A ANÁLISE DO DISCURSO FOUCAULTIANA NA METODOLOGIA DE PESQUISA EDUCACIONAL
Palavras-chave:
Análise do Discurso, Foucault, MetodologiaResumo
Os discursos são objetos de estudos na pesquisa científica e os caminhos para a sua análise podem ser encontrados nas discussões de diferentes autores, como Gramsci, Pêcheux, Ducrot e Foucault. O objetivo deste trabalho foi apontar caminhos para a Análise do
Discurso (AD) na perspectiva foucaultiana e a sua contribuição para a pesquisa educacional. Realizou-se um breve levantamento de artigos no Google Acadêmico com os descritores discurso, Foucault e educação.
Downloads
Referências
ALVES, Thiago et al. Análise do discurso e Michel Foucault: caminhos para a pesquisa em educação. Perspectivas em Diálogo, Naviraí, v. 9, n. 21, p. 151-164, set./dez. 2022.
FISCHER, Rosa. Foucault e a análise do discurso em educação. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), São Paulo, v. 114, 2001.
GARRÉ, Bárbaras; VIEIRA, Ana. Mobilizando ferramentas conceituais da análise do discurso em Michel Foucault. Revista Contrapontos, v. 21, Itajaí (SC), 2021.
VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.
PASSOS, Izabel. A análise Foucaultiana do discurso e sua utilização em pesquisa etnográfica. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v.35, 2019.
SILVA, Júnior.; ARAÚJO, Alcemar. A metodologia de pesquisa em análise do discurso. Revista de Crítica Cultural, v. 5, n. 1, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Semana de Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.