A PLURALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM POÇÕES-BA: DA BNCC À PRÁTICA EDUCATIVA

Autores

Palavras-chave:

Pluralismo na educação, BNCC, Prática docente

Resumo

Este trabalho busca discutir nos anos iniciais de ensino as temáticas sociais que englobam a concepção de diversidade presente na sociedade contemporânea, tendo como premissa a finalidade social da escola e levando em consideração sua constituição estrutural. Nesse sentido, aqui se considera a Base Nacional Curricular (BNCC, 2018), instituída pelo MEC, como marco que estabelece diretrizes obrigatórias para o desenvolvimento plural de habilidades e competências por meio dos conteúdos curriculares ministrados na educação básica, ou seja, com enfoque no protagonismo da diversidade cultural, étnica e racial no cotidiano escolar.

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Biografia do Autor

Maiara Oliveira Bastos, Southwest Bahia State University

Graduanda do segundo semestre de Pedagogia no Centro Universitário Maurício de Nassau
(UNINASSAU). E-mail: maiarabastos26941@gmail.com

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Libertação em Paulo Freire. 4. ed. Paz e Terra. São Paulo,2021.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 33.ª ed. revisada. Campinas: Autores Associados, 2000

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Publicado

2024-03-08

Como Citar

BASTOS, Maiara Oliveira. A PLURALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM POÇÕES-BA: DA BNCC À PRÁTICA EDUCATIVA. Semana de Pedagogia, [S. l.], v. 1, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/seped/article/view/215. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

GRUPO TEMÁTICO 10: POLÍTICA EDUCACIONAL, TRABALHO E FORMAÇÃO HUMANA