AS NOÇÕES DE GÊNERO E O FEMINISMO NEGRO

Autores

  • Maria Luíza Amaral de Jesus Andrade Southwest Bahia State University image/svg+xml

Palavras-chave:

Feminismo negro, Gênero, Movimentos sociais

Resumo

Os conceitos surgem através de problemas no caso do conceito da noção de gênero se foi dado diante das disparidades entre o sexo masculino e feminino, opressão das mulheres, da dominação e assim, considerado um problema social. Tudo isso era explicado
ideologicamente pela superioridade (física, intelectual e moral) dos homens. O conceito de gênero propõe a causa da desigualdade sendo social, cultural e não somente biológica e natural. Assim, compreendido como uma construção histórica, sociocultural e educacional de noções de feminilidade e masculinidade, internalizada na diferença sexual, o conceito de gênero vem sendo elaborado pela teoria feminista visando romper com as disparidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Luíza Amaral de Jesus Andrade, Southwest Bahia State University

Discente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. E-mail: 201920252@uesb.edu.br

Referências

Cartilha – Feminismo Negro/ Andressa Gomes, Daniele Gomes, Jennifer Rocha e Maria Luíza Amaral;

CARNEIRO, Sueli. Enegrecer o feminismo: a situação da mulher negra na América Latina a partir de uma perspectiva de gênero. Racismos contemporâneos. Rio de Janeiro: Takano Editora, v. 49, 2003.

HOOKS , bell. E eu não sou uma mulher?: mulheres negras e feminismo / Bell hooks; trad. Bhuvi Libanio. – 6ª ed. –Rio de Janeiro: Rosados Tempos, 2020

Downloads

Publicado

2024-03-08

Como Citar

ANDRADE, Maria Luíza Amaral de Jesus. AS NOÇÕES DE GÊNERO E O FEMINISMO NEGRO. Semana de Pedagogia, [S. l.], v. 1, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/seped/article/view/211. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

GRUPO TEMÁTICO 09: IDENTIDADES, DIFERENÇAS E GÊNERO - A DIVERSIDADE EM PAUTA NO ÂMBITO ESCOLAR