NAS TRILHAS DE INVESTIGAÇÃO DAS ITINER NCIAS DOS EGRESSOS DA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU “EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS”DA UESC
Downloads
Referências
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP 3/2004. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília, 2004a. www.mec.gov.br/cne
______. Resolução CNE/CP 1/2004. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afrobrasileira e africana. Brasília, 2004b. www.mec.gov.br/cne
CAVALLEIRO, Eliane. Do silêncio do lar, ao silêncio da escola. Racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. São Paulo: Ed. Contexto, 2000.
DOURADO, Luiz Fernandes. Reforma do Estado e as políticas para a educação superior no Brasil nos anos 90. Educação & Sociedade [online]. 2002, v. 23, n. 80 [Acessado 26 Outubro 2021], pp. 234-252. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002008000012. Epub 11 Dez 2002. ISSN 1678-4626.
FIGUEREDO, Diogo Barbosa. FERRAZ, Marcelo Inácio Ferreira. MIDLEJ, Moema Maria Badaró Cartibani. Políticas de ações afirmativas: estudo das reservas de vagas da Universidade Estadual de Santa Cruz. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, v.10, n.3, setembro de 2017. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/1983-4535.2017v10n3p140/35278
JACCOUD, Luciana. Racismo e República: O debate sobre o branqueamento e a discriminação racial no Brasil. In: THEODORO, Mario (org.). As políticas públicas e a desigualdade racial no Brasil: 120 anos após a abolição. Brasília, Ipea, 2008. P 45-66.
JOSE, Wagner Duarte José, MEIRELES Andréa Maria Brandão, DIAS, Girlene Écio Damasceno, GALDINO, Daniela, GONÇALVES, Alba Lucia. A implantação da reserva de vagas na universidade Estadual de Santa Cruz: uma trajetória de mobilização social. In: SANTOS, Jocélio Teles dos (org.). Cotas nas universidades: análises dos processos de decisão. Salvador: CEAO, 2012. p.149 - 162
MARTINS, L. Performances da Oralitura: Corpo, Lugar da Memória. Letras, [S. l.], n. 26, p. 63–81, 2003. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/11881 Acesso em: 15 set. 2022.
MEIRELES, Mariana Martins de M. SOUZA, Elizeu Clementino de. Experiências espaciais e (auto)biografia: geobiografizando a vida e a profissão em contextos rurais. In: PASSEGGI, Paula P.V. SOUZA, Elizeu Clementino (orgs) Pesquisa (auto)biográfica: narrativas de si e formação. 1 ed. Curitiba, PR: CRV, 2013. pp 195 - 208
NEGREIROS, D.F. Africanidades e Uniafro: experiências inconclusas. In:______ Educação das relações étnico-raciais: avaliação da formação de docentes [online]. São Bernardo do Campo, SP: Editora UFABC, 2017, pp. 93-141. ISBN: 978-85-68576-94-6. https://doi.org/10.7476/9788568576946.0004.
POLLAK, Michael. Memória, Esquecimento, Silêncio. Revista Estudos Históricos. volume 2, número 03, Rio de Janeiro, ano 1989, pp 03-15.
SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Aprender, ensinar e relações étnico-raciais no Brasil. Educação. Porto Alegre/RS, n. 3 (63), p. 489-506, set./dez. 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.