CLOSE E A IDENTIDADE SEXUAL EM PAUTA: O CINEMA COMO DISPOSITIVO DE SUBJETIVAÇÃO E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

Autores

Palavras-chave:

cinema, gênero, subjetividade

Resumo

Esse trabalho objetiva promover uma reflexão e fomentar discussões acerca do potencial criador do cinema enquanto dispositivo de subjetivação e formação de identidade, considerando que o audiovisual pode vir a ser uma importante ferramenta pedagógica na
promoção de debates relacionados a questões de gênero e sexualidade no ambiente escolar. Leva-se em consideração, aqui, as dificuldades operacionais em discutir tópicos como sexualidade e gênero por escolas de todo o Brasil, dadas as resistências por parte
da população quanto aos assuntos, descritos como “ideológicos”, além do claro embate com visões religiosas, conservadoras e puritanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcus Henrique Pereira Melo, Southwest Bahia State University

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). E-mail: marcushenrique1822@gmail.com

Antônio Moraes Ferreira, Southwest Bahia State University

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). E-mail: amoraes2000f@gmail.com

Referências

CRUZ, E. P. da; LOHR, S. S. O cinema como instrumento na Educação da Afetividade: um convite à reflexão e à humanização (2008). Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1425-8.pdf.

CARVALHO, P.R. de; PASSINI, P. M.; BADUY, R. S. Cinema e psicologia: dos processos de subjetivação na contemporaneidade. Psicologia em Estudo, v. 20, n. 3, p. 389-398, 2015. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2871/287145646006.pdf.

Close. Direção: Lukas Dhont. Produção: Michiel Dhont. A24, 2022. 105 min, cor

Downloads

Publicado

2024-03-08

Como Citar

MELO, Marcus Henrique Pereira; FERREIRA, Antônio Moraes. CLOSE E A IDENTIDADE SEXUAL EM PAUTA: O CINEMA COMO DISPOSITIVO DE SUBJETIVAÇÃO E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA. Semana de Pedagogia, [S. l.], v. 1, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/seped/article/view/205. Acesso em: 2 dez. 2024.

Edição

Seção

GRUPO TEMÁTICO 09: IDENTIDADES, DIFERENÇAS E GÊNERO - A DIVERSIDADE EM PAUTA NO ÂMBITO ESCOLAR