AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA: UM BREVE HISTÓRICO DAS POLÍTICAS AVALIATIVAS NO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO
Palavras-chave:
Avaliação em Larga Escala, Educação, Políticas EducacionaisResumo
O artigo aborda o surgimento das avaliações em larga escala no sistema educacional brasileiro. Esse tipo de avaliação consiste na aplicação de testes padronizados em populações de grande porte, objetivando avaliar os sistemas e instituições educacionais. A avaliação em larga escala na educação é uma política adotada em vários países do mundo desde os anos 60, visando à melhoria da qualidade da educação.
Downloads
Referências
AMARAL, M.N.C.P. Ninguém ensina ninguém: aprende-se. 1ª edição. São Paulo: EDUSP/FAPESP, 2008.
BONAMINO, A. (2002). Tempos de Avaliação Educacional. Rio de Janeiro: Quartet, 2011.
BRASIL. Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Ministério da Educação. Projeto BRA/96/026 - PNUD. Brasília, DF, 1997.
DURHAM, E. R.. A política educacional do governo Fernando Henrique Cardoso: uma visão comparada. Novos estudos – Cebrap, n. 88, p. 153-179, 2010. Disponível em: http://bit.ly/37wYSvz. Acesso em: 10 jul. 2022.
GATTI, B. A. (2014). Avaliação: contexto, história e perspectivas. Olh@res, Guarulhos, v. 2, n. 1, p. 08-26, maio, 2014. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/download/202/76
PESTANA, M. I. G. de S. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, n. 05, p. 81–83, 1992. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2366.
SOUZA, S. Z. L. de; OLIVEIRA, R. P. de. Políticas de avaliação da educação e quase mercado no Brasil. Educação & Sociedade, v. 24, n. 84, p. 873-895, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/Qz7TkWG9XWK4kKSHZqzvZBc/?format=pdf&lang=pt
WERLE, F. O. C. Panorama das políticas públicas na educação brasileira: uma análise das avaliações externas de sistemas de ensino. Revista Lusófona de Educação, v. 27, n. 27, p. 159-179, 2014. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/4836.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Semana de Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.