O CAPITALISMO DE PLATAFORMA E NOVA COLONIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA
Palavras-chave:
Capitalismo de Plataforma, Políticas Públicas, Tecnologia DigitalResumo
O avanço exponencial das plataformas web e sua acentuada inserção nas dinâmicas sociais têm afetado diretamente a educação pública. Esse cenário foi um mobilizador para objetivarmos, neste trabalho, uma análise sobre os riscos aos quais a educação pública brasileira vem sendo exposta perante os interesses das empresas privadas por meio de suas plataformas digitais. A metodologia utilizada foi qualitativa, a partir da revisão de literatura (Cellard, 2008), uma vez que oportuniza uma compreensão teórica do tema investigado por meio de documentos diversos. Nesse sentido, recorremos, principalmente, à bibliografia atualizada sobre o Capitalismo de Vigilância e as Plataformas Digitais, com Zuboff (2018), Srnieck (2017) Pretto et. Al (2021). Como resultados parciais, verificamos: a necessidade de se pensar a educação pública para além da utilização de plataformas digitais, que além de não solucionarem o problema crítico da educação, que se trata do acesso à tecnologia na escola, ainda promovem na educação
pública uma nova colonização da educação cujo mercado são os dados sobre o comportamento e os perfis dos integrantes do corpo educacional, como alunos e professores.
Downloads
Referências
CGI.BR. Educação em um cenário de plataformização e de economia dos dados [livro eletrônico] : problemas e conceitos. São Paulo,: Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br, 2022.
CRUZ, L. R. da; VENTURINI, J. R. Neoliberalismo e crise: o avanço silencioso do capitalismo de vigilância na educação brasileira durante a pandemia da Covid-19. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 28, n. 0, p. 1060–1085, 15 dez. 2020.
D'ANDREA, Carlos. Pesquisando plataformas online: conceitos e métodos. 2020. Disponível em: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32043. Acesso em: 18 jun. 2022.
MÉSZÁROS, István. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. Trad. de Paulo César Castanheira e Sérgio Lessa. São Paulo: Boitempo, 2002. 1.104 p.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, Rio de Janeiro, RJ: Abrasco, 2007.
SOARES, Laura T. Os custos sociais do ajuste neoliberal na América Latina. – 2. ed. – São Paulo: Cortez, 2002.- (Coleção Questões da Nossa época; v. 78).
SRNICEK, N. Platform capitalism. Cambridge: Polity Press, 2017.
ZUBOFF, Shoshana. The age of surveillance capitalism : the fight for a human future at the new frontier of power.New York: PublicAffairs, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Semana de Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.