EU, PROFESSOR: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DIDÁTICO-DISCURSIVA DOCENTE A PARTIR DO GARIMPO TEXTUAL
Palavras-chave:
Garimpo Textual, Linguística Aplicada, Processos de subjetivação na formação docenteResumo
A indagação “eu, professor?” parte do pressuposto de que a identidade profissional é uma construção didático-discursiva de cada docente a partir de experiências, vivências e representações (intra)(inter)subjetivas. A dimensão intrassubjetiva vincula-se ao modo como cada sujeito sente, representa e atualiza discursos profissionais, bem como outros regramentos da, na e para a profissão, tendo em vista projeções ou ações em sua atuação no contexto escolar. Nessa senda, tal processo acopla o processo de escolhas de didatização para o (re)trabalho na (e para a) sala de aula.
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Referências
BAKHTIN, M.M. (1950). Estética da Criação Verbal. Introdução e tradução do russo: Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BRAIT, B. (Org.). Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2005.
CLOT, Y. Trabalho e poder de agir. Tradução: Guilherme João de Freitas Teixeira e Marlene Machado Zica Vianna. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010. 368 p. Título original: Travail et pouvoir d'agir.
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