NEGRASRESFERENCIAS EM DANÇA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM ESTUDO DAS RELAÇÕES ÉTNICAS

Autores

Palavras-chave:

Etnicidades, Negrasreferências, Relações Étnicas, Dança

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo investigar as relações entre diferentes etnicidades numa perspectiva afro referenciada, com as  Negrasreferências em dança em um estudo e pesquisa em dança.  Com isso, utilizando a categoria negrasresferenciadas ancorado nos estudos de Leda Maria Martins, buscaremos neste trabalho abordar como se deu o entendimento e concepção dessa noção, apresentando também a trajetória e experiências de dois processos em dança que possibilitou as participantes a compreensão e o despertar de uma pertença racial, de uma  consciência étnica e referenciada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arianna Ramos dos Santos, Southwest Bahia State University

Mulher Negra, Candomblecista, Professora, Coreógrafa, Pesquisadora e Artista. Graduada em Licenciatura em Dança pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) Mestranda em Relações Étnicas e Contemporaneidade - PPGREC. Email: ariannaramos823@gmail.com

Marise de Santana, Southwest Bahia State University

Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia Olga Meting. Concluiu mestrado em pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professora nível Pleno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Professora do quadro permanente do Programa Stricto Sensu em Relações Étnicas e Contemporaneidade e do Curso de Pós Graduação em Antropologia Com Ênfase em Culturas Afro-brasileiras do ODEERE/UESB. Na UEFS- Universidade Estadual de Feira de Santana é Professora do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em "Desenho, Cultura e Interatividade". Email: nabia1960@gmail.com

Referências

GOMES Nilma L; SILVA, Petronilha B. O desafio da diversidade. In. Experiências étnico-culturais para a formação de professores/ Organizado por Nilma Lino Gomes e Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva -3. ed. 1. reimp. - Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

MARTINS, Leda Maria. Afrografias da memória: o reinado do rosário do jatobá. São Paulo: Perspectiva, 1997.

MARTINS, Leda Maria. Instituto Hemisférico de Performance e Política, produtor; NYU TV and. Média, cinegrafista. Performance do tempo espiralar. 2003. Disponível em: https://hemisphericinstitute.org/pt/hidvl-presentations/hidvl-presentations1/enc2003-leda- martins1.htm.

OLIVEIRA, Vânia Silva. Ara-Ítan: a dança de uma rainha, de um carnaval e de uma mulher. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal da Bahia, Escola de Dança da UFBA. Salvador -BA, 2016.

Permínio de Queiroz Souza, J. Jesus de Santana, J. V. de Santana, M., & Souza Pinto, D. C. (2021). Corpo, dança e etnicidade: um estudo sobre o grupo de dança GEPA em Ilhéus-ba. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(1), 435–459. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4320 .

RAMOS, Jarbas Siqueira. O corpo-encruzilhada como experiência performativa no ritual congadeiro. In: Revista Brasileira de Estudos da Presença. v. 7, nº 2, 2017. p. 296-315.

Downloads

Publicado

2024-08-29

Como Citar

SANTOS, Arianna Ramos dos; DE SANTANA, Marise. NEGRASRESFERENCIAS EM DANÇA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM ESTUDO DAS RELAÇÕES ÉTNICAS. Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira, [S. l.], p. 325–332, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/sepab/article/view/817. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Trabalhos completos - GT 01 - Etnicidade, Memória e Educação