PRAÇAS PÚBLICAS DE SUCATAS PARA UM BRINCAR NATURAL: MOVIMENTO, IMAGINAÇÃO E POTENCIALIDADES
Palavras-chave:
brincar livre, criança, natureza, praças de sucatasResumo
Ao longo dos anos, as cidades vêm se transformando, uma vez que é notório o quanto as paisagens naturais, antes repletas de biodiversidade, deram lugar aos inúmeros edifícios, concreto das ruas, comércio, indústrias, avenidas, etc; ocasionando em uma perda dos espaços públicos naturais. Assim, não é de hoje que os debates nas políticas públicas têm trazido à tona discussões sobre o lazer e a importância dos espaços públicos ao ar livre para a população das cidades. Neste trabalho, buscamos refletir e analisar as potencialidades da “Praça da Amizade”, localizada na cidade de Jequié, para o brincar natural das crianças. Este estudo é fruto de uma investigação de Iniciação Científica, que investiga as potencialidades das praças comunitárias de sucata da cidade de Jequié-BA para os brinquedos e brincadeiras infantis. Compreendemos, portanto, a “Praça da amizade” como um fenômeno lúdico e como um espaço público democrático. Além disso, esse espaço, idealizado por toda comunidade, contribui para a formação integral do ser humano.
Downloads
Referências
CARDOSO, Marilete Calegari; SOUZA, Ana Lúcia Santos. Praças Públicas Comunitárias na “Cidade Sol” -Jequié-BA: territórios lúdicos de diálogos constantes entre educação e democracia. Crítica Educativa (Sorocaba/SP), v. 6, n. 1, p. 1-19, 2020. Disponível em: https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/459
TONUCCI, Francesco. O Direito de Brincar: uma necessidade para as crianças, uma potencialidade para a escola e a cidade. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista –Bahia –Brasil, v. 16, n. 40, p. 234-257, jul./set. 2020. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/issue/view/393. Acesso em: 20 jul.2020 acesso em: 20 jan. 2022.
KISHIMOTO, T. M. Brinquedos e brincadeiras na educação infantil. In: Anais do I Seminário Nacional: Currículo em Movimento – perspectivas atuais. Belo Horizonte, novembro de 2010.
MAFFESOLI, M. A conquista do presente. Natal (RN): Argos, 2001.
PIORSKI, Gandy, Brinquedos do chão a Natureza, o imaginário e o brincar. São Paulo, Ed.Petrópolis, 2016.
TIRIBA, Léa. Crianças da natureza. In: I Seminário Nacional: Currículo em Movimento – perspectivas atuais. 1, nov., 2010, Belo Horizonte-MG. Anais [...]v.1, Belo Horizonte-MG, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Semana de Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.