NAS TRILHAS DE INVESTIGAÇÃO DAS ITINER NCIAS DOS EGRESSOS DA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU “EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS”DA UESC

Autores

  • Luciana Santos Leitão Universidade Federal do Sul da Bahia image/svg+xml

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Santos Leitão, Universidade Federal do Sul da Bahia

Doutoranda do PPGES/UFSB, Professora Assistente da UESC/DCIE. Mestre em Educação e Contemporaneidade e Licenciada em Ciências Sociais. E-mail  lsleitao@uesc.br

Referências

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP 3/2004. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília, 2004a. www.mec.gov.br/cne

______. Resolução CNE/CP 1/2004. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afrobrasileira e africana. Brasília, 2004b. www.mec.gov.br/cne

CAVALLEIRO, Eliane. Do silêncio do lar, ao silêncio da escola. Racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. São Paulo: Ed. Contexto, 2000.

DOURADO, Luiz Fernandes. Reforma do Estado e as políticas para a educação superior no Brasil nos anos 90. Educação & Sociedade [online]. 2002, v. 23, n. 80 [Acessado 26 Outubro 2021], pp. 234-252. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002008000012. Epub 11 Dez 2002. ISSN 1678-4626.

FIGUEREDO, Diogo Barbosa. FERRAZ, Marcelo Inácio Ferreira. MIDLEJ, Moema Maria Badaró Cartibani. Políticas de ações afirmativas: estudo das reservas de vagas da Universidade Estadual de Santa Cruz. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, v.10, n.3, setembro de 2017. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/1983-4535.2017v10n3p140/35278

JACCOUD, Luciana. Racismo e República: O debate sobre o branqueamento e a discriminação racial no Brasil. In: THEODORO, Mario (org.). As políticas públicas e a desigualdade racial no Brasil: 120 anos após a abolição. Brasília, Ipea, 2008. P 45-66.

JOSE, Wagner Duarte José, MEIRELES Andréa Maria Brandão, DIAS, Girlene Écio Damasceno, GALDINO, Daniela, GONÇALVES, Alba Lucia. A implantação da reserva de vagas na universidade Estadual de Santa Cruz: uma trajetória de mobilização social. In: SANTOS, Jocélio Teles dos (org.). Cotas nas universidades: análises dos processos de decisão. Salvador: CEAO, 2012. p.149 - 162

MARTINS, L. Performances da Oralitura: Corpo, Lugar da Memória. Letras, [S. l.], n. 26, p. 63–81, 2003. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/11881 Acesso em: 15 set. 2022.

MEIRELES, Mariana Martins de M. SOUZA, Elizeu Clementino de. Experiências espaciais e (auto)biografia: geobiografizando a vida e a profissão em contextos rurais. In: PASSEGGI, Paula P.V. SOUZA, Elizeu Clementino (orgs) Pesquisa (auto)biográfica: narrativas de si e formação. 1 ed. Curitiba, PR: CRV, 2013. pp 195 - 208

NEGREIROS, D.F. Africanidades e Uniafro: experiências inconclusas. In:______ Educação das relações étnico-raciais: avaliação da formação de docentes [online]. São Bernardo do Campo, SP: Editora UFABC, 2017, pp. 93-141. ISBN: 978-85-68576-94-6. https://doi.org/10.7476/9788568576946.0004.

POLLAK, Michael. Memória, Esquecimento, Silêncio. Revista Estudos Históricos. volume 2, número 03, Rio de Janeiro, ano 1989, pp 03-15.

SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Aprender, ensinar e relações étnico-raciais no Brasil. Educação. Porto Alegre/RS, n. 3 (63), p. 489-506, set./dez. 2007.

Downloads

Publicado

2024-08-29

Como Citar

LEITÃO, Luciana Santos. NAS TRILHAS DE INVESTIGAÇÃO DAS ITINER NCIAS DOS EGRESSOS DA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU “EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS”DA UESC. Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira, [S. l.], p. 313–324, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/sepab/article/view/707. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Trabalhos completos - GT 01 - Etnicidade, Memória e Educação