RELIGIOSIDADE DE MATRIZ AFRICANA NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

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  • José Carlos de Santos Southwest Bahia State University image/svg+xml
  • Cássio Cristiano Damasceno Santos Southwest Bahia State University image/svg+xml
  • Antônio Carlos Santos Silva Southwest Bahia State University image/svg+xml

Palavras-chave:

Escola, Educação, Religiosidade, Matriz africana, Preconceito

Resumo

Este artigo aborda a religiosidade de Matrizes Africana   como fonte de silenciamento no contexto escolar. A busca pela transformação da Sociedade no reconhecimento dos sujeitos e seus lugares de pertencimento, tem como objetivo compreender que educando e educandas  candomblecistas umbandistas da educação básica, faz -se necessário enfatizar os efeitos da religiosidade no espaço escolar  quanto as formas de silenciamento e a exclusão da religiosidade de Matrizes africanas no processo de formação da cidadania. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, quanto ao seu procedimento os resultados deste estudo nos mostram que as tensões entre religiões de matrizes africanas e escola se relaciona com crianças que praticam candomblé.

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Biografia do Autor

Claudiane Moraes Vieira, Southwest Bahia State University

Professor de Educação Física. Discente do Curso de Extensão Aspectos Sociais e Cuidados em Saúde da População negra. ODEERE-UESB. Email: eclaudianemoraes@hotmail.com

José Carlos de Santos, Southwest Bahia State University

Professor de Biologia. Discente do Curso de Extensão Aspectos Sociais e Cuidados em Saúde da População negra. ODEERE-UESB.

Cássio Cristiano Damasceno Santos, Southwest Bahia State University

Professor de Educação Física. Discente do Curso de Extensão Aspectos Sociais e Cuidados em Saúde da População negra. ODEERE-UESB.

Antônio Carlos Santos Silva, Southwest Bahia State University

Doutor em Ciências da Saúde. Docente Adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

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Publicado

2024-08-29

Como Citar

VIEIRA, Claudiane Moraes; DE SANTOS, José Carlos; SANTOS, Cássio Cristiano Damasceno; SILVA, Antônio Carlos Santos. RELIGIOSIDADE DE MATRIZ AFRICANA NO CONTEXTO ESCOLAR. Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira, [S. l.], p. 411–421, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/sepab/article/view/719. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Trabalhos completos - GT 01 - Etnicidade, Memória e Educação