RELAÇÕES (DES)IGUAIS DE GÊNERO NA ESCOLA: UMA REALIDADE NUA E CRUA VIVENCIADA PELAS MENINAS E MENINOS NO COTIDIANO ESCOLAR
Palavras-chave:
Relações de gênero, Patriarcado-racismo-capitalismo, Escolarização, desigualdadesResumo
Este texto apresenta um recorte teórico, parte da pesquisa de mestrado realizada em escola da rede pública de ensino do estado da Bahia. Nele, discutimos relações (des)iguais de gênero, que demarcam espaços internos/externos a escola, entendidas como relações mais amplas da sociedade capitalista, culturalmente assentada no patriarcado e seus impactos na educação (re)produzida, um “nó” que mescla e amarra gênero, raça/etnia e classe, construindo dinâmicas de desigualdades culturalmente arraigadas na sociedade. Pesquisas sobre gênero e mulher no Brasil revelam a importância da escola como espaço educacional, evidenciando que situações de violência e crise educacional aprofundam desigualdades que resultam das diferenças socialmente percebidas nos processos de escolarização, aprendizagem/permanência de meninas e meninos na escola.
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