QUESTÕES DE GÊNERO E RAÇA NOS CURRÍCULOS ESCOLARES

Autores

  • Tânia Lúcia dos Santos Souza Southwest Bahia State University image/svg+xml
  • Maria de Fátima de Andrade Ferreira Southwest Bahia State University image/svg+xml

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tânia Lúcia dos Santos Souza, Southwest Bahia State University

Mestranda em Ensino e graduada em História pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Membro da Rede de Pesquisa Discursos, Representações e Violência na Escola (UESB/FAPESB/CNPq).

Maria de Fátima de Andrade Ferreira, Southwest Bahia State University

Pós-Doutorado em Antropologia Social e Doutorado em Educação (UFBA). Professora titular da UESB e coordena a Rede de Pesquisa Discursos, Representações e Violência na Escola (UESB/FAPESB/CNPq).

Referências

ABRAMOVAY, Miriam (Org.). Violências nas escolas. Brasília UNESCO, Coordenação DST/AIDS do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado dos Direitos Humanos do Ministério da Justiça, CNPq, Instituto Ayrton Senna, UNAIDS, Banco Mundial, USAID, Fundação Ford, CONSED, UNDIME, 2002. 400p.

ARANTES, Valéria Amorim. Resolução de Conflitos e Violência de Gênero: trabalhando as desigualdades na escola. Fazendo Gênero 8 - Corpo, Violência e Poder, Florianópolis, agosto de 2008.

AUAD, Daniela. Educar Meninas e Meninos: relações de gênero na escola. São Paulo: Contexto, 2006.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 28 de agosto de 2022.

BRASIL. Lei nº 11.645 de 10 de março de 2008. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 2008. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm Acesso em em 20 de agosto de 2022.

BRASIL, Lei 13.185, Lei de Combate ao Bulliyng nas escolas. Art. 4º Cap IX. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13185.htm Acesso em 20 de agosto de 2022.

BRASIL, Lei nº 14.164 de 10 de junho de 2021. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para incluir conteúdo sobre a prevenção da violência contra a mulher nos currículos da educação básica, e institui a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019- 2022/2021/Lei/L14164.htm Acesso em 20 de agosto de 2022.

CANDAU, Vera Maria. Cultura(s) e Educação: Entre o Crítico e o Pós-crítico. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

CARVALHO, Marília Pinto de (Org.). Diferenças e Desigualdades na Escola. Campinas: São Paulo, 2012. 192 p.

GISI, Maria Lourdes. As Políticas Educacionais e as Violências nas Escolas. In: EYING, Ana Maria. (Org.). Violências nas Escolas: perspectivas históricas e políticas. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, Sexualidade e Educação: Uma perspectiva pós-estruturalista. 16ª ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2014.

MOREIRA, Antônio Flávio: CANDAU, Vera Maria (orgs.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 2. ed. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

QUARESMA, Luisa. Violência escolar e de gênero: vivências e representações sociais discentes. Porto, Revista do Departamento de Sociologia da FLUP, Vol.XX, 2010, p. 351-374.

SACRISTÁN, J. Gimeno. A Construção do Discurso sobre a Diversidade e suas Práticas. In: ALCUDIA, Rosa [et. alli.] Atenção à Diversidade. Porto Alegre: ArtMed, 2002.

SACRISTÁN, J. Gimeno (Org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013.

SILVA, Tomaz Tadeu. Currículo, Conhecimento e Democracia: As lições e as dúvidas de duas décadas. Caderno de Pesquisa, São Paulo, n. 07, p. 59-66, maio de 1990.

SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

WELLER, Vivian; SILVA, Iraci Pereira da. Gênero, Sexualidade e Violência na Escola e na Família: Experiências de Jovens-Mulheres de Planaltina-DF. Fazendo Gênero 8- Corpo, Violência e Poder, Florianópolis, agosto de 2008.

Downloads

Publicado

2024-08-29

Como Citar

SOUZA, Tânia Lúcia dos Santos; FERREIRA, Maria de Fátima de Andrade. QUESTÕES DE GÊNERO E RAÇA NOS CURRÍCULOS ESCOLARES. Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira, [S. l.], p. 688–699, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/sepab/article/view/728. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Trabalhos completos - GT 02 – Etnia, Gênero e Diversidade Sexual