LAICIDADE PARA QUEM? REFLEXÕES SOBRE A LIBERDADE DE CRENÇA E CULTO NO SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO
Downloads
Referências
DE SOUZA LIMA, Clemildo; RAMOS, Thailissa Letícia Andara. O direito de liberdade religiosa nas instituições penais do estado do Espírito Santo nos anos de 2009 a 2019: rupturas e permanências. REVISTA BRASILEIRA DE EXECUÇÃO PENAL-RBEP, v. 3, n. 2, p. 169-188, 2022.
FERREIRA, Joicyara Bernardes de Lima; DE SOUZA JUNIOR, Paulo Fernando Mafra. Por trás da pele, dos gêneros e das grades: a lei de execução penal e a assistência jurídica e social à população da penitenciária feminina de picos. NOGUEIRA. In: Luma Andrade. Relatório do IX Congresso Internacional da ABEH. Revista Brasileira de Estudos da Homocultura, v. 1, n. 4, 2018. Disponível em: https://unilab.edu.br/wp-content/uploads/2022/04/e-book-CINABEH.pdf Acesso: 20 de out. de 2023.
LOBO, Edileuza Santana. Católicos e Evangélicos em prisões do Rio de Janeiro. In: Religiões e Prisões. Comunicações do ISER, n. 61. Rio de Janeiro, p.1-124, 2005.
MARQUES, Juliana; GONÇALVES, José Artur. A estigmatização das religiões afro-brasileiras: dentro e fora dos presídios. ETIC-ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA-ISSN 21-76-8498, v. 9, n. 9, 2013.
MUNANGA, K. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. Palestra proferida no 3º Seminário Nacional Relações Raciais e Educação-PENESB-RJ, em 05 de novembro de 2003.
PINTO, Flávia. Casa do Perdão: resistências e estímulos aos umbandistas. In: Religiões e Prisões. Comunicações do ISER, n. 61. Rio de Janeiro, p.1-124, 2005.
RESENDE, Iasmin Campello Cunha. O tratamento dado à religião nos presídios: os obstáculos enfrentados pelos encarcerados para o exercício pleno ao direito fundamental à liberdade de consciência e de crença durante o cumprimento da pena privativa de liberdade e a imposição de dogmas e doutrinas das religiões católicas e evangélicas sobre esse público vulnerável. 2023. 51 f. Monografia (Graduação em Direito) - Escola de Direito, Turismo e Museologia, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.
SANTOS, Carla Adriana da Silva. Ó pa í, prezada!: racismo e sexismo institucionais tomando bonde no Conjunto Penal Feminino de Salvador. 2016. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo
SIQUEIRA, Maria de Lourdes. Agô, Agô Lonan: Repensando o Ser Negro em Terreiros de Candomblé – Salvador, Bahia. 304 p. Dissertação (Ciências Sociais) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC, São Paulo, 1985.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.