A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NAS ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO INFANTIL

Autores

Palavras-chave:

Aprendizagem, Crianças, Desenvolvimento Cognitivo, Ludicidade

Resumo

Neste ensaio, discutem-se concepções acerca da importância da ludicidade para o desenvolvimento cognitivo da criança, sobretudo, aponta-se a necessidade de compreender e problematizar o significado e a pertinência das atividades lúdicas na infância, bem como ressaltar o lúdico como ferramenta didático-pedagógica no processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, para a elaboração deste ensaio crítico, optou-se pela pesquisa bibliográfica, a partir do levantamento das fontes em artigos e livros sobre o tema. As fundamentações deste trabalho advêm das discussões de alguns autores, destacando-se Jean Piaget e Lev Vigotski nas quais foram fundamentais nas contribuições para esse tema proposto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Cruz Silva, Southwest Bahia State University

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Vitória da Conquista. Brasil.

Ana Clara Meira de Castro, Southwest Bahia State University

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Vitória da Conquista. Brasil.

Eulália Oliveira Santos, Southwest Bahia State University

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Vitória da Conquista. Brasil.

Referências

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em 27 de maio de 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educação Infantil. Resolução CNE/CP Nº 2, de 22 de dezembro de 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/RESOLUCAOCNE_CP222DEDEZEMBRODE2017.pdf . Acesso em 27 de maio de 2022.

DUARTE, Letícia Rieger. A APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM ESCRITA EM VYGOTSKY. Salão do Conhecimento, 2014.

MODESTO, Monica Cristina; RUBIO, Juliana de Alcântara Silveira. A importância da ludicidade na construção do conhecimento. Revista Eletrônica Saberes da Educação, v. 5, n. 1, p. 1-16, 2014.

MORAIS, Patrícia de Amorim et al. Jogos e brincadeiras na escola da Educação Infantil: as visões de Piaget, Vygotsky e Wallon. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

2024-03-08

Como Citar

SILVA, Letícia Cruz; DE CASTRO, Ana Clara Meira; SANTOS, Eulália Oliveira. A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NAS ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO INFANTIL. Semana de Pedagogia, [S. l.], v. 1, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/seped/article/view/243. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

GRUPO TEMÁTICO 03: INFÂNCIA E ESPAÇO GEOGRÁFICO - CRIANÇAS, ESPACIALIDADE E O DIREITO À CIDADE