O ACESSO A UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PELOS POVOS QUILOMBOLAS NA ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO VIANA FILHO (MARAÚ-BA)
Palavras-chave:
Educação quilombola, Formação continuada, Práticas pedagógicas, Educação fundamentalResumo
Esse artigo apresenta resultados preliminares da pesquisa que envolveu a revisão bibliográfica, observação participante e diálogos com as docentes. O objetivo foi avaliar o acesso e a permanência dos estudantes quilombolas na escola municipal Antônio Viana Filho, e analisar como as práticas pedagógicas cotidianas estão organizadas e relacionadas com o cumprimento da Lei 10.639/2003 e da Resolução Nº 8, de 20/11/2012 que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica. As participantes foram as professoras efetivas, não quilombolas, que atuam na escola que atende os alunos das comunidades quilombolas situados no distrito. O cenário da pesquisa foi a localidade de Ibiaçu na zona rural do município de Maraú – BA. As informações contidas são resultado de pesquisa de campo realizada em visitas e diálogos com as professoras não quilombolas no ano de 2022. Também realizamos o reconhecimento do território visitando as comunidades negras do município de Maraú, entre 2018 e 2022. Visitamos as comunidades quilombolas do Empata Viagem, São Raimundo e Tremembé.
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