OS BRASIS E A LINGUAGEM: A ORALIDADE ENQUANTO FONTE DE PRESERVAÇÃO NO SERTÃO NORDESTINO

Autores

Resumo

O presente estudo busca elucidar o exercício do pensamento no que se refere as relações políticas, econômicas, sociais e culturais que caracterizam a formação do sertão nordestino, destacando o papel da cultura negra, na construção de uma pluralidade de hábitos e crenças. Em relação a consolidação de práticas educacionais que ultrapassam o ambiente de sala de aula, é importante evidenciar, os processos histórico-sociais que caracterizam determinadas regiões; reconhecendo a diversidade linguística no Brasil colonial e sua influência sobre o português, destacamos neste estudo, a oralidade e consequentemente a literatura oral. É relevante compreender, que o meio em que se vive, corrobora diretamente para a formação dos indivíduos enquanto sujeitos ativos no mundo. Dessa maneira, entender a formação do dos sertões nordestinos e  a participação ativa dos negros e indígenas neste processo, desnuda todo o processo de miscigenação que, relacionado ao ideário da educação popular, contribui para a sistematização de um arcabouço antropológico, que se dilui no regionalismo, nos processos de ensino-aprendizagem bem como nas práticas coletivas e individuais de cada comunidade.

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Biografia do Autor

Letícia Cruz Silva, Southwest Bahia State University

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Vitória da Conquista. Brasil. Email: leticiacruz3074@gmail.com

Cecília Costa Benevides, Southwest Bahia State University

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Vitória da Conquista. Brasil.

Referências

PALUMBO, D. J. Public policy in America: government in action. 2. ed. San Diego: Harcourt Brace & Company, 1994. p. 8-29.

MOURA, Clóvis. Escravismo, colonialismo, imperialismo e racismo. Afro-Ásia, 14 - 1983.

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Publicado

2024-08-29

Como Citar

SILVA, Letícia Cruz; BENEVIDES, Cecília Costa. OS BRASIS E A LINGUAGEM: A ORALIDADE ENQUANTO FONTE DE PRESERVAÇÃO NO SERTÃO NORDESTINO. Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira, [S. l.], p. 361–368, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/sepab/article/view/818. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Trabalhos completos - GT 01 - Etnicidade, Memória e Educação