HISTÓRIA DE VIDA DOS MORADORES DO PAU FERRO: REFLEXÕES INICIAIS
Palavras-chave:
História, Identidade, MemóriasResumo
O presente estudo tem por objetivo registrar as histórias de vida de moradores antigos do bairro, no sentido de promover a história contada pelos próprios moradores. A realização desta investigação científica foi elaborada a partir da pesquisa qualitativa, que visou o levantamento de informações para obter conhecimento existente sobreo tema abordado. O resultado da análise de dados evidenciou que as declarações dos participantes ilustram a diversidade de identidade racial, revelando como a percepção da cor varia entre indivíduos, influenciada por experiências pessoais, contexto social e autoaceitação. Da mesma forma, as diferentes origens geográficas evidenciadas nos relatos destacam uma comunidade formada por pessoas de localidades distintas, ressaltando a riqueza da heterogeneidade cultural nesse contexto. Conclui-se que ambas as narrativas enfatizam a importância das relações sociais e das brincadeiras na formação das memórias de infância do Pau Ferro, evidenciando a coesão da comunidade e a diversidade das interações familiares e sociais na construção das identidades individuais.
Downloads
Referências
BOSI, E. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 15 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
FURTADO, M. B; P., SUCUPIRA, R. L; ALVES, C. B.; Cultura, identidad y subjetividad quilombola: una lectura a partir de la psicología cultural. Psicologia & Sociedade [online]. 2014, v. 26, n. 1, pp. 106-115.. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-71822014000100012 Acesso em: 31 jul 2023.
MINAYO, M. C. S.; DESLANDES, S. F . Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 25. ed. rev. atual. Petrópolis: Vozes, 2007. 108p.
HAAL, Stuart. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. SILVA, Tomaz T. (org.), HALL, Stuart, WOODWARD, Kathryn. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.