CLOSE E A IDENTIDADE SEXUAL EM PAUTA: O CINEMA COMO DISPOSITIVO DE SUBJETIVAÇÃO E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
Palavras-chave:
cinema, gênero, subjetividadeResumo
Esse trabalho objetiva promover uma reflexão e fomentar discussões acerca do potencial criador do cinema enquanto dispositivo de subjetivação e formação de identidade, considerando que o audiovisual pode vir a ser uma importante ferramenta pedagógica na
promoção de debates relacionados a questões de gênero e sexualidade no ambiente escolar. Leva-se em consideração, aqui, as dificuldades operacionais em discutir tópicos como sexualidade e gênero por escolas de todo o Brasil, dadas as resistências por parte
da população quanto aos assuntos, descritos como “ideológicos”, além do claro embate com visões religiosas, conservadoras e puritanas.
Downloads
Referências
CRUZ, E. P. da; LOHR, S. S. O cinema como instrumento na Educação da Afetividade: um convite à reflexão e à humanização (2008). Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1425-8.pdf.
CARVALHO, P.R. de; PASSINI, P. M.; BADUY, R. S. Cinema e psicologia: dos processos de subjetivação na contemporaneidade. Psicologia em Estudo, v. 20, n. 3, p. 389-398, 2015. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2871/287145646006.pdf.
Close. Direção: Lukas Dhont. Produção: Michiel Dhont. A24, 2022. 105 min, cor
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Semana de Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.