VIVÊNCIAS DE UMA EDUCADORA PRETA: POR UMA EDUCAÇÃO TRANSGRESSORA DE GÊNERO, ETNICIDADE/RAÇA E SEXUALIDADE
Downloads
Referências
ALVES, A. N. Práticas discursivas sobre a sexualidade na escola: identidade em (des) construção. Linguagem & Ensino, 2018; 21, 349-366.4. BARDIN L.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394: (LDB). Brasília/DF, Diário Oficial da União, de 23 de dezembro de 1996. Disponível em: Acesso em: 30 jun. 2021.
_______. Ministério da Educação. Lei 9394, de 23 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Ministério da Educação, 1996.
CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. 2ª edição. Uberlândia: EDUFU, 2015
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido.17ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra.1979
_______, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra.1996
GOMES, Nilma Lino; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves. O desafio da diversidade. In: ______. (Orgs.). Experiências Étnico-Culturais Para a Formação de Professores. Belo Horizonte: Autêntica, 3ª ed.2011. p. 16
GOMES, Nilma Lino. Diversidade étnico-racial, inclusão e equidade na educação brasileira: desafios, políticas e práticas. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 27, n. 1, 2011.
HOOKS, bell. Ensinando a transgredir. A educação como prática da liberdade. Trad. Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo 2017 – 2ª Edição – 5ª tiragem
LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: das afinidades políticas às tensões teórico-metodológicas. Educação em Revista, n. 46, p. 201-218, dez. 2007.
___________, Garcia; NECKEL, Jane; GOELLNER, Silvana (Orgs). FURLANI, Jimena. Corpo, Gênero e Sexualidade. Um debate contemporâneo na educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003
MANTOAN, Maria Teresa Egler. Inclusão Escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo: Moderna, 2003
PACHECO, Ana Claudia Lemos, & QUEIROZ, Delcele Mascarenhas. (2016). Apresentação. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, 25(45), 19-23. https://doi.org/10.2015/jan.abr.v25n45.002
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.