AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA: UM BREVE HISTÓRICO DAS POLÍTICAS AVALIATIVAS NO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO

Autores

Palavras-chave:

Avaliação em Larga Escala, Educação, Políticas Educacionais

Resumo

O artigo aborda o surgimento das avaliações em larga escala no sistema educacional brasileiro. Esse tipo de avaliação consiste na aplicação de testes padronizados em populações de grande porte, objetivando avaliar os sistemas e instituições educacionais. A avaliação em larga escala na educação é uma política adotada em vários países do mundo desde os anos 60, visando à melhoria da qualidade da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Rejane Lacerda Almeida Brito, Southwest Bahia State University

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino - PPGEN da Universidade Estadual do Estado da Bahia, Especialista em Neuropsicologia, Formação Docente e em Coordenação Pedagógica. Professora da
rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista e Coordenadora Pedagógica da Rede Estadual de Ensino
da Bahia.

Agno Ferraz Silva, Southwest Bahia State University

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ensino - PPGEN da Universidade Estadual do Estado da
Bahia, Especialista em Inglês como Língua Estrangeira, Formação Docente e em Letras Modernas.
Professor da rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista e Estadual de Ensino da Bahia.

Referências

AMARAL, M.N.C.P. Ninguém ensina ninguém: aprende-se. 1ª edição. São Paulo: EDUSP/FAPESP, 2008.

BONAMINO, A. (2002). Tempos de Avaliação Educacional. Rio de Janeiro: Quartet, 2011.

BRASIL. Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Ministério da Educação. Projeto BRA/96/026 - PNUD. Brasília, DF, 1997.

DURHAM, E. R.. A política educacional do governo Fernando Henrique Cardoso: uma visão comparada. Novos estudos – Cebrap, n. 88, p. 153-179, 2010. Disponível em: http://bit.ly/37wYSvz. Acesso em: 10 jul. 2022.

GATTI, B. A. (2014). Avaliação: contexto, história e perspectivas. Olh@res, Guarulhos, v. 2, n. 1, p. 08-26, maio, 2014. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/download/202/76

PESTANA, M. I. G. de S. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, n. 05, p. 81–83, 1992. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2366.

SOUZA, S. Z. L. de; OLIVEIRA, R. P. de. Políticas de avaliação da educação e quase mercado no Brasil. Educação & Sociedade, v. 24, n. 84, p. 873-895, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/Qz7TkWG9XWK4kKSHZqzvZBc/?format=pdf&lang=pt

WERLE, F. O. C. Panorama das políticas públicas na educação brasileira: uma análise das avaliações externas de sistemas de ensino. Revista Lusófona de Educação, v. 27, n. 27, p. 159-179, 2014. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/4836.

Downloads

Publicado

2024-03-08

Como Citar

BRITO, Karla Rejane Lacerda Almeida; SILVA, Agno Ferraz. AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA: UM BREVE HISTÓRICO DAS POLÍTICAS AVALIATIVAS NO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO. Semana de Pedagogia, [S. l.], v. 1, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/seped/article/view/219. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

GRUPO TEMÁTICO 10: POLÍTICA EDUCACIONAL, TRABALHO E FORMAÇÃO HUMANA