VIVÊNCIAS DE UMA EDUCADORA PRETA: POR UMA EDUCAÇÃO TRANSGRESSORA DE GÊNERO, ETNICIDADE/RAÇA E SEXUALIDADE

Autores

  • Juliana dos Santos Lino Souza Southwest Bahia State University image/svg+xml
  • Ana Cláudia Lemos Pacheco Southwest Bahia State University image/svg+xml

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana dos Santos Lino Souza, Southwest Bahia State University

Mestranda do Curso do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade (PPGREC). Oferecido pelo Órgão de Educação e Relações Étnicas (ODEERE). Da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Ana Cláudia Lemos Pacheco, Southwest Bahia State University

Docente do Curso do Programa de Pós-graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade (PPGREC). Oferecido pelo Órgão de Educação e Relações Étnicas (ODEERE). Da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Referências

ALVES, A. N. Práticas discursivas sobre a sexualidade na escola: identidade em (des) construção. Linguagem & Ensino, 2018; 21, 349-366.4. BARDIN L.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394: (LDB). Brasília/DF, Diário Oficial da União, de 23 de dezembro de 1996. Disponível em: Acesso em: 30 jun. 2021.

_______. Ministério da Educação. Lei 9394, de 23 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Ministério da Educação, 1996.

CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. 2ª edição. Uberlândia: EDUFU, 2015

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido.17ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra.1979

_______, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra.1996

GOMES, Nilma Lino; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves. O desafio da diversidade. In: ______. (Orgs.). Experiências Étnico-Culturais Para a Formação de Professores. Belo Horizonte: Autêntica, 3ª ed.2011. p. 16

GOMES, Nilma Lino. Diversidade étnico-racial, inclusão e equidade na educação brasileira: desafios, políticas e práticas. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 27, n. 1, 2011.

HOOKS, bell. Ensinando a transgredir. A educação como prática da liberdade. Trad. Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo 2017 – 2ª Edição – 5ª tiragem

LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: das afinidades políticas às tensões teórico-metodológicas. Educação em Revista, n. 46, p. 201-218, dez. 2007.

___________, Garcia; NECKEL, Jane; GOELLNER, Silvana (Orgs). FURLANI, Jimena. Corpo, Gênero e Sexualidade. Um debate contemporâneo na educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003

MANTOAN, Maria Teresa Egler. Inclusão Escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo: Moderna, 2003

PACHECO, Ana Claudia Lemos, & QUEIROZ, Delcele Mascarenhas. (2016). Apresentação. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, 25(45), 19-23. https://doi.org/10.2015/jan.abr.v25n45.002

Downloads

Publicado

2024-08-29

Como Citar

SOUZA, Juliana dos Santos Lino; PACHECO, Ana Cláudia Lemos. VIVÊNCIAS DE UMA EDUCADORA PRETA: POR UMA EDUCAÇÃO TRANSGRESSORA DE GÊNERO, ETNICIDADE/RAÇA E SEXUALIDADE. Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira, [S. l.], p. 736–746, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/sepab/article/view/724. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Trabalhos completos - GT 02 – Etnia, Gênero e Diversidade Sexual