MODERNIDADE, COLONIALIDADE E DECOLONIALIDADE: UMA PERSPECTIVA PARA PENSAR A EDUCAÇÃO
Downloads
Referências
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CEB, n. 01/2000. Brasília, 05 de julho de 2000.
BRASIL. Lei 10.639/2003, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9. 394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília.
COELHO e CRUZ. Formação Continuada de Professores e Educação das Relações Raciais: Notas Pontuais. In: COELHO et al. Formação inicial e continuada de professores/as: Diálogos sobre relações étnico-raciais e escola. 1. ed. – Curitiba-PR, Editora Bagai, 2022. E-Book. Cap. 05. p.54-68.
DUSSEL, Enrique. Europa, modernidade e eurocentrismo. In: LANDER, Edgardo (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Buenos Aires - Argentina: Clacso, 2005. Cap. 4. p. 24-32.
GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petropólis-RJ: Vozes, 2017. 153 p.
QUIJANO, Aníbal (org.). Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina1. In: LANDER, Edgardo. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais perspectivas latino americanas, eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino americanas. Buenos Aires - Argentina: Clacso, 2005. Cap. 9. p. 107-130.
LANDER, Edgardo. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais perspectivas latino americanas, eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino americanas. Buenos Aires - Argentina: Clacso, 2005.
MIGNOLO, Walter D. Colonialidade: O Lado mais Escuro da Modernidade. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 32, n. 94, p.01-18, 2017.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. São Paulo: Boitempo Editorial, 2007.
SACRISTÁN, José Gimeno. O que significa currículo. In: SACRISTÁN, José Gimeno (org.). Saberes e Incertezas Sobre o Currículo. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2013. Cap. 1. p. 1-542.
SILVA, Claudilene. História e Cultura Afro-brasileira na Prática Pedagógica Escolar: Possibilidades de organização do tempo curricular. Debates em Educação, Maceió, v. 11, n. 23, p. 498-523, jan/abr. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.