PATRIARCADO NO ESPAÇO PÚBLICO: PORQUE OS CARGOS PÚBLICOS DE COMANDO SÃO EM SUA MAIORIA OCUPADOS POR HOMENS?

Autores

  • Sandy Fernandes Menezes Southwest Bahia State University image/svg+xml
  • Maria de Fátima de Andrade Ferreira Southwest Bahia State University image/svg+xml

Palavras-chave:

patriarcado, poder, dominação masculina, espaço público

Resumo

O presente trabalho busca elucidar que o fenômeno do patriarcado emerge justamente das relações sociais privadas, que advém das famílias, ora, o homem exerce o poder de domínio e comando nos lares na figura de pai e chefe de família, concomitantemente o matrimônio coloca esse macho no mesmo papel. Deste modo, as relações postas na via pública refletem a estrutura social privada. Portanto, faz-se necessário estudar o patriarcado como fenômeno e interpretar a inserção desse domínio do macho no comando social de poder. O estudo do patriarcado conexo as relações de poder, gera um conglomerado de discussões acerca do homem colonizador branco e sua ocupação dos cargos públicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandy Fernandes Menezes, Southwest Bahia State University

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) ; Mestranda no Programa de Pós Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade - bolsista (FAPESB), Graduada em Direito (FAINOR); Membro da a Rede de Pesquisa Discursos, Representações e Violência na Escola (UESB/FAPESB/CNPq).

Maria de Fátima de Andrade Ferreira, Southwest Bahia State University

Pós-Doutorado em Antropologia Social e Doutorado em Educação (UFBA). Professora pleno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, do Programa de Pós-Graduação Doutorado em Ensino (RENOEN), Mestrado em Ensino (PPGEN), Mestrado em Relações Étnicas e Contemporaneidade (PPGREC) e curso de graduação em Pedagogia. Coordena a Rede de Pesquisa Discursos, Representações e Violência na Escola (UESB/FAPESB/CNPq).

Referências

ALMEIDA, Jane. As relações de poder nas desigualdades de gênero na educação e na sociedade. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós- graduação Em Educação Da UCDB, n. 31, 2011. Disponível em < https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/132 > Acesso em 27 de out. 2023.

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Tradução: Maria Helena Kuhner 11ª edição. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.

CACHAPUZ, Rozane. Da família patriarcal à familia contemporânea. Revista Jurídica Cesumar, v. 4, n.1, p.69-77, Maringá, 2004. Disponível em < https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revjuridica/article/view/364 > Acesso em 25 de out. 2023.

COELHO, Virginia et al. REFLEXÕES SOBRE A VIOLÊNCIA: poder e dominação nas relações sociais de sexo. R. Pol. Públ., São Luís, v. 18, n. 2, p. 471-479, jul./dez. 2014. Disponível em < https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=321133267011 > Acesso em 24 de out. 2023.

DA SILVA, Salete María. Supremacia masculina nos partidos políticos: Violência política simbólica contra as mulheres? REV. IGAL, n. 1,p. 65-79, 2022. Disponível em < https://www.revistaiusgenero.com/index.php/igal/article/view/10/8 > Acesso em 27 de out. 2023.

DAVIS, Angela. Mulher, Raça e Classe. 1ª edição. Boitempo. São Paulo, 2016.

ENGELS, Friedrich. A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado. 9ª edição. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira S.A, 1984.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 8. ed. Tradução: Roberto Machado, Rio de Janeiro: Graal, 1989

LEVY, Darlene Gay; APPLEWHITE, Harriet Branson; JOHNSON, Mary Durham. Women in Revolutionary Paris, 1789-95. Urbana: University of Illinois Press, 1979

PATEMAN, Carole. The Disorder of Women. Stanford University Press, CA, 1989.

SAFFIOTI, HELEIETH. A mulher na sociedade de classes. 3ª edição. São Paulo: Expressão Popular, 2013.

SAFFIOTI, HELEIETH. Gênero patriarcado violência. 2ª edição. São Paulo: Expressão Popular, 2015.

SAFFIOTI, HELEIETH. O poder do macho. 11ª edição. São Paulo: Moderna, 1987.

SCOTT, Joan. O enigma da igualdade. Estudos Feministas, Florianópolis. n. 216, janeiro-abril/2005. Disponível em < https://www.scielo.br/j/re f/a/H5r Jm7gXQR9zdTJPBf4qRTy/?format=pdf&lang=pt > Acesso em: 24 de out. 2023.

Downloads

Publicado

2024-08-29

Como Citar

MENEZES, Sandy Fernandes; FERREIRA, Maria de Fátima de Andrade. PATRIARCADO NO ESPAÇO PÚBLICO: PORQUE OS CARGOS PÚBLICOS DE COMANDO SÃO EM SUA MAIORIA OCUPADOS POR HOMENS?. Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira, [S. l.], p. 679–687, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/sepab/article/view/743. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Trabalhos completos - GT 02 – Etnia, Gênero e Diversidade Sexual