RELIGIOSIDADE DE MATRIZ AFRICANA NO CONTEXTO ESCOLAR
Palavras-chave:
Escola, Educação, Religiosidade, Matriz africana, PreconceitoResumo
Este artigo aborda a religiosidade de Matrizes Africana como fonte de silenciamento no contexto escolar. A busca pela transformação da Sociedade no reconhecimento dos sujeitos e seus lugares de pertencimento, tem como objetivo compreender que educando e educandas candomblecistas umbandistas da educação básica, faz -se necessário enfatizar os efeitos da religiosidade no espaço escolar quanto as formas de silenciamento e a exclusão da religiosidade de Matrizes africanas no processo de formação da cidadania. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, quanto ao seu procedimento os resultados deste estudo nos mostram que as tensões entre religiões de matrizes africanas e escola se relaciona com crianças que praticam candomblé.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. SEPPIR. INEP. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana. Brasília, 2004.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Religioso (PCNER) São Paulo: AMedições,1997.
BRASIL. Resolução n. 01 de 17 de junho de 2004. Dispõe sobre as diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Relatora: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. Ministério da Educação. Brasília, julho de 2004.
BRASIL. Parecer n. 03 de 10 de março de 2004. Dispõe sobre as diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afrobrasileira e africana. Relatora: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. Ministério da Educação. Brasília, julho de 2004.
COLL, C. POZO, J.; SARABIA, B.; VALLS, E. Os conteúdos na reforma. Ensino aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre, Armed,1998.
DOMINGOS, Marília de Franceschi Neto. Escolaelaicidade: o modelo francês. Interações–cultura e Comunidade, v. 3. 4, 2008.
MATTOS, Regiane Augusto de. Religiosidade. In História e cultura afro-brasileira. 2 ed. São Paulo: contexto, 2011. p. 155-171
OLIVEIRA, Eduardo David de. Cosmovisão africana no Brasil: elementos para uma filosofia afrodescendente. Fortaleza: LCR, 2003.
SILVA, Allyne Andrade e. Justiça e Educação das Relações Raciais: possíveis contribuições do sistema de justiça para a efetivação da lei 10.639/2003. In: CARREIRA, Denise; SILVA, Allyne Andrade e (Org.). Educação das Relações Raciais: balanços e desafios da implementação da lei 10.639/2003. São Paulo: Ação Educativa, 2016. P.120-155.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.