EU, PROFESSOR: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DIDÁTICO-DISCURSIVA DOCENTE A PARTIR DO GARIMPO TEXTUAL

Autores

  • Amanda Bonfim Silva Southwest Bahia State University image/svg+xml
  • Arthur Neves Sousa Pereira Pereira Southwest Bahia State University image/svg+xml
  • Caroline Moreno Botelho Pereira Southwest Bahia State University image/svg+xml
  • Fernanda de Castro Modl Southwest Bahia State University image/svg+xml

Palavras-chave:

Garimpo Textual, Linguística Aplicada, Processos de subjetivação na formação docente

Resumo

A indagação “eu, professor?” parte do pressuposto de que a identidade profissional é uma construção didático-discursiva de cada docente a partir de experiências, vivências e representações (intra)(inter)subjetivas. A dimensão intrassubjetiva vincula-se ao modo como cada sujeito sente, representa e atualiza discursos profissionais, bem como outros regramentos da, na e para a profissão, tendo em vista projeções ou ações em sua atuação no contexto escolar. Nessa senda, tal processo acopla o processo de escolhas de didatização para o (re)trabalho na (e para a) sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Bonfim Silva, Southwest Bahia State University

Licencianda em Letras Modernas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus Vitória da Conquista, Voluntária LaGaTT (Proex-UESB) e Bolsista de Iniciação Científica (FAPESB-UESB).

Arthur Neves Sousa Pereira Pereira, Southwest Bahia State University

Licenciando em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus Vitória da Conquista, Voluntário LaGaTT (Proex-UESB) e Bolsista de Iniciação Científica (FAPESB-UESB)

Caroline Moreno Botelho Pereira, Southwest Bahia State University

3 Licencianda em Letras Modernas, Bolsista LaGaTT (Proex-UESB) e Voluntária de Iniciação Científica (Pibic-UESB).

Fernanda de Castro Modl, Southwest Bahia State University

Coordenadora do Programa LaGaTT (Proex-UESB) e Professora Titular B (DELL AMPE-UESB).

Referências

BAKHTIN, M.M. (1950). Estética da Criação Verbal. Introdução e tradução do russo: Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BRAIT, B. (Org.). Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2005.

CLOT, Y. Trabalho e poder de agir. Tradução: Guilherme João de Freitas Teixeira e Marlene Machado Zica Vianna. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010. 368 p. Título original: Travail et pouvoir d'agir.

Downloads

Publicado

2024-03-08

Como Citar

SILVA, Amanda Bonfim; PEREIRA, Arthur Neves Sousa Pereira; PEREIRA, Caroline Moreno Botelho; MODL, Fernanda de Castro. EU, PROFESSOR: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DIDÁTICO-DISCURSIVA DOCENTE A PARTIR DO GARIMPO TEXTUAL. Semana de Pedagogia, [S. l.], v. 1, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/seped/article/view/204. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

GRUPO TEMÁTICO 08: LINGUAGEM, TRABALHO E ENUNCIADO