca Salazar. Entre batons, esmaltes e fantasias. In: MEYER, Dagmar Estermann; SOARES, Rosângela. Corpo, gênero e sexualidade. Porto Alegre: Editora Mediação, 2008. p. 31-40.
FERRARI, Anderson; FRANCO, Elizabete. “Lidando com as homossexualidades” – a formação de professores em debate. Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação. Juiz de Fora, v. 12, n. 2, jul./dez. 2010. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/18679. Acesso em: 29 set. 2023.
FERRARI, Anderson; OLIVEIRA, Danilo Araújo de Oliveira. A excêntrica família homossexual: discursos e saberes que constituem sujeitos homossexuais e suas famílias no contexto escolar. Revista Espaço Acadêmico. n. 212, p. 3-17. Jan. 2019. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/43044/7 51375138990. Acesso em: 17 set. 2023.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. Tradução Laura Fraga de Almeida Sampaio. 3. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1996.
JUNQUEIRA, Rogério Diniz. “Ideologia de Gênero”: a gênese de uma categoria política reacionária – ou: a promoção dos direitos humanos se tornou uma “ameaça à família natural”? In: RIBEIRO, Paula Regina Costa; MAGALHÃES, Joanalira Corpes (Org.). Debates contemporâneos sobre Educação para a sexualidade. Rio Grande: Ed. da FURG, 2017, p. 25- 52.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação. Uma perspectiva pós-estruturalista. 6. ed. Petrópolis, RJ, Vozes, 1997.
LOURO, Guacira Lopes. Corpo educado: Pedagogia da sexualidade. LOURO, Guacira Lopes. (Org.). Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero e sexualidade: pedagogias contemporâneas. Pró-posições. v. 19, n. 2, maio-ago. 2008, p. 17-23. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/fZwcZDzPFNctPLxjzSgYvVC/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 10 set. 2023.
MEYER, Dagmar Elizabeth Estermann; KLEIN, Carin; ANDRADE, Sandra dos Santos. Sexualidade, prazeres e vulnerabilidade: implicações educativas. Educação em Revista. s/v, n. 46, 2007, p. 219-239. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/Rdpn3PcrXKjt8ppzCJcfWsx/. Acesso em: 10 set. 2023.
MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves. Metodologias de pesquisas pós-críticas ou Sobre como fazemos nossas investigações. In: MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves (Org.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012, p. 15-22.
PASSEGGI, Maria da Conceição. A experiência em formação. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 147-156, maio/ago. 2011. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8697. Acesso em: 29 set. 2023.
SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. (Org.), HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 2. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2000, cap. 2, p. 73-102.
SOUZA, Elizeu Clementino de. (Auto)biografia, identidades e alteridade: modos de narração, escritas de si e práticas de formação na pós-graduação. Revista Fórum Identidades, v. 4, ano 2, p. 37-50, jul./dez. 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.