METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA DO MUNICÍPIO

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Experiências de Extensão, Metodologias ativas, Município

Resumo

Este artigo apresenta resultados obtidos com a realização do projeto de Extensão Vitória da Conquista, quero te conhecer: A geografia do município para crianças, durante o ano de 2022. Aborda a importância do estudo da geografia e de modo especial a necessidade do ensino de geografia pautado do cotidiano do aluno. Com o desenvolvimento das ações de extensão foram realizadas reuniões com a comunidade escolar e a apresentação de propostas de atividades e de recursos didáticos para o ensino de geografia do município nas séries iniciais do Ensino Fundamental 1. A escola desenvolveu as metodologias propostas e os alunos foram integrados ao processo, com a realização de diferentes atividades. Os resultados foram significativos para a aprendizagem e estudo do município, pois os estudantes produziram, com base nas suas vivências, desenhos, maquetes, textos, pinturas e outros materiais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Max Henrique Gomes Meira, Southwest Bahia State University

Graduando em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Bolsista Voluntário do Projeto de Extensão: Vitória da Conquista Quero te conhecer (UESB).

Patrícia Jesus Dos Santos, Southwest Bahia State University

Graduanda em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Bolsista do Projeto de Extensão: Vitória da Conquista Quero te conhecer (UESB).

Ana Emília de Quadros Ferraz, Southwest Bahia State University

Doutora em Geografia, Professora Pleno - DG/UESB e Coordenadora do Projeto de Extensão: Vitória da Conquista Quero te conhecer (UESB).

Referências

CARLOS, Ana Fani Alessandri (org.) GEOGRAFIA NA SALA DE AULA: São Paulo, Contexto, 1999

Meyers, C., & Jones, T. B. (1993) Promoting Active Learning. San Francisco: Jossey Bass

Morán, J. M. (2015) Mudando a educação com metodologias ativas. In: Souza, C. A., & Torres-Morales, O. E. (orgs.). Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens. Ponta Grossa, PR: UEPG.

READ, Herbert. A educação pela arte. São Paulo: Martins e Picosque Fontes, 2001. p. 60.

Downloads

Publicado

2024-03-08

Como Citar

MEIRA, Max Henrique Gomes; SANTOS, Patrícia Jesus Dos; FERRAZ, Ana Emília de Quadros. METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA DO MUNICÍPIO. Semana de Pedagogia, [S. l.], v. 1, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/seped/article/view/244. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

GRUPO TEMÁTICO 03: INFÂNCIA E ESPAÇO GEOGRÁFICO - CRIANÇAS, ESPACIALIDADE E O DIREITO À CIDADE