ALEXANDRA KOLONTAI: UM CAMINHO PARA ABORDAGEM DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

Palavras-chave:

Alexandra Kolontai, Educação de gênero, Luta de classes

Resumo

A pesquisa pretende discutir a viabilidade de metodologias para introdução do estudo de gênero na educação básica, destacando a possibilidade de fazê-lo a partir dos fatos e dos conhecimentos históricos gerados em torno das lutas fomentadas pela classe trabalhadora, que, por sua vez, levantaram outras pautas sociais importantes, dentre elas, a superação da opressão feminina. Nessa perspectiva, a pesquisa se fundamentará em torno do pensamento da autora russa Alexandra Kolontai (1872 -1952) cujo cenário de vida contracenou com importantes transições sociais e políticas para classe trabalhadora, e, para as mulheres.

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Biografia do Autor

Denise Santana Maia, Southwest Bahia State University

Bacharel em Direito (2012). Licenciada em Filosofia (2014). Especialista em Filosofia da Natureza (2019). Mestre em Memória, Linguagem e Sociedade (2017). Graduanda de Pedagogia. E-mail: monitoria.academiica@gmail.com

Referências

KOLLONTAI, Alexandra. A nova mulher e a moral sexual. Editora Expressão Popular: São Paulo, 2011.

KOLLONTAI, Alexandra. Autobiografía de uma mujer emancipada. Trad. Elena Herrero e Juan del Solar. 3. Ed. Editorial Fontamara: Barcelona, 1978

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Publicado

2024-03-08

Como Citar

MAIA, Denise Santana. ALEXANDRA KOLONTAI: UM CAMINHO PARA ABORDAGEM DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO BÁSICA . Semana de Pedagogia, [S. l.], v. 1, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/seped/article/view/210. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

GRUPO TEMÁTICO 09: IDENTIDADES, DIFERENÇAS E GÊNERO - A DIVERSIDADE EM PAUTA NO ÂMBITO ESCOLAR