O PROJETO DE LEI ESCOLA SEM PARTIDO E A SUA INTERFERÊNCIA NO COMPONENTE CURRICULAR DE SOCIOLOGIA NA BASE NACIONAL

Autores

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  • José Miranda Oliveira Júnior Southwest Bahia State University image/svg+xml

Palavras-chave:

Currículo, Educação, Escola sem partido, Ideologia de gênero

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que define o que os alunos devem aprender e as habilidades que devem ser desenvolvidas ao longo de sua formação escolar. A nova versão da BNCC de 2018 retirou as palavras gênero, sexualidade e diversidade de suas diretrizes, o que gerou controvérsias e críticas. Especialistas argumentam que a discussão sobre esses temas é fundamental para a formação de cidadãos conscientes e capazes de respeitar a diversidade e os direitos humanos. A retirada dessas palavras pode afetar a elaboração de políticas públicas para a promoção da igualdade de gênero e diversidade sexual, além de combater a discriminação e violência contra a comunidade LGBTQIA+.

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Biografia do Autor

Osmiro de Souza Silva Júnior, Southwest Bahia State University

Graduando do curso de Ciências Socias da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Endereço eletrônico: osmirods26@gmail.com

José Miranda Oliveira Júnior, Southwest Bahia State University

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Endereço eletrônico: jose.junior@uesb.edu.br

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Trad. Roberto Machado. 19. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2004.

MATTOS, A. R. Discursos ultraconservadores e o truque da "ideologia de gênero": gênero e sexualidades em disputa na educação. Rev. psicol. polít., São Paulo, v. 18, n. 43, p. 573-586, dez. 2018.

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Publicado

2024-03-08

Como Citar

SILVA JÚNIOR, Osmiro de Souza; OLIVEIRA JÚNIOR, José Miranda. O PROJETO DE LEI ESCOLA SEM PARTIDO E A SUA INTERFERÊNCIA NO COMPONENTE CURRICULAR DE SOCIOLOGIA NA BASE NACIONAL . Semana de Pedagogia, [S. l.], v. 1, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/seped/article/view/212. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

GRUPO TEMÁTICO 09: IDENTIDADES, DIFERENÇAS E GÊNERO - A DIVERSIDADE EM PAUTA NO ÂMBITO ESCOLAR