O ATRAVESSAMENTO ÉTNICO NA SALA DE AULA: UMA CONSTRUÇÃO METODOLÓGICA DAS PROFESSORAS DO PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO AMARGOSA-PRALLER

Autores

Palavras-chave:

Etnicidade, Formação docente e Alfabetização de crianças negras.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo central investigar o atravessamento étnico na sala de aula das turmas do Programa de Alfabetização e Letramento Amargosa-PRALLER, através da pesquisa em andamento do Programa de pós-graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade que busca investigar sobre as diferentes etnicidades das professoras do Programa de Alfabetização e Letramento Amargosa-PRALLER. Assim, a investigação está sendo realizada na Escola Municipal Vivalda Andrade Oliveira, nas turmas de 1º ano do Ensino Fundamental Séries iniciais, usando como método de pesquisa a Etnopesquisa-formação, através de uma pesquisa qualitativa, com entrevista semiestruturada e observação participante que forneceram os materiais necessários para a produção empírica nesta pesquisa.  Logo, a análise das informações foi realizada através da organização das categorias de análise cautelosa e dialógica com o processo individual de cada colaboradora, usando as epistemologias e leituras dos materiais produzidos, como também os referenciais teóricos que atravessaram essa construção empírica das etnicidades e formação docente. Desse modo, os dados obtidos foram organizados em categorias de análises, sendo elas: Etnicidade, formação docente e alfabetização de crianças negras, buscando alcançar a elaboração de um debate em torno dos objetivos traçados neste estudo. 

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Biografia do Autor

Manuely Santos dos Anjos, Southwest Bahia State University

Graduada em Pedagogia-UNEB, pós-graduada Lato Sensu em Relações Étnico-Raciais e Cultura Afro-Brasileira na Educação-IFBAIANO, Colaboradora do Programa de Extensão Cozinha dos Afetos para universitária negras-CAfUNé-UFRB e Mestranda de Relações Étnicas e Contemporaneidade- UESB. Email: manuely.lamdyn@gmail.com

Marise de Santana, Southwest Bahia State University

Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia Olga Meting. Concluiu mestrado em pela Pontificia Universidade Católica de São Paulo em que defendeu a Dissertação intitulada Educação Multicultural Novos e Velhos Desafios orientada pela Profª Drª Josildeth Gomes Consorte. Em 2004 defendeu a Tese "O Legado Africano na Diáspora e o Trabalho Docente" na Pontificia Universidade Católica de São Paulo, também orientada pela profª Dra Josildeth Gomes Consorte. É professora nível Pleno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia das disciplinas Didática e Antropologia. Coordenadora e Professora do quadro permanente do Programa Stricto Sensu em Relações Étnicas e Contemporaneidade e do Curso de Pós Graduação em Antropologia Com Ênfase em Culturas Afro-brasileiras do ODEERE/UESB. Na UEFS- Universidade Estadual de Feira de Santana é Professora do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em "Desenho, Cultura e Interatividade". Email: nabaia1960@gmail.com

Referências

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Publicado

2024-08-29

Como Citar

DOS ANJOS, Manuely Santos; DE SANTANA, Marise. O ATRAVESSAMENTO ÉTNICO NA SALA DE AULA: UMA CONSTRUÇÃO METODOLÓGICA DAS PROFESSORAS DO PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO AMARGOSA-PRALLER. Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira, [S. l.], p. 343–351, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/sepab/article/view/714. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Trabalhos completos - GT 01 - Etnicidade, Memória e Educação