A CONTRIBUIÇÃO DOS CONTOS DE FADAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Palavras-chave:
Contos de Fadas, Imaginação, Literatura Infantil, Prática PedagógicaResumo
Este trabalho tem como objetivo apontar a contribuição dos contos de fadas nas práticas pedagógicas. Este gênero apresenta um mundo imaginado ao sujeito, criando e recriando histórias e fantasias para o espectador. O objetivo é apontar que os contos de fadas
são um recurso didático onde o ponto importante é incentivar a leitura nas séries iniciais do ensino fundamental. É responsabilidade do educador desenvolver nos alunos a curiosidade sobre o mundo mágico, com suas histórias fascinantes e cativantes, que até então
desconheciam, pois é através da leitura, histórias e textos literários que as crianças aprendem a estimular sua consciência promovendo a compreensão assimilado e aplicado ao assunto em estudo. Deve fazer parte do cotidiano de alunos e educadores, principalmente quando demonstram interesse de forma agradável e espontânea. A simbologia dos contos de fadas tem a ver com o eterno dilema enfrentado pelo ser humano no processo de amadurecimento emocional.
Downloads
Referências
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 2008.
AGUIAR, Vera Teixeira de (Coord.). Era uma vez... na escola: formando educadores para formar leitores. Belo Horizonte: Formato, 2001.
BRANDÃO, H; MICHELITTI, G. (Coord.). Aprender e ensinar com textos didáticos e paradidáticos. 3 vol. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 1998.
CAGNETI, Sueli de Souza. Livro que te quero livre. Rio de Janeiro: Nórdica, 1996.
BRASIL, Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Fundamental (SEF). Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997a.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: Teoria, Análise, didática. 7ª ed. São Paulo: Moderna, 2000.
COSTA, Marta Morais da. Metodologia do ensino da literatura infantil. Curitiba: IBPEX, 2007.
FLECK, Gilmei Francisco. A literatura infantil e infanto juvenil. Revista língua e literatura, 2007.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 39. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Semana de Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.