IMPACTO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O PROFESSOR E O TRABALHO DO PROFESSOR NO TRABALHO COM OBRAS LITERÁRIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL 2

Autores

  • Larissa Felicidades dos Santos Southwest Bahia State University image/svg+xml

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular orienta, aos professores de Língua Portuguesa do ensino fundamental 2 (Doravante EF2), um trabalho com textos literários que propicie ao aluno, por meio da fruição e do reconhecimento de obras literárias, condições de
construção de um repertório literário. Dentre os percalços que comprometem o desenvolvimento de um trabalho eficaz em sala de aula, as (auto)representações sobre o professor e o trabalho do professor, certamente, ocupam um lugar de destaque.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Felicidades dos Santos, Southwest Bahia State University

Mestranda do Programa de Mestrado em Letras: Cultura, Educação e Linguagens.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Publicação.

Brasília: MEC, 2016. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/BNCC_publicação Acesso em: 20 de jan. 2023.

CLOT, Y. Trabalho e poder de agir. Fabrefactum: Belo Horizonte. 2010. 342 p.

COSSON, R. Letramento Literário: Teoria e Prática. 2ª Ed. Contexto: São Paulo, 2014.

MODL, Fernanda de Castro. Interação didática: apontamentos (inter)culturais sobre o uso da palavra e a formação do sujeito aluno. Revista Scripta, v. 19, 2015, p. 117-149.

MODL, Fernanda de Castro; RIBEIRO, Pollyanne Bicalho. (Re)construção identitária em movimentos de referenciação: representações sociais sobre o professor na formação inicial. Nonada: letras em revista, v. n.24, 2015b, p. 61-82.

ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios & procedimentos. 10. ed. Campinas, SP: Pontes, 2012. 100 p

Downloads

Publicado

2024-03-08

Como Citar

DOS SANTOS, Larissa Felicidades. IMPACTO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O PROFESSOR E O TRABALHO DO PROFESSOR NO TRABALHO COM OBRAS LITERÁRIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL 2. Semana de Pedagogia, [S. l.], v. 1, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/seped/article/view/200. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

GRUPO TEMÁTICO 08: LINGUAGEM, TRABALHO E ENUNCIADO