O CAPITALISMO DE PLATAFORMA E NOVA COLONIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA

Autores

  • Igor Tairone Ramos dos Santos Universidade Federal da Bahia image/svg+xml
  • Anna Izabel Santos Mariano Muniz Southwest Bahia State University image/svg+xml

Palavras-chave:

Capitalismo de Plataforma, Políticas Públicas, Tecnologia Digital

Resumo

O avanço exponencial das plataformas web e sua acentuada inserção nas dinâmicas sociais têm afetado diretamente a educação pública. Esse cenário foi um mobilizador para objetivarmos, neste trabalho, uma análise sobre os riscos aos quais a educação pública brasileira vem sendo exposta perante os interesses das empresas privadas por meio de suas plataformas digitais. A metodologia utilizada foi qualitativa, a partir da revisão de literatura (Cellard, 2008), uma vez que oportuniza uma compreensão teórica do tema investigado por meio de documentos diversos. Nesse sentido, recorremos, principalmente, à bibliografia atualizada sobre o Capitalismo de Vigilância e as Plataformas Digitais, com Zuboff (2018), Srnieck (2017) Pretto et. Al (2021). Como resultados parciais, verificamos: a necessidade de se pensar a educação pública para além da utilização de plataformas digitais, que além de não solucionarem o problema crítico da educação, que se trata do acesso à tecnologia na escola, ainda promovem na educação
pública uma nova colonização da educação cujo mercado são os dados sobre o comportamento e os perfis dos integrantes do corpo educacional, como alunos e professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Igor Tairone Ramos dos Santos, Universidade Federal da Bahia

Bolsista FAPESB. Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Bahia.

Anna Izabel Santos Mariano Muniz, Southwest Bahia State University

Mestranda em Educação na Universidade Federal da Bahia/UFBA.

Referências

CGI.BR. Educação em um cenário de plataformização e de economia dos dados [livro eletrônico] : problemas e conceitos. São Paulo,: Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br, 2022.

CRUZ, L. R. da; VENTURINI, J. R. Neoliberalismo e crise: o avanço silencioso do capitalismo de vigilância na educação brasileira durante a pandemia da Covid-19. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 28, n. 0, p. 1060–1085, 15 dez. 2020.

D'ANDREA, Carlos. Pesquisando plataformas online: conceitos e métodos. 2020. Disponível em: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32043. Acesso em: 18 jun. 2022.

MÉSZÁROS, István. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. Trad. de Paulo César Castanheira e Sérgio Lessa. São Paulo: Boitempo, 2002. 1.104 p.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, Rio de Janeiro, RJ: Abrasco, 2007.

SOARES, Laura T. Os custos sociais do ajuste neoliberal na América Latina. – 2. ed. – São Paulo: Cortez, 2002.- (Coleção Questões da Nossa época; v. 78).

SRNICEK, N. Platform capitalism. Cambridge: Polity Press, 2017.

ZUBOFF, Shoshana. The age of surveillance capitalism : the fight for a human future at the new frontier of power.New York: PublicAffairs, 2018.

Downloads

Publicado

2024-03-08

Como Citar

DOS SANTOS, Igor Tairone Ramos; MUNIZ, Anna Izabel Santos Mariano. O CAPITALISMO DE PLATAFORMA E NOVA COLONIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA. Semana de Pedagogia, [S. l.], v. 1, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/seped/article/view/217. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

GRUPO TEMÁTICO 10: POLÍTICA EDUCACIONAL, TRABALHO E FORMAÇÃO HUMANA