LITERATURA INFANTIL E LETRAMENTO ÉTNICO-RACIAL: AÇÕES DE INTERVENÇÃO PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

Autores

Palavras-chave:

Diversidade, Escolas, Educação antirracista, Identidades, Letramento étnico- racial

Resumo

O objetivo desta comunicação é discutir ações que podem colaborar na abordagem de questões étnico-raciais na escola. Pressupõe-se que, apesar da obrigatoriedade do estudo da história das culturas afro-brasileiras e indígenas em todos os níveis de ensino, seu trato
é ainda limitante e estereotipante, o que potencializa a invisibilidade desses grupos e a reprodução de preconceitos e estigmas. Para desconstruir essa forma de abordagem, é necessário adotar práticas capazes de romper com o determinismo racista e historicista e
valorizar a diversidade cultural e étnica presente no contexto brasileiro e, no sistema educacional desde a educação infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joyce Santos Morais, Southwest Bahia State University

Discente do curso de Pedagogia na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus Jequié. Lattes:
7246749616452634 E-mail: 202020700@uesb.edu.br

Claudia de Faria Barbosa, Southwest Bahia State University

Orientadora do trabalho, realizado na disciplina Investigação da Cultura Escolar I. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2168813017315763 E-mail:claudia.faria@uesb.edu.br

Referências

BRASIL. Lei 10.639. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em 11 março 2023.

BRASIL. Lei 11.545. Disponível em: https://etnicoracial.mec.gov.br/images/pdf/lei_11645_100308.pdf Acesso em 11 março 2022.

MUNANGA, Kabengele. Superando o Racismo na Escola. 2 ed. Brasília: MEC/SECAD, 2005.

NOGUEIRA, Rainá. Coleção Anapiã – História Fundamental –Anos Iniciais - Volume 5º ano PROFESSOR. 1º Edição, São Paulo, 2017.

SILVA, Ana Célia da. A desconstrução da discriminação no livro didático. Superando o Racismo na escola. 2. Ed. Brasília: Secad, 2005. p. 7-204.

Downloads

Publicado

2024-03-08

Como Citar

MORAIS, Joyce Santos; BARBOSA, Claudia de Faria. LITERATURA INFANTIL E LETRAMENTO ÉTNICO-RACIAL: AÇÕES DE INTERVENÇÃO PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA. Semana de Pedagogia, [S. l.], v. 1, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/seped/article/view/206. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

GRUPO TEMÁTICO 09: IDENTIDADES, DIFERENÇAS E GÊNERO - A DIVERSIDADE EM PAUTA NO ÂMBITO ESCOLAR