RELAÇÕES (DES)IGUAIS DE GÊNERO NA ESCOLA: UMA REALIDADE NUA E CRUA VIVENCIADA PELAS MENINAS E MENINOS NO COTIDIANO ESCOLAR

Autores

  • Eliane Alves de Oliveira Southwest Bahia State University image/svg+xml
  • Maria de Fátima de Andrade Ferreira Southwest Bahia State University image/svg+xml

Palavras-chave:

Relações de gênero, Patriarcado-racismo-capitalismo, Escolarização, desigualdades

Resumo

Este texto apresenta um recorte teórico, parte da pesquisa de mestrado realizada em escola da rede pública de ensino do estado da Bahia. Nele, discutimos relações (des)iguais de gênero, que demarcam espaços internos/externos a escola, entendidas como relações mais amplas da sociedade capitalista, culturalmente assentada no patriarcado e seus impactos na educação (re)produzida, um “nó” que mescla e amarra gênero, raça/etnia e classe, construindo dinâmicas de desigualdades culturalmente arraigadas na sociedade. Pesquisas sobre gênero e mulher no Brasil revelam a importância da escola como espaço educacional, evidenciando que situações de violência e crise educacional aprofundam desigualdades que resultam das diferenças socialmente percebidas nos processos de escolarização, aprendizagem/permanência de meninas e meninos na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Alves de Oliveira, Southwest Bahia State University

Graduada em Letras pela UNEB, Campus XXI, Ipiaú, BA; Especialista em Língua Portuguesa pela Faculdade e Colégio Santo Agostinho (FACSA); Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade – PPGREC, UESB, Jequié - BA. Membro da Rede de Pesquisa Discursos, Representações e Violência na Escola (UESB/FAPESB/CNPq).

Maria de Fátima de Andrade Ferreira, Southwest Bahia State University

Pós-Doutorado em Antropologia Social e Doutorado em Educação (UFBA). Docente da UESB, do Programa de Pós-Graduação Doutorado em Ensino (RENOEN), Mestrado em Ensino (PPGEN), Mestrado em Relações Étnicas e Contemporaneidade (PPGREC) e Pedagogia. Coordena a Rede de Pesquisa Discursos, Representações e Violência na Escola (UESB/FAPESB/CNPq).

Referências

ANTUNES, L.; ACCORSSI, A. Relações de gênero e a feminização da profissão docente: reflexões sobre a divisão sexual do trabalho. Revista de Educação, Ciência e Cultura - RECC, Canoas, v. 24, n. 3, 49-60, nov. 2019.

ARENDT, H. A crise na Educação. In: Entre o passado e o futuro. Tradução Mauro W. B. de Almeida. São Paulo: Perspectiva, 1997. p.221-247.

BONFANTI, A. L.; GOMES, A. R. A quem protegemos quando não falamos de gênero na escola? Periódicus, n. 9, v. 1, p. 109, maio-out. 2018.

CARVALHO, M. P. de (Org.). Diferenças e Desigualdades na Escola. Campinas, SP: Papirus, 2012a.

CARVALHO, M. P. de. O conceito de gênero no dia a dia da sala de aula. Revista Educação Pública, Cuiabá, v. 21, n. 46, p. 401-412, maio-ago. 2012b.

CARVALHO, M. P. de. Quem é negro, quem é branco: desempenho escolar e classificação racial de alunos. Revista Brasileira de Educação, n. 28, jan.-abr., p. 77-96, 2005.

CARVALHO, M. P. de. Quem são os meninos que fracassam na escola?. Cadernos de Pesquisa, v. 34, n. 121, p. 11- 40, jan./abr. 2004.

CARVALHO, M. P. de. Sucesso e fracasso escolar: uma questão de gênero. Revista Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 29, n.1, p. 185-192, jan.-jun. 2003.

CONNELL, Robert W. “Teaching the boys”. In: CONNELL, Robert W. The men and the boys. Berkeley: UC Press, 2000. p. 148-172.

DUBET, F. As desigualdades multiplicadas. Trad. Sérgio Miola. Ijuí: Unijuí, 2003.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: A Vontade de Saber; trad. Maria Thereza Albuquerque e Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.

MORENO, M. Como se ensina a ser menina: o sexismo na escola. Trad. Ana V. Fuzatto. São Paulo: Moderna; Campinas: UECs, 1999.

SAFFIOTI, H. Gênero, patriarcado e violência. São Paulo: Expressão Popular: Fundação Perseu Abramo, 2015.

SCOTT, J. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade, v. 20, n. 2, jul.-dez. Porto Alegre, p. 71-99, 1995.

Downloads

Publicado

2024-08-29

Como Citar

DE OLIVEIRA, Eliane Alves; FERREIRA, Maria de Fátima de Andrade. RELAÇÕES (DES)IGUAIS DE GÊNERO NA ESCOLA: UMA REALIDADE NUA E CRUA VIVENCIADA PELAS MENINAS E MENINOS NO COTIDIANO ESCOLAR. Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira, [S. l.], p. 700–711, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/sepab/article/view/727. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Trabalhos completos - GT 02 – Etnia, Gênero e Diversidade Sexual