VIOLÊNCIA ESCOLAR, BULLYING E DIREITOS HUMANOS

Autores

Palavras-chave:

Violência na escola, Bullying, Educação, Direitos humanos

Resumo

O presente artigo tem como objetivo dialogar a respeito da violência escolar, com foco no bullying e trazendo à tona aspectos legais que buscam garantir ao indivíduo o direito ao pleno desenvolvimento, e principalmente ao direito à educação. O fenômeno do bullying está cada vez mais presente na escola e suas consequências acarretam graves problemas na vida dos indivíduos, tanto em relação a aprendizagem quanto em sua saúde. Ainda que haja leis que buscam garantir os direitos e o exercício da cidadania, aponta-se a necessidade de implementação de políticas públicas mais eficazes e implementação de programas voltados para a diversidade e a cultura de paz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anielly Sampaio Sá, Southwest Bahia State University

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Ensino – PPGEn, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB; psicóloga na Secretaria Municipal de Educação de Boa Nova – BA. Membro da Rede de Pesquisa Discursos, Representações e Violência na Escola (UESB/FAPESB/CNPq).

Cássia de Karlla Gomes, Southwest Bahia State University

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Ensino – PPGEn, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB; docente e psicóloga escolar da rede privada de Ensino em Vitória da Conquista – BA. Membro da Rede de Pesquisa Discursos, Representações e Violência na Escola (UESB/FAPESB/CNPq).

Maria de Fátima de Andrade Ferreira, Southwest Bahia State University

Pós-Doutorado em Antropologia Social e Doutorado em Educação (UFBA). Docente da UESB, do Programa de Pós-Graduação Doutorado em Ensino (RENOEN), Mestrado em Ensino (PPGEN), Mestrado em Relações Étnicas e Contemporaneidade (PPGREC) e Pedagogia. Coordena a Rede de Pesquisa Discursos, Representações e Violência na Escola (UESB/FAPESB/CNPq).

Referências

ARENDT, Hannah. Sobre a violência. Tradução de André Duarte. Rio de Janeiro: Ed. Relume Dumará, 1994.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1989. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/constituicao.pdf. Acesso em 10 agosto 2023.

_______. Lei nº 9. 394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm . Acesso em: 20 outubro 2023.

______. Lei nº 13.185, de 6 de novembro de 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13185.htm

. Acesso em: 20 outubro 2023.

______. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 21 outubro 2023.

CAMARGO, Carolina. Giannoni. Refletindo sobre Bullying na educação infantil. In: Fante, Cleo; PRUDENTE, Neemias Moretti. (Orgs.) Bullying em debate. São Paulo: Paulinas, 2015. (Coleção Pedagogia e Educação). p. 51-77.

CHARLOT, Bernard. A violência na escola: como os sociólogos franceses abordam essa questão. Sociologias, Porto Alegre, ano 4, n. 8, p. 432-443, jul./dez. 2002

FANTE, Cleo. Bullying no ambiente escolar. In: Fante, Cleo; Prudente, Neemias Moretti. (Orgs.) Bullying em debate. São Paulo: Paulinas, 2015. (Coleção Pedagogia e Educação). p. 79-107.

FANTE, Cleo. Fenômeno Bullying: Como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. 6ª ed. Campinas, SP: Versus Editora, 2011.

FRANCO, Cassiana Gardini. O bullying em publicações acadêmicas brasileiras nas bases de dados Scielo e Capes entre 2008-2018. 2020. Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12788Acesso em:

PEREIRA, Ana Carolina Reis. Direitos Humanos, Justiça Restaurativa e Violência Escolar. Jundiaí: Paco Editorial, 2020.

UNESCO. Violência escolar e Bullying: relatório sobre a situação mundial. Brasília, 2019. 54 p.

WILLIAMS, Lúcia Cavalcante Albuquerque; STELKO-PEREIRA, Ana Carina. Como eu defino violência na escola? In: WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti; STELKO-PEREIRA, Ana Carina (Orgs.) Violência Nota Zero: como aprimorar as relações na escola. 2013. EDUFSCAR, São Carlos. p. 18-26.

WILLIAMS, Lúcia Cavalcante Albuquerque; STELKO-PEREIRA, Ana Carina. Como medir e avaliar situações de violência na escola? In: WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti; STELKOPEREIRA, Ana Carina (Orgs.) Violência Nota Zero: como aprimorar as relações na escola. 2013. EDUFSCAR, São Carlos. p. 122- 131.

Downloads

Publicado

2024-08-29

Como Citar

SÁ, Anielly Sampaio; GOMES, Cássia de Karlla; FERREIRA, Maria de Fátima de Andrade. VIOLÊNCIA ESCOLAR, BULLYING E DIREITOS HUMANOS. Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira, [S. l.], p. 725–735, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/sepab/article/view/725. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Trabalhos completos - GT 02 – Etnia, Gênero e Diversidade Sexual