O ACESSO A UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PELOS POVOS QUILOMBOLAS NA ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO VIANA FILHO (MARAÚ-BA)

Autores

Palavras-chave:

Educação quilombola, Formação continuada, Práticas pedagógicas, Educação fundamental

Resumo

Esse artigo apresenta resultados preliminares da pesquisa que envolveu a revisão bibliográfica, observação participante e diálogos com as docentes. O objetivo foi avaliar o acesso e a permanência dos estudantes quilombolas na escola municipal Antônio Viana Filho, e analisar como as práticas pedagógicas cotidianas estão organizadas e relacionadas com o cumprimento da Lei 10.639/2003 e da Resolução Nº 8, de 20/11/2012 que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica. As participantes foram as professoras efetivas, não quilombolas, que atuam na escola que atende os alunos das comunidades quilombolas situados no distrito. O cenário da pesquisa foi a localidade de Ibiaçu na zona rural do município de Maraú – BA. As informações contidas são resultado de pesquisa de campo realizada em visitas e diálogos com as professoras não quilombolas no ano de 2022. Também realizamos o reconhecimento do território visitando as comunidades negras do município de Maraú, entre 2018 e 2022. Visitamos as comunidades quilombolas do Empata Viagem, São Raimundo e Tremembé.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helga Pinheiro Dias, Southwest Bahia State University

Mestranda do Curso do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade (PPGREC), oferecido pelo Órgão de Educação e Relações Étnicas (ODEERE), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Ana Angélica Leal Barbosa, Southwest Bahia State University

Docente do Curso do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade (PPGREC), oferecido pelo Órgão de Educação e Relações Étnicas (ODEERE), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Referências

ALMEIDA, Alfredo W. B. de. Quilombolas e novas etnias. Manaus: UEA Edições, 2011. 196 p.

ARRUTI, José Mauricio, Políticas Públicas para quilombos: terra educação e saúde. In: PAULA, Marilene de; HERINGER, Rosana (Orgs.). Caminhos convergentes: Estado e sociedade na superação das desigualdades raciais no Brasil. Rio de Janeiro: Fundação, Heinrich Boll, ActionAid, 2009. Disponível em: https://br.boell.org/sites/default/files/caminhos_convergentes.pdf

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Quilombola. Parecer CNE/CEB nº 16 de 2012. Resolução nº 08, de 20 de novembro de 2012.

BRASIL. MEC. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: outubro de 2009.

BRASIL. DECRETO n. 5.051/04. Promulga a Convenção Nº 169 da Organização Internacional do Trabalho – OIT sobre Povos Indígenas e Tribais. Disponível em: http://www.planalto.gov.br.ccivil 03/ ato2004-2006/2004/decreto/d5051.htm

GOMES, Flávio dos Santos. De olho em Zumbi dos Palmares: histórias, símbolos e memória social. Coordenação: Lilia Moritz Schawarcz e Lúcia Garcia. São Paulo: Claro Enigma, 2011.

GOMES, Nilma Lino. Diversidade Étnico-racial, inclusão e equidade na educação brasileira: Desafios, Políticas e Práticas, 2009. Disponível em: http://www.anpae.org.br/iberolusobrasileiro2010/cdrom/94.pdf

GOMES, Nilma Lino, Limites e possibilidades da implementação da lei 10.639/03 no contexto das políticas públicas na educação. In: PAULA, Marilene de; HERINGER, Rosana (Orgs.). Caminhos convergentes: Estado e sociedade na superação das desigualdades raciais no Brasil. Rio de Janeiro: Fundação, Heinrich Boll, ActionAid, 2009. Disponivel em: https://br.boell.org/sites/default/files/caminhos_convergentes.pdf

MATTOSO, Kátia de Q. Ser escravo no Brasil. São Paulo: Editora Brasiliense, 1982.

POURTIGNAT, Philippe (org). Teorias da Etnicidade: Seguindo de Grupos Étnicos e suas Fronteiras de Fredrik Barth / Philippe Pourtignat, Jocelyne Streilf Fenarth, tradução de Elcio Fernandes, 2a ed. São Paulo. Fundação Editora da UNESP, 2011.

SANTOS, Mauro Augusto dos. ROCHA, Islane Archanjo. O Conceito de Território Quilombola a partir de uma Imbricação de Identidade Étnico-Territorial. FÊNIX - Revista de História e Estudos Culturais. v.14, Ano XIV, Nº2, jul - dez, 2017.

Downloads

Publicado

2024-08-29

Como Citar

DIAS, Helga Pinheiro; BARBOSA, Ana Angélica Leal. O ACESSO A UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PELOS POVOS QUILOMBOLAS NA ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO VIANA FILHO (MARAÚ-BA). Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira, [S. l.], p. 333–342, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/sepab/article/view/713. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Trabalhos completos - GT 01 - Etnicidade, Memória e Educação