METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA DO MUNICÍPIO
Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Experiências de Extensão, Metodologias ativas, MunicípioResumo
Este artigo apresenta resultados obtidos com a realização do projeto de Extensão Vitória da Conquista, quero te conhecer: A geografia do município para crianças, durante o ano de 2022. Aborda a importância do estudo da geografia e de modo especial a necessidade do ensino de geografia pautado do cotidiano do aluno. Com o desenvolvimento das ações de extensão foram realizadas reuniões com a comunidade escolar e a apresentação de propostas de atividades e de recursos didáticos para o ensino de geografia do município nas séries iniciais do Ensino Fundamental 1. A escola desenvolveu as metodologias propostas e os alunos foram integrados ao processo, com a realização de diferentes atividades. Os resultados foram significativos para a aprendizagem e estudo do município, pois os estudantes produziram, com base nas suas vivências, desenhos, maquetes, textos, pinturas e outros materiais.
Downloads
Referências
CARLOS, Ana Fani Alessandri (org.) GEOGRAFIA NA SALA DE AULA: São Paulo, Contexto, 1999
Meyers, C., & Jones, T. B. (1993) Promoting Active Learning. San Francisco: Jossey Bass
Morán, J. M. (2015) Mudando a educação com metodologias ativas. In: Souza, C. A., & Torres-Morales, O. E. (orgs.). Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens. Ponta Grossa, PR: UEPG.
READ, Herbert. A educação pela arte. São Paulo: Martins e Picosque Fontes, 2001. p. 60.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Semana de Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.