VIOLÊNCIA ESCOLAR, BULLYING E DIREITOS HUMANOS
Palavras-chave:
Violência na escola, Bullying, Educação, Direitos humanosResumo
O presente artigo tem como objetivo dialogar a respeito da violência escolar, com foco no bullying e trazendo à tona aspectos legais que buscam garantir ao indivíduo o direito ao pleno desenvolvimento, e principalmente ao direito à educação. O fenômeno do bullying está cada vez mais presente na escola e suas consequências acarretam graves problemas na vida dos indivíduos, tanto em relação a aprendizagem quanto em sua saúde. Ainda que haja leis que buscam garantir os direitos e o exercício da cidadania, aponta-se a necessidade de implementação de políticas públicas mais eficazes e implementação de programas voltados para a diversidade e a cultura de paz.
Downloads
Referências
ARENDT, Hannah. Sobre a violência. Tradução de André Duarte. Rio de Janeiro: Ed. Relume Dumará, 1994.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1989. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/constituicao.pdf. Acesso em 10 agosto 2023.
_______. Lei nº 9. 394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm . Acesso em: 20 outubro 2023.
______. Lei nº 13.185, de 6 de novembro de 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13185.htm
. Acesso em: 20 outubro 2023.
______. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 21 outubro 2023.
CAMARGO, Carolina. Giannoni. Refletindo sobre Bullying na educação infantil. In: Fante, Cleo; PRUDENTE, Neemias Moretti. (Orgs.) Bullying em debate. São Paulo: Paulinas, 2015. (Coleção Pedagogia e Educação). p. 51-77.
CHARLOT, Bernard. A violência na escola: como os sociólogos franceses abordam essa questão. Sociologias, Porto Alegre, ano 4, n. 8, p. 432-443, jul./dez. 2002
FANTE, Cleo. Bullying no ambiente escolar. In: Fante, Cleo; Prudente, Neemias Moretti. (Orgs.) Bullying em debate. São Paulo: Paulinas, 2015. (Coleção Pedagogia e Educação). p. 79-107.
FANTE, Cleo. Fenômeno Bullying: Como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. 6ª ed. Campinas, SP: Versus Editora, 2011.
FRANCO, Cassiana Gardini. O bullying em publicações acadêmicas brasileiras nas bases de dados Scielo e Capes entre 2008-2018. 2020. Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12788Acesso em:
PEREIRA, Ana Carolina Reis. Direitos Humanos, Justiça Restaurativa e Violência Escolar. Jundiaí: Paco Editorial, 2020.
UNESCO. Violência escolar e Bullying: relatório sobre a situação mundial. Brasília, 2019. 54 p.
WILLIAMS, Lúcia Cavalcante Albuquerque; STELKO-PEREIRA, Ana Carina. Como eu defino violência na escola? In: WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti; STELKO-PEREIRA, Ana Carina (Orgs.) Violência Nota Zero: como aprimorar as relações na escola. 2013. EDUFSCAR, São Carlos. p. 18-26.
WILLIAMS, Lúcia Cavalcante Albuquerque; STELKO-PEREIRA, Ana Carina. Como medir e avaliar situações de violência na escola? In: WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti; STELKOPEREIRA, Ana Carina (Orgs.) Violência Nota Zero: como aprimorar as relações na escola. 2013. EDUFSCAR, São Carlos. p. 122- 131.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.