PRAÇAS PÚBLICAS DE SUCATAS PARA UM BRINCAR NATURAL: MOVIMENTO, IMAGINAÇÃO E POTENCIALIDADES

Autores

Palavras-chave:

brincar livre, criança, natureza, praças de sucatas

Resumo

Ao longo dos anos, as cidades vêm se transformando, uma vez que é notório o quanto as paisagens naturais, antes repletas de biodiversidade, deram lugar aos inúmeros edifícios, concreto das ruas, comércio, indústrias, avenidas, etc; ocasionando em uma perda dos espaços públicos naturais. Assim, não é de hoje que os debates nas políticas públicas têm trazido à tona discussões sobre o lazer e a importância dos espaços públicos ao ar livre para a população das cidades. Neste trabalho, buscamos refletir e analisar as potencialidades da “Praça da Amizade”, localizada na cidade de Jequié, para o brincar natural das crianças. Este estudo é fruto de uma investigação de Iniciação Científica, que investiga as potencialidades das praças comunitárias de sucata da cidade de Jequié-BA para os brinquedos e brincadeiras infantis. Compreendemos, portanto, a “Praça da amizade” como um fenômeno lúdico e como um espaço público democrático. Além disso, esse espaço, idealizado por toda comunidade, contribui para a formação integral do ser humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Crislaine Dias Polceno, Southwest Bahia State University

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB /Campus Jequié. Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação – UESB. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Ludicidade e Infância GEPELINF/CNPq. Participou como bolsista da FAPESB no Programa de Iniciação Científica PIC – UESB, no projeto “O SUCO DA SUCATA”: a potencialidade dos materiais não estruturados, para produção de brinquedos e brincadeiras para as crianças, em espaços públicos da cidade de Jequié- BA (2021/2022).

Fernanda Kelly Barros Lago, Southwest Bahia State University

Graduanda no curso de Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Participou como bolsista da CNPq no Programa de Iniciação Científica PIC – UESB, no projeto “O SUCO DA SUCATA”: a potencialidade dos materiais não estruturados, para produção de brinquedos e brincadeiras para as crianças, em espaços públicos da cidade de Jequié- BA (2021/2022). Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Ludicidade e Infância GEPELINF/CNPq.

Marilete Calegari Cardoso, Southwest Bahia State University

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Humanas e Letras –DCHL, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB, campus Jequié. Doutora em Educação -Universidade Federal da Bahia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado) - PPGED. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Ludicidade e Infância -GEPELINF. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação, Didática e Ludicidade – GEPEL/UFBA.

Referências

CARDOSO, Marilete Calegari; SOUZA, Ana Lúcia Santos. Praças Públicas Comunitárias na “Cidade Sol” -Jequié-BA: territórios lúdicos de diálogos constantes entre educação e democracia. Crítica Educativa (Sorocaba/SP), v. 6, n. 1, p. 1-19, 2020. Disponível em: https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/459

TONUCCI, Francesco. O Direito de Brincar: uma necessidade para as crianças, uma potencialidade para a escola e a cidade. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista –Bahia –Brasil, v. 16, n. 40, p. 234-257, jul./set. 2020. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/issue/view/393. Acesso em: 20 jul.2020 acesso em: 20 jan. 2022.

KISHIMOTO, T. M. Brinquedos e brincadeiras na educação infantil. In: Anais do I Seminário Nacional: Currículo em Movimento – perspectivas atuais. Belo Horizonte, novembro de 2010.

MAFFESOLI, M. A conquista do presente. Natal (RN): Argos, 2001.

PIORSKI, Gandy, Brinquedos do chão a Natureza, o imaginário e o brincar. São Paulo, Ed.Petrópolis, 2016.

TIRIBA, Léa. Crianças da natureza. In: I Seminário Nacional: Currículo em Movimento – perspectivas atuais. 1, nov., 2010, Belo Horizonte-MG. Anais [...]v.1, Belo Horizonte-MG, 2010.

Downloads

Publicado

2024-03-08

Como Citar

POLCENO, Crislaine Dias; LAGO, Fernanda Kelly Barros; CARDOSO, Marilete Calegari. PRAÇAS PÚBLICAS DE SUCATAS PARA UM BRINCAR NATURAL: MOVIMENTO, IMAGINAÇÃO E POTENCIALIDADES. Semana de Pedagogia, [S. l.], v. 1, 2024. Disponível em: http://anais2.uesb.br/index.php/seped/article/view/245. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

GRUPO TEMÁTICO 03: INFÂNCIA E ESPAÇO GEOGRÁFICO - CRIANÇAS, ESPACIALIDADE E O DIREITO À CIDADE