A REINVENÇÃO DO GÊNERO E SEXUALIDADE NOS TERREIROS DE CANDOMBLÉ

Autores

Palavras-chave:

Candomblé, Gênero, Sexualidade

Resumo

O Candomblé é uma religião afro-brasileira que surgiu em meados do século XVIII, resistindo às condições de vida diaspóricas, preservando e adaptando um sistema simbólico dos povos africanos em meio ao processo de colonização português, que impôs aos povos indígenas e africanos a exploração e violação de seus corpos por meio do trabalho escravo. Estando estes povos inseridos em uma dinâmica de vida distinta ao modelo europeu/ocidental foi necessário reelaborar suas crenças e valores como forma de sobrevivência no novo mundo. As questões de parentesco, gênero e sexualidade sempre integraram o cotidiano das diferentes etnias em África, logo, também orientavam o sistema simbólico religioso, inserindo em seus ritos as hierarquias e valores ancestrais. Desta forma, tínhamos como objetivo compreender como foi constituído as noções de gênero e sexualidade nos terreiros de Candomblé, percebendo os papéis e funções interseccionados ao gênero e a sexualidade, por meio de uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico, que mergulhou nos estudos e análises de Carneiro (1978), Mott (1999), Teixeira (2000), Segato (2000), Landes (2002), Oyěwùmí (2004), Birman (2005), Bento (2017), Jesus (2019), Dias (2020), Fernandes e Vieira (2023) e entre outros. Com base nestes estudos, notou-se que as noções de gênero e sexualidade nos terreiros não estão desassociadas da visão dominante e hegemônica da sociedade ampla, todavia, percebeu-se arranjos e adaptações no que tange a questão de gênero e sexualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Inara da Silva Santos, Southwest Bahia State University

Estudante de Graduação 7º. semestre do Curso de Comunicação Social da UESC, email:  issantos.cos@uesc.br

Valéria Amim, Universidade Estadual de Santa Cruz

Orientadora do trabalho. Professora do Curso de Comunicação Social da UESC, email: vamim@uesc.br

Referências

BASTIDE, Roger. O Candomblé da Bahia: rito nagô. Tradução de Maria Isaura Pereira de Queiroz. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

BENTO, Berenice. Transviad@s: gênero, sexualidade e direitos humanos / Berenice Bento. - Salvador: EDUFBA, 2017.

BIRMAN, Patrícia. Relações de gênero, possessão e sexualidade. Tese de doutorado Rio de Janeiro, PPGAS Museu Nacional, 1988.

BIRMAN, Patrícia. Tramas e Transes: sexo e gênero nos cultos afro-brasileiros, um sobrevôo. 2005. Estudos feministas, Florianópolis, p.403-414, maio/ago. 2005.

DIAS, Claudenilson da Silva. Identidades Trans em Candomblés: entre aceitações e rejeições.Salvador, BA: Editora Devires, 2020.

FERNANDES, Alexandre; VIEIRA, Leonardo. Desaquendar toda tradição: corpas dissidentes de gênero em terreiros de candomblé. In: Marcos Souza; Maria Ferreira (orgs). Tendências e Perspectivas nos Estudos Sobre as Relações Étnicas e suas Interfaces. 1. ed. Curitiba: Appris, 2023. p. 59 - 73.

LANDES, Ruth. A cidade das mulheres. Tradução de Maria Lúcia do Eirado Silva; Revisão e notas de Edson Carneiro. 2 ed. Ver. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2002.

OLIVEIRA, Eduardo David de. A epistemologia da ancestralidade. Revista Entrelugares – Revista de Sociopoética e abordagens afins, ISSN 1984-1787, 2009 – Disponível: http://www.entrelugares.ufc.br/phocadownload/eduardo-resumo.pdf. Acesso em 09 de outubro de 2023.

RODRIGUES, Nina. Os Africanos no Brasil. 8. ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2004.

SEGATO, Rita Laura. Inventando a natureza: família, sexo e gênero no Xangô do Recife. In: Carlos Eugênio Marcondes Moura (org). Candomblé: religião do corpo e da alma: tipos psicológicos nas religiões afro-brasileiras. 1. ed. Rio de Janeiro: Pallas, 2000. p. 45 - 102.

TEIXEIRA, Maria Lina Leão. Lorogun – identidades sexuais e poder no Candomblé. In:Carlos Eugenio Marcondes de Moura (Org.). Candomblé: religião do corpo e da alma: tipos psicológicos nas religiões afro-brasileiras. 1. ed. Rio de Janeiro: Pallas, 2000. p. 196 - 225.

Downloads

Publicado

2024-08-29

Como Citar

SANTOS, Inara da Silva; AMIM, Valéria. A REINVENÇÃO DO GÊNERO E SEXUALIDADE NOS TERREIROS DE CANDOMBLÉ. Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira, [S. l.], p. 533–544, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/sepab/article/view/757. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Trabalhos completos - GT 02 – Etnia, Gênero e Diversidade Sexual