A HISTÓRIA LOCAL COMO PROPOSTA DE ENSINO APRENDIZAGEM HISTÓRICA: ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS SOBRE A CIDADE DE VITÓRIA DA CONQUISTA, BAHIA

Autores

  • Maria Rita de Cássia Benjamin de Oliveira

Palavras-chave:

Ensino de História, História local, Formação docente

Resumo

O presente trabalho discute a inserção das temáticas da história local nas aulas de História do Ensino Fundamental II.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Rita de Cássia Benjamin de Oliveira

Mestre em Ensino de História pelo ProfHistória/UESB. Professora de História da Educação Básica.

Referências

BAHIA. Documento Curricular Referencial da Bahia para Educação Infantil e Ensino Fundamental. Superintendência de Políticas para Educação Básica. Salvador: Secretaria da Educação, 2018.

BAHIA. Referencial Curricular Municipal de Vitória da Conquista. Anos Finais do Ensino Fundamental. Secretaria Municipal de Educação/Icep, Bahia, 2020.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. História nas atuais propostas curriculares. In: Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004. p.99-132.

BRASIL, Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Brasília, 1996.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Fundamental. Brasília. Mec/Brasil, 2018.

FREITAS, Itamar; OLIVEIRA, Margarida. Base Nacional Curricular Comum: caminhos percorridos, desafios a enfrentar. In: CAVALCANTE, E.et. AII (orgs). História: demandas e desafios do tempo presente. Produção acadêmica, ensino de História e formação docente. São Luís: EDUFMA, 2018.

NOGUEIRA, Martha Maria Brito. Mulher Negra e empoderamento: Trajetória e memórias de Dona Dió do Acarajé na cidade de Vitória da Conquista – Bahia. (Dissertação de Mestrado) UESB.2016.

OLIVEIRA, Renata F.de. Índios paneleiros do planalto da conquista: do massacre e o (quase) extermínio. Salvador: Sagga, 2020.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora. História local e Ensino de História. In: CAINELLI, M.; SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Ensinar História. São Paulo: Editoria Scipione, 2004. p. 111-124.

Downloads

Publicado

2024-03-08

Como Citar

DE OLIVEIRA, Maria Rita de Cássia Benjamin. A HISTÓRIA LOCAL COMO PROPOSTA DE ENSINO APRENDIZAGEM HISTÓRICA: ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS SOBRE A CIDADE DE VITÓRIA DA CONQUISTA, BAHIA. Semana de Pedagogia, [S. l.], v. 1, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/seped/article/view/241. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

GRUPO TEMÁTICO 02: SUJEITOS SOCIAIS, INCLUSÃO E FORMAÇÃO DOCENTE