NARRATIVAS DE UMA EXPERIÊNCIA EM UM CURSO DE EXTENSÃO: BRANQUITUDE NO ODEERE
Palavras-chave:
Narrativas, Branquitude, Relações étnico-raciaisResumo
O objetivo desse trabalho é apresentar uma série de reflexões sobre a branquitude a partir de narrativas, durante a participação em um curso de extensão no Órgão de Relações Étnico-Raciais (ODEERE), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus Jequié. Metodologicamente, recorri às narrativas em três dimensões: fonte de dado, registro do processo formativo, e meio de produção do conhecimento. As narrativas apresentadas falam da vivência no curso de extensão “Educação Escolar Quilombola”, ministrado no ano de 2023. As mesmas apresentam aspectos para pensar a branquitude e o seu papel frente a luta antirracista, assim, os pontos de reflexão foram: o lugar de escuta enquanto espaço de reflexão ativa; a necessidade de racialização da branquitude; branquitude e a luta quilombola. Após a tessitura das reflexões, considero que a escuta ativa e a postura aberta ao aprender, são aspectos fundamentais para pensarmos o lugar da branquitude no espaço de luta antirracista, ademais, considero que a escolha por habitar espaços como o ODEERE, é o primeiro passo para um reposicionamento das/os brancas/os, perante as estruturas de poder.
Downloads
Referências
ARROYO, Miguel Gonzalez. Currículo, território em disputa- 5. Ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
BENTO, Cida. O pacto da branquitude. 1ª Ed. – São Paulo: Companhia das Letras, 2022.
FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. 47ª ed. – São Paulo: Paz e Terra, 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2009.
KRENAK, Ailton. Futuro Ancestral. 1ª Ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.
MATOS, Wesley Santos de; EUGENIO, Benedito Gonçalves. Comunidades quilombolas: elementos conceituais para sua compreensão. PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP. v. 11, n. 2, p. 141-153, jul./dez. 2018. Disponível em: https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/3880 , Acesso em: 10/06/2023.
NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luís Ferrari. Pedagogia da cultura corporal: crítica e alternativas. São Paulo: Phorte Editora, 2006.
PINHEIRO, Barbara Carine Soares. Como ser um educador antirracista. São Paulo: Planeta do Brasil, 2023.
PRADO, Guilherme Do Val Toledo; SOLIGO, Rosaura Angélica; SIMAS, Vanessa França. Fontes de informações, Registros investigativos e Modos de produção de conhecimento: uma compreensão da pesquisa narrativa articulada em três dimensões. Revista de Educacíon. Año XIII, n. 25, p. 101-118, 2022. Disponível em: https://fh.mdp.edu.ar/revistas/index.php/r_educ/article/view/5831 Acesso em: 03/03/2022.
SODRÉ, Muniz. O fascismo da cor: uma radiografia do racismo nacional. Petrópolis-RJ: Editora Vozes, 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.