NARRATIVAS DE UMA EXPERIÊNCIA EM UM CURSO DE EXTENSÃO: BRANQUITUDE NO ODEERE

Autores

  • Pedro Alves Castro Rede Estadual de Educação do Estado da Bahia (SEC-BA)
  • Ana Angélica Leal Barbosa Southwest Bahia State University image/svg+xml
  • Dinah Vasconcellos Terra Universidade Federal Fluminense image/svg+xml

Palavras-chave:

Narrativas, Branquitude, Relações étnico-raciais

Resumo

O objetivo desse trabalho é apresentar uma série de reflexões sobre a branquitude a partir de narrativas, durante a participação em um curso de extensão no Órgão de Relações Étnico-Raciais (ODEERE), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus Jequié. Metodologicamente, recorri às narrativas em três dimensões: fonte de dado, registro do processo formativo, e meio de produção do conhecimento. As narrativas apresentadas falam da vivência no curso de extensão “Educação Escolar Quilombola”, ministrado no ano de 2023. As mesmas apresentam aspectos para pensar a branquitude e o seu papel frente a luta antirracista, assim, os pontos de reflexão foram: o lugar de escuta enquanto espaço de reflexão ativa; a necessidade de racialização da branquitude; branquitude e a luta quilombola. Após a tessitura das reflexões, considero que a escuta ativa e a postura aberta ao aprender, são aspectos fundamentais para pensarmos o lugar da branquitude no espaço de luta antirracista, ademais, considero que a escolha por habitar espaços como o ODEERE, é o primeiro passo para um reposicionamento das/os brancas/os, perante as estruturas de poder.  

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Biografia do Autor

Pedro Alves Castro, Rede Estadual de Educação do Estado da Bahia (SEC-BA)

Doutorando em Educação (UFF). Professor da Rede Estadual de Educação do Estado da Bahia (SEC-BA)

Ana Angélica Leal Barbosa, Southwest Bahia State University

Doutora em Ciências Biológicas (UFPR). Professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade (PPGREC/UESB). Ministrante do curso de Extensão “Educação Escolar Quilombola”. 

Dinah Vasconcellos Terra, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Ciências da Educação (UB). Professora Associada IV da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (Departamento SSE)

Referências

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Publicado

2024-08-29

Como Citar

CASTRO, Pedro Alves; BARBOSA, Ana Angélica Leal; TERRA, Dinah Vasconcellos. NARRATIVAS DE UMA EXPERIÊNCIA EM UM CURSO DE EXTENSÃO: BRANQUITUDE NO ODEERE . Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira, [S. l.], p. 301–312, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/sepab/article/view/700. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Trabalhos completos - GT 01 - Etnicidade, Memória e Educação